Muitos profissionais, por conta da Covid-19, estão trabalhando em casa, com equipamentos das empresas e tomando importantes decisões em casa também. Tudo conectado a uma rede doméstica de internet.

Como em casa a rede provavelmente não possui os mesmos padrões de segurança implantados pelas empresas, o CTO do Reclame AQUI, Diego Campos, aponta alguns cuidados que devem ser redobrados nesse período.

“É necessário ter muito cuidado com a abertura de conteúdos que chegam por e-mail, redes sociais, WhatsApp, sobre a Covid-19 e o novo coronavírus. Os principais serviços de Threat Intelligency vêm alertando sobre a quantidade de domínios que estão sendo criados com esse tema e que são destinados ao cibercrime, como roubo de dados pessoais. Outro ponto é não compartilhar e não acessar conteúdo pessoal com o equipamento da empresa; para isso, utilize seus próprios dispositivos, como smartphones, tablets ou computadores pessoais”, orienta Campos.

O Reclame AQUI separou algumas dicas de segurança que podem ajudar a evitar o vazamento e proteger informações, sejam elas corporativas ou particulares (como dos profissionais independentes). Confira:

Dicas de segurança - Home Office

1. Se possível, troque a senha da sua rede wi-fi doméstica, pois ela certamente já foi compartilhada muitas vezes. Faça isso periodicamente

2. Não compartilhe o computador da empresa com outras pessoas da sua casa

3. Não faça backups ou armazene arquivos do trabalho no disco rígido (HD) do computador. Se disponível, mantenha isso nos serviços e servidores que a empresa disponibiliza na nuvem

4. Leia bem os links que recebe e sites que você acessa. Cuidado com as armadilhas, criminosos se aproveitam contexto social para ter sucesso em seus golpes

5. Reveja a complexidade das suas senhas e sempre que possível utilize a função de autenticação em duas etapas

6. Tenha um bom antivírus instalado e o mantenha atualizado. Faça varreduras com frequência

7. Mantenha os programas instalados atualizados, aplicando as correções de bugs e de segurança enviadas pelo fabricante

8. Fique atento aos e-mails que você pode receber. Confira se os endereços são mesmo originais e não semelhantes. Muito cuidado com os anexos contidos em mensagens desconhecidas ou inesperadas.

9. Não use o computador da empresa para acessar conteúdo pessoal

10. Não conecte o computador da empresa em redes wi-fi públicas

Deixe uma resposta