Na estratégia para atrair potenciais clientes, vale apostar em muitas ferramentas de conteúdo, e o Infográfico é uma delas. Por ter um conteúdo mais sucinto e direto, geralmente tem bons resultados. 

Nas redes sociais, os infográficos geram três vezes mais engajamento, e isso é muito importante para o aumentar o alcance orgânico na estratégia da sua marca. Além disso, trazem mais tráfego para o site da empresa e geram mais visualizações nos textos produzidos.

Leia mais: Marketing Digital: 5 dicas para usar no seu negócio

Então, trouxemos algumas dicas para produzir um bom infográfico e usá-lo na sua estratégia, veja:

1 – Nunca esqueça dos CTAs

O mais importante no infográfico e em todo marketing de conteúdo é levar o leitor para algum lugar. Por isso, as CTAs (chamadas para ação) são fundamentais, principalmente quando falamos em funil de vendas. 

O ideal é que exista apenas uma CTA no infográfico, por isso foque no design para que desperte o interesse do possível cliente. 

Que saber o que é CTA e como usar? Clica aqui!

2 – Deixe as informações mais simplificadas e diretas

Antes de mais nada, é importante entender que um infográfico é composto por textos, imagens ou gráficos. O intuito é que o conteúdo seja compreendido facilmente pelo leitor. 

Sendo assim, defina o tema que deseja falar, e domine este assunto, pois a mensagem precisa ser direta, trazendo informações claras, para tornar o infográfico didático. 

Geralmente os textos são curtos, contendo uma linha ou um pouco mais que isso. As imagens são desenvolvidas para serem a parte principal, por isso devem dialogar com o restante do infográfico.

3 – Dados são fundamentais para um infográfico 

Os números, gráficos, dados e estatísticas são muito importantes visualmente falando, pois chamam bastante a atenção do leitor, e são de fácil entendimento. Afinal, a maioria das pessoas aprende por meio do visual, então seja criativo! 

Lembre-se sempre de manter a identidade visual do seu infográfico, principalmente em questão de cores escolhidas. Aposte em tamanhos diferentes de fontes e teste vários tipos de gráficos, como de pizza, barras e mais.

4- Escolha bem o tipo de Infográfico

Existem formas eficientes de compor um infográfico, de acordo com a mensagem que deseja transmitir. Por isso, existem diversos tipos de infográfico e listamos alguns deles:

  • Lista – É um infográfico que tem objetivo informativo, utilizando uma lista, ou ícones  para listar e mostrar a informação desejada, que pode ser dicas, itens e mais. 
  • Comparação – Este infográfico trás um comparativo entre dois itens, que podem ser dois produtos, dois serviços, duas teorias ou mais.
  • Geográficos – A principal característica desse infográfico é conter mapas, como por exemplo o avanço da criminalidade em determinada região, entre outros. 
  • Estatísticos – A prioridade nesse modelo são dados estatísticos, levantamentos, estudos, pesquisas e mais, privilegiando a informação. 
  • Hierárquicos – Neste modelo, as informações são disposta em ordem crescente, com a devida importância de grandeza, como em uma pirâmide.
  • Estático – O mais comum entre os infográficos, este modelo é muito utilizado pelas mídias impressas, como revistas e jornais. É importante que as informações estejam alinhadas junto às imagens e que o foco seja a informação visual. 

Em conclusão, existem muitas opções de tipo de conteúdo que você pode usar na sua estratégia, como ebook, white papers e mais. No entanto, o infográfico é um dos mais eficientes entre eles para geração de leads e conversão. Por isso, analise sempre os resultados para escolher a melhor opção.

Veja também: Como seus canais de atendimento podem trazer mais clientes para sua marca?

Deixe uma resposta