Neste Dia das Mães consumidores vão às compras, e quem vai ditar a decisão é a reputação das marcas e a qualidade dos produtos

Neste Dia das Mães consumidores vão às compras, e quem vai ditar a decisão é a reputação das marcas e a qualidade dos produtos

Neste Dia das Mães consumidores vão às compras, e quem vai ditar a decisão é a reputação das marcas e a qualidade dos produtos

Não é porque é Dia das Mães que o consumidor só se preocupa com o que vai dar de presente. Para essa escolha, o sarrafo dos critérios está alto. A poucos dias de uma das maiores datas do varejo, o Reclame AQUI consultou consumidores para entender a intenção de compra: vai ter presente sim e quem vai ditar a decisão é a reputação das marcas e a qualidade dos produtos.

A pesquisa ainda revela que o consumidor está mais cauteloso, exigente e criterioso na hora da escolha do presente. E o que não faltam são oportunidades para o varejo.

Entre os dias 23 e 28 de abril, o Reclame AQUI consultou cerca de 1.000 consumidores que passaram pelo site para compartilhar suas decisões de consumo para o Dia das Mães. Vem ficar por dentro dos principais insights dessa pesquisa. 

É preciso conquistar os consumidores indecisos

De acordo com os resultados da pesquisa, 46% afirmam que vão presentear neste Dia das Mães. No entanto, apesar da tradição, a decisão de compra não está consolidada para uma parcela significativa dos consumidores. Enquanto no ano passado, apenas 16% ainda não haviam decidido, em 2025 o número saltou para 27%.

E o preço dos presentes pode pesar na decisão. Entre os consumidores que não vão presentear (também 27%), a questão financeira parece ser o principal obstáculo: 22% afirmam que está tudo muito caro, e o bolso apertado.

Ou seja, a intenção de compra existe, mas precisa de estímulo. Enquanto isso, as lojas já podem antecipar as campanhas promocionais, oferecer boas condições de pagamentos e construir confiança para destravar os indecisos.

Pesquisa dia das Mães no Reclame AQUI

A confiança dita a escolha do presente

Mesmo com a cautela no orçamento, a decisão de compra não será baseada só no preço. Os consumidores precisam sentir que estão realmente fazendo um bom negócio. Sendo assim, entre os fatores que mais pesam na decisão dos consumidores na hora da compra, 54% apontam a qualidade do produto. 

No entanto, a qualidade sozinha não vai garantir venda. Os resultados da pesquisa apontam que a confiança, construída com base na reputação e nos reviews, é o fio condutor da jornada de compra. Não por acaso, a reputação da empresa é um dos critérios mais decisivos na hora da escolha, sendo mencionada por 41% dos entrevistados. 

Enquanto isso, 26% afirmam que avaliações e opiniões de outros consumidores influenciam diretamente na escolha. E esse dado ganha ainda mais força quando 15% dos consumidores afirmam que já caíram em golpes comprando presentes para o Dia das Mães.  

Para o varejo, a lição é uma só: a confiança virou critério de compra. Não basta vender, é preciso mostrar avaliações reais e marcar presença no Reclame AQUI para não perder o consumidor durante a jornada de pesquisa, porque sem pesquisa não existe negócio!

Pesquisa dia das Mães no Reclame AQUI

O consumidor já definiu quanto pode gastar

A emoção da data existe? É claro que sim! Só que este ano ela vem acompanhada de uma avaliação mais criteriosa para equilibrar o orçamento. Dessa forma, 42% pretendem manter o mesmo valor de presente em comparação com 2024. Com isso, o ticket médio se mantém dentro da faixa histórica de anos anteriores: 77% este ano planejam gastar entre R$100 e R$300 com o presente.

Até mesmo a escolha da forma de pagamento é influenciada por esse comportamento cauteloso. O PIX é o meio de pagamento predileto para 40% dos entrevistados, revelando uma tendência de compras à vista, com maior controle do orçamento, sem gerar dívidas.  

Mas uma parte dos consumidores ainda vai recorrer ao crédito: 36% afirmam que vão parcelar as compras para driblar o orçamento apertado e garantir um respiro financeiro durante os próximos meses. 

Desse resultado, sai mais um insight para os lojistas: oferecer flexibilidade de pagamento, nunca é demais e você pode usar isso a favor do seu negócio! Quanto maiores as possibilidades de pagamento, maiores são as chances de conversão. 

