Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Mercado

Explosão de reclamações sobre testes de covid reflete alta procura

Reclamações sobre testes de covid na primeira quinzena de janeiro já atingem quase o total de 2021 inteiro

A atual onda de covid-19 provocada pela variante ômicron tem gerado uma corrida por testes de covid em laboratórios e farmácias. No entanto, esses estabelecimentos não têm conseguido suprir a alta demanda, o que tem gerado muitas reclamações. 

Para ter uma ideia do impacto deste cenário para o consumidor, o Reclame AQUI analisou as reclamações a respeito de testes de covid recebidas pelas 81 empresas mais reclamadas dos setores de farmácias e laboratórios, que respondem por 94% do total de reclamações dessas categorias. De janeiro a dezembro de 2021, essas empresas receberam 2.496 reclamações sobre este tema, sendo que apenas na primeira quinzena de 2022, o total de reclamações já chega a 2.113

Motivos de reclamação sobre testes de covid são variados

Esses números ajudam a dar uma ideia do surto de covid-19 que acontece neste início de ano no Brasil. Logo, os primeiros 15 dias de janeiro já apresentaram 826% mais reclamações sobre testes de covid do que em dezembro de 2021. Os motivos incluem dificuldades para agendar o teste, devido à escassez, problemas operacionais nos sites que realizam o agendamento, e longas esperas por atendimento nas unidades. 

Em muitos casos, as pessoas aguardam na fila e não conseguem realizar o teste, pois este se esgota. Outros pacientes têm seu teste desmarcado previamente pela farmácia ou laboratório e só descobrem quando chegam à unidade.

O fato é que esses tipos de problema fazem com que os consumidores não consigam se testar, como este caso de Itapetininga (SP): “Há dois dias tento efetuar o cadastro no site da drogaria São Paulo para realizar teste de covid e o site aponta a seguinte informação: ‘Devido à alta procura por agendamento de testes, nosso sistema está passando por instabilidades. Pedimos desculpa pelo transtorno e sugerimos que tente novamente dentro de alguns minutos ou procure a loja mais próxima de você.’ Segui a orientação e procurei a loja mais próxima em Itapetininga, na rua Vergílio de Resende, e para minha surpresa fui informada que somente mediante o cadastro na internet (aquele impossível de ser realizado) é que se poderia efetuar o teste.”

As farmácias e laboratórios também têm encontrado dificuldade para se organizar e atender à demanda. Como ocorreu com este consumidor do Rio de Janeiro (RJ): “Desde o dia 03/01 estou tentando agendar um teste de covid na Droga Raia da Rua Marques de Abrantes, para o dia 01/02. Eles alegam não ter agenda futura e eu todos os dias mando WhatsApp. Hoje mandei pela manhã e só agora foi respondido que eles dizem que a agenda está cheia até dia 20/01. Ué? Mas não disseram que não havia agenda futura? Preciso do laudo em inglês para viajar e eles ficam me enrolando dizendo que não têm vaga, mas está enchendo a agenda.”

Leia também: Mudam regras para alteração de passagens aéreas, anuncia a ANAC

O que o consumidor pode fazer?

Diante de tantos problemas, infelizmente não há muitas alternativas para o consumidor. A quantidade de novos casos de covid é claramente maior do que a capacidade de testagem no país. Por conta disso, há uma escassez de insumos que impede que os laboratórios e farmácias consigam atender a todos.

No entanto, registrar sua reclamação é um importante passo que pode ajudar outras pessoas em busca de testes de covid. Use o Reclame AQUI como forma de denúncia, para que outros consumidores saibam os tipos de problema que têm ocorrido. Além disso, com a sua reclamação, fica fácil saber as empresas que estão com mais dificuldade de realizar o atendimento.

Confira abaixo a evolução nas reclamações sobre testes de covid:

Número de reclamações sobre testes de covid em 2021 e 2022
Nos primeiros 15 dias de 2022, número de reclamações sobre testes de covid quase alcança o total de 2021

Deixe uma resposta