Que o poder da influência paira sobre toda a internet, é evidente. Uma influência que pode partir desde a experiência de consumidor para o outro, após a compra de um produto, ou até um formador de opinião falando para os seus seguidores que determinado produto vale a pena adquirir e ter como um bem de valor.
A mídia paga também é um grande influenciador e um decisor de compra fortíssimo para o consumidor, afinal, como influenciar e alavancar o que tem de melhor em uma marca, se não o uso das estratégias de mídia paga?
Vamos falar sobre isso:
Mídias paga no Brasil
Antes de mais nada, quando pensamos em uma estratégia de marketing para o meio digital, é importante entender de que forma o consumidor será impactado. É no momento da pesquisa, navegando entre um site e outro que o consumidor toma a sua decisão de compra.
O desejo do consumidor por algo surge, ele acessa os sites de busca, pesquisa entre uma marca e outra e fecha negócios onde melhor lhe agrada. Até que ele tome tal decisão, o consumidor se depara pelo caminho com infinitas ofertas e propagandas em sua navegação.
E é a partir disso que surge a oportunidade da empresa entender essa necessidade do cliente para que então ofereça o melhor produto ou serviço.
Obviamente todo esse percurso acontece na internet, é um espaço perfeito para divulgar o que há de melhor da marca.
As marcas têm aproveitado esse gatilho para benefício e estratégia de seus alvos e vendas como empresa. E está mais do que certo entender esse comportamento.
Já que seu objetivo é aumentar o alcance de uma empresa, impactando ainda mais clientes e gerando proximidade e até conversões. Essa estratégia precisa ser bem elaborada, para prospectar uma audiência de forma mais eficiente, além da possibilidade de adicionar anúncios segmentados alcançando ainda mais clientes.
Vale lembrar que a previsão para o ano de 2023 é que o investimento em mídias na publicidade deve aumentar 5,9% de acordo com os dados da IAB.
A mídia que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, em relação a publicidade, foi a internet. Só em 2021, as mídias digitais angariaram um total de R$ 6,6 milhões em compra de mídia, uma valor 74,2% maior ao registrado no ano anterior, de acordo com a pesquisa do Cenp-Meios.
Ainda sim, apesar do crescimento responsivo, é necessário ser estruturado com eficiência. Levando em consideração mudanças no comportamento do consumidor, pressões do mercado e a chegada de novas plataformas exigem diferencial e estratégia de marca.
O comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor tem influência no crescimento das mídias, já que a performance do digital trabalha e acompanha o consumidor, que é alguém vivo e atento a tudo que envolve tendências do cotidiano.
Por isso, acompanhar o comportamento do consumidor garante que a marca esteja atualizada sobre como os clientes estão comprando e até qual o critério de escolha. Assim garantindo que a marca continue acompanhando as necessidades e desejos do cliente.
Para entender essa dinâmica, o uso mídia programática se trata de um espaço adequado para a veiculação de campanhas de marketing, é dessa maneira que há o encontro e a descoberta de onde o consumidor está.
Devido um público espalhado entre diversos dispositivos e plataformas, a demanda por espaços publicitários trouxe também um aumento nos valores praticados por quase todos os meios.
Esses valores dizem respeito à importância das conexões e relacionamento que a ferramenta pode criar entre a marca e o cliente.
A mídia paga é a ferramenta que por sua vez permite encontrar diferentes públicos, claro, a marca interessada que usa desse artefato para atrair e chamar o público a ação.
Essa ação está ligada à tomada de decisão, ou seja, qual o gatilho o consumidor tem ao ver a campanha sendo veiculada na internet.
Podemos dizer que quanto mais as relações de consumo acontecem mais a seletividade do cliente é aflorada. Isso porque a própria comunidade que consome todo conteúdo que é feito no digital faz com que o nível de escolha seja sempre consciente.
Para ter um parâmetro, os brasileiros passam em média de 9 horas e 32 minutos a 5 horas e 28 minutos imersos e conectados à internet pelo celular.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Digital 2023: Brazil, as cinco principais motivos para se conectarem são:

Por isso a importância das empresas investirem em presença online, mídia paga, anúncios, pois a jornada de compra já é em grande vivência no meio digital.
Veja também : – Conheça a mídia paga do Reclame AQUI
Mídia Paga no Reclame AQUI
Segundo a previsão da eMarketer aponta que o investimento em mídia paga deve voltar a crescer em diversos setores do mercado até 2024. E aproveitando essa oportunidade o Reclame AQUI também decidiu olhar para essa estratégia
Diante do cenário de mais de 20 anos de história, o site reconhecido no Brasil como plataforma de soluções de conflitos entre empresas e clientes, onde recebe mais de 20 milhões de visitas mensais, não poderia ficar de fora.
As empresas cadastradas dos mais diversos segmentos e com reputação qualificada, poderão anunciar a sua campanha de marketing no Reclame AQUI.
E por isso, o RA ADS estratégia de mídia paga do Reclame AQUI chegou para somar com a estratégia de marketing da empresa.
Através da campanha veiculada a empresa poderá impactar clientes, segmentar a campanha, entender o caminho que o cliente percorre até a decisão de compra.
Vale enfatizar que a campanha de marketing é a oportunidade para consolidar uma imagem de credibilidade para o cliente. E claro, uma maneira de construir posicionamento, branding, campanhas sazonais e até mesmo engajamento com o cliente.
Essa relevância tem a ver com os 71% dos consumidores pesquisando no site sobre empresas das quais querem fechar negócio.
O RA ADS é estratégico para anúncios de mídia paga, pois se o objetivo é alcançar clientes, e aqui é o lugar. Totalizando os clientes que passam pelo Reclame AQUI, 60% deles estão na jornada de compra, pesquisando sobre a empresa, qual a sua reputação no mercado e relacionamento com o cliente, o incentivo pode estar tanto na reputação da empresa quanto no anúncio voltado para o interesse do consumidor.
Apostar nessa estratégia é um benefício que envolve vantagens para marca e proximidade com o consumidor.