Pesquisa dia das Mães no Reclame AQUI

Moda, beleza e bem-estar se consolidam nas preferências do consumidor

Não é nenhuma novidade que itens como eletrodomésticos e eletrônicos perderam espaço na lista de presentes, e as mães estão longe de querer “presentes para a casa”. Aliás, essa é uma tendência que já vem sendo observada nos últimos anos e aparece novamente em 2025. 

O afeto e o autocuidado guiam a escolha dos presentes. Roupas e calçados (52%) e produtos de beleza e perfumaria (50%) lideram as intenções de compra. Além deles, acessórios, como bolsas, colares e brincos (26%), também foram mencionados, ainda que com menor destaque.

Essa é a vez do setor de moda e beleza mostrar todo o seu potencial e aproveitar a oportunidade para fortalecer a presença no mercado. 

Pesquisa dia das Mães no Reclame AQUI

O consumidor compra onde ele tem confiança

A pesquisa também traz um dado importante sobre a experiência de compra: 78% dos consumidores pretendem compras de marcas e lojas que já conhecem. Apesar da fidelidade, 21% dos consumidores estão dispostos a experimentar novas lojas. 

Ou seja, tem espaço para o novo, mas é importante investir em atendimento, informação e reputação online. Além disso, para as marcas já consolidadas, a experiência não pode ficar de lado, é preciso se manter consistente. 

E quando o assunto são os canais de compra, a busca por conveniência continua, mas sem abrir mão da confiança. As lojas físicas continuam relevantes, principalmente o comércio local. 33% dos entrevistados disseram que preferem comprar em lojas de bairro, seja pela proximidade, confiança e possibilidade de ver o produto de perto. 

Mas é no digital que o consumidor vai depositar sua confiança, em sites de marcas já conhecidas como os marketplaces e grandes redes varejistas. Os sites oficiais e e-commerces aparecem com 36% das intenções de compra. 

O consumidor transita entre os canais. Não por acaso, essa foi uma tendência identificada em outra pesquisa recente realizada pelo Reclame AQUI. Isso significa que ele está onde for mais conveniente e espera, segurança e consistência em todos os pontos de contato. Quem aposta em uma jornada fluída, independente do canal escolhido sai na frente. Inclusive, vale lembrar: o unified commerce é a aposta da vez!

👉 Vale a leitura: Reputação construída além do atendimento: reviews ganham ainda mais relevância; 81,54% dos consumidores leem opiniões de terceiros antes de comprar

Pesquisa dia das Mães no Reclame AQUI

Dicas do Reclame AQUI para garantir o presente do Dia das Mães

  • Planeje o quanto você pode gastar: defina um orçamento antes de ir às compras.  Ter um limite claro do quanto você pode gastar, ajuda a evitar comprar por impulso e encontrar um presente bacana dentro das suas possibilidades. 

  • Pesquise a reputação da loja antes de comprar: seja na loja física ou online, a reputação não pode ficar de lado! Antes de fechar negócio, pesquise o nome da loja no Reclame AQUI, veja como anda a reputação e o atendimento da loja na plataforma. E atenção, fique de olho no índice de solução, desconfie de empresas que não resolvem os problemas!

  • Desconfie de preços muito baixos: se o preço está baixo demais, cuidado! Durante as datas comerciais, podem surgir muitas promoções imperdíveis como gatilho para os golpes online.  Verifique se o site é confiável com o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI. 

  • Cuidado com o PIX: o pagamento pelo PIX é uma facilidade e tanto, mas na prática, exige cuidados! Evite transferências direto para pessoas físicas e sempre confira o nome do destinatário antes de confirmar a transação. 

  • Consulte os reviews: nada melhor do que contar com a experiência de quem já comprou. Os reviews te ajudam a entender se o produto e a loja são confiáveis. Além de saber o que outros consumidores acharam sobre o atendimento, a qualidade do produto e a experiência de compra. Fique atento aos prazos de entrega: não dá pra deixar o presente pra última hora. Por isso, se você é do time que vai comprar online, confira atentamente o prazo de entrega antes de pagar. Não adianta um preço muito bom, se o presente não chegar a tempo.

    👉 Vale a leitura: Dia das Mães: Reclame AQUI mostra quais são os golpes em alta e como se proteger

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