Golpe da biometria: estão pedindo selfie sua? Cuidado, pode ser uma armadilha!

Golpe da biometria: estão pedindo selfie sua? Cuidado, pode ser uma armadilha!

como acontece o golpe da biometria?

Desde o início do ano, a Febraban alerta que os golpistas estão usando selfies para aplicar o golpe da biometria. Saiba mais AQUI:

Você está na correria do dia a dia, resolvendo tudo pelo celular, e de repente entra na mira de um golpe! Os golpistas estão sempre inventando uma nova forma de deixar o consumidor no prejuízo, a bola da vez é o “golpe da biometria facial”.  

Desde o início do ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que esse golpe está se espalhando rápido e fazendo muitas vítimas.  A fraude envolve o uso indevido da imagem facial das vítimas, principalmente, as pessoas mais idosas. 

E claro, se tem golpe novo, o Reclame AQUI também te deixa por dentro do assunto! Então, bora entender esse golpe e como proteger seu bolso e seus dados financeiros. Confira:

Vale a leitura: Golpe com falsa notificação da Receita Federal voltou a circular e pode roubar seus dados

Qual a abordagem dos golpistas?

Também conhecida como “golpe da selfie”, o golpe da biometria facial utiliza técnicas de engenharia social para enganar as vítimas e roubar dados sensíveis.

O golpe começa com um contato inesperado, muitas vezes por mensagem, ligação ou redes sociais. Os golpistas se apresentam como representantes de alguma instituição e afirmam que que você “ganhou” algum benefício ou prêmio:  como uma cesta básica, um complemento de benefício previdenciário, ou até um brinde de alguma promoção. A pegadinha é que nada disso existe, é tudo isca! 

Com o objetivo de ganhar a confiança, os golpistas agem rápido! Antes da entrega do suposto prêmio, eles pedem uma selfie ou foto do seu rosto. No entanto, é aí que mora o perigo!  Durante o pedido da foto, o bandido pode cobrir parte da tela com uma fita isolante ou tampar alguns campos, criando a falsa impressão de que você está em um ambiente bancário seguro.

Na verdade, o criminoso está simulando um ambiente de autenticação bancária, onde o rosto da vítima é capturado em tempo real!  

Cuidado, consumidor!

O objetivo desse golpe é capturar seus dados mais sensíveis, como a sua biometria facial! Com a sua foto em mãos, os golpistas conseguem realizar operações financeiras sem o seu conhecimento! Isso inclui acessar suas contas bancárias, fazer empréstimos e efetuar transferências indevidas.

como acontece o golpe da biometria

A biometria facial é segura?

Com tantos golpes rolando por aí, uma pergunta que pode surgir é: a biometria facial é realmente segura? Esse tipo de tecnologia tem alto nível de confiança, e os bancos apostam nela para te proteger! 

A biometria facial é um recurso que analisa não apenas a imagem, mas também movimentos, profundidade do rosto e outros detalhes para garantir que uma pessoa é real. Ou seja, as instituições utilizam tecnologias avançadas que garantem que a verificação seja feita em tempo real, dificultando o uso de fotos ou imagens estáticas de redes sociais para aplicar golpes. 

A Febraban reforça que os sistemas de autenticação utilizados pelos bancos são sofisticados e dificultam fraudes por imagens estáticas, vídeos gravados ou montagens. No entanto, quando o criminoso convence a própria vítima a tirar uma foto, essa barreira de segurança é comprometida. Além disso, o alerta da Febraban é claro: nunca envie selfies com documentos ou dados pessoais para desconhecidos em contextos suspeitos. 

Como se proteger desse golpe?

Agora que você já sabe como o “Golpe da Biometria ” funciona, chegou a hora de se blindar! Confira as  dicas de como se proteger e não cair nessa: 

  • Nunca envie vídeos e selfies: desconfie de qualquer pedido de selfie, vídeo ou documento feito fora dos canais oficiais das instituições financeiras. Lembre-se que nenhuma instituição séria vai te pedir uma selfie para te dar uma vantagem. Isso é ISCA DE GOLPE! 
  • Ative a autenticação de dois fatores (2FA): a autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança que exige uma segunda confirmação além da senha, por exemplo, uma senha, um código, app autenticador ou senha. Com a autenticação de dois fatores ativa, mesmo que os golpistas obtenham seus dados, o 2FA, pode impedir o acesso não autorizado em suas contas.
     
  • Cuidado com links suspeitos: uma das principais portas de entrada para os golpes, são links com falsas promoções ou brindes. Esses links direcionam as vítimas para páginas falsas, onde são solicitadas informações pessoais. Com os dados em mãos, os golpistas entram em ação com o golpe da biometria. 

O golpe da biometria facial mostra que a tecnologia pode ser usada tanto para enganar quanto para proteger. É melhor ficar esperto!

Por isso, se você recebeu uma abordagem estranha, tem dúvidas sobre um pedido suspeito ou, infelizmente, caiu em um golpe, já sabe o caminho: vai no Reclame AQUI!  👉 Agora, conta pra gente: você já ouviu falar desse golpe? O que tem feito para se proteger por aí?

Vale a leitura: Você QUASE caiu num golpe, mas aqui ninguém sai no prejuízo: saiba o que fazer se você for enganado de verdade!

banner-app

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading