Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Dados

Dia dos Namorados 2022: 48,9% dos apaixonados não decidiram se vão presentear

Alto percentual mostra que o mercado para o Dia dos Namorados tem um grande público a ser conquistado ainda

Alto percentual mostra que o mercado para o Dia dos Namorados tem um grande público a ser conquistado ainda

O Instituto Reclame AQUI aplicou uma pesquisa no site de maio a 2 de junho de 2022 e teve a participação de mais de 10,2 mil consumidores. O resultado mostra que são tempos difíceis para os namorados este ano.

Fez uma reclamação? Saiba quem vai resolver para você

Quase metade dos entrevistados está indecisa para o Dia dos Namorados

Tem muita gente (48,9%) que ainda não decidiu se vai comprar presentes ou não. E aí está uma grande oportunidade de mercado para conquistar quem ainda não sabe o que fazer. Esse alto percentual de indecisos é um prato cheio para o comerciante que usar a criatividade e entender a necessidade desse público.

Mas 36,8% já descartaram essa possibilidade de comprar presentes. Sabe por quê? Destes 36,8%, 40,7% afirmaram estar solteiros; e 31,2% afirmaram que este ano não têm dinheiro para investir nesta data.

arte-dia-dos-namorados
Confira o resultado da pesquisa de Dia dos Namorados

Intenção de compra é para roupas/calçados/acessórios

Assim como o Dia dos Namorados de 2021, neste ano se mantém a preferência de presentear com roupas, calçados e acessórios, opção de produtos que foi preferencial também no Dia das Mães deste ano. E mais: no Dia dos Namorados deste ano o indicador é maior, 33,8% vão nessa categoria de presentes, enquanto em 2021 foram 24,5%.

De acordo com o CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago, mais uma vez, as pesquisas de intenção de compra no Reclame AQUI mostram o quanto os consumidores estão cautelosos na hora das compras. E por isso, tendem a repetir comportamentos que não saiam do desconforto financeiro na hora de calcular os gastos e, mesmo assim, conseguir presentear.

“Nota-se um alto percentual de indecisos. Neste caso, o Reclame AQUI orienta que não deixem para a última hora. Tendo em vista que a tendência de compra em lojas online é alta, não seria nada romântico o presente não chegar na data, né? Por isso é preciso atenção aos prazos de entrega, principalmente, e outras questões que é bom reforçar: pesquisar a reputação das lojas, buscar avaliações e experiências de outros consumidores e, claro, o valor do frete”.

Caixa surpresa, caixa misteriosa… vale a pena mesmo ou é furada?

Tendência é não gastar muito no presente do Dia dos Namorados

O mesmo acontece com previsão de gasto com o presente dos apaixonados: em 2022, fica entre R$ 100 e R$ 300, e o percentual de consumidores projetam gasto nessa faixa de valor, 40%, mesmo cenário observado em 2021 no Dia dos Namorados. E a mesma faixa de preço de presente foi apontada como o teto do investimento no Dia das Mães deste ano também.

Entre os namorados que vão às compras este ano, 50,9% pretendem manter o valor do presente igual ao investido em 2021. E 56,2% planejam pagar à vista.. Com o cenário econômico mais difícil e a carteira mais vazia, desde o Dia das Mães esse é o comportamento: garantir o pagamento à vista e não sair muito do roteiro do ano anterior. E claro, as duas datas ainda têm algo mais em comum: a preferência pela compra do presente via internet.

Dia dos Namorados: saiba mais sobre a 3ª data mais importante para o mercado nacional

Deixe uma resposta