logo-blog-ra

Conheça os 6 setores com empresas mais reclamadas em 2021: Parte 2

Conheça os 6 setores com empresas mais reclamadas em 2021: Parte 2

O ano passado consolidou muitos comportamentos de compra que começaram a surgir com a pandemia, em 2020. E o Blog Reclame AQUI já mostrou como os setores com empresas mais reclamadas confirmam essa tendência.

Em 6º lugar tivemos as redes sociais; na 5ª colocação ficaram as empresas de telefonia móvel; e na 4ª posição, os meios de pagamento virtuais. O maior volume de reclamações para esses setores indica como certos tipos de empresa passaram a fazer mais parte da vida do consumidor.

A categoria de telefonia móvel, por exemplo, é uma que sempre figura entre aquelas com mais reclamações. Mas redes sociais e meios de pagamento são novidades recentes entre as empresas com mais reclamações no Reclame AQUI.

Diante disso, será que o resto do ranking segue esse padrão? Lembrando que, para se chegar a esses números, foram mapeadas as 200 empresas mais reclamadas em 2021, que, juntas, reuniram 5.003.610 reclamações no total.  

3º setor com empresas mais reclamadas: Delivery

Aqui está uma prova de que certas categorias de empresas têm estado mais presentes no dia a dia do consumidor. Pedir comida em restaurantes por aplicativo se tornou uma prática mais do que comum. 

Já em 2020, o setor de delivery estava em 5º lugar, reunindo 5,6% do total de reclamações. No ano passado, a categoria subiu para a 3ª colocação, reunindo 7% das reclamações de 2021. O aumento na demanda certamente trouxe contratempo para essas empresas, que cada vez mais precisam se adequar ao volume de pedidos.

Desta forma, os motivos de reclamação das empresas são os mais variados. Cupons que não funcionam, atrasos na entrega, pedidos que não chegam são contratempos comuns. Já o ranking de empresas com mais reclamações segue a representatividade que elas têm no setor. 

A campeã em reclamações é o iFood, com cerca de 273 mil. Em seguida vem o Rappi, com 41,2 mil reclamações, o Uber Eats, com 24,5 mil, e o 99Food, com 10,3 mil reclamações.

Terceiro setor de empresas mais reclamadas: Delivery
Terceiro setor de empresas mais reclamadas: Delivery

2º setor com empresas mais reclamadas: Bancos

As instituições financeiras são sempre uma fonte de dor de cabeça para o consumidor. Afinal, qualquer problema que aconteça está relacionado ao dinheiro das pessoas, e isso pode causar mais irritação e angústia.

Por essa razão, o impulso de reclamar dessas empresas pode ser maior, na tentativa de resolver as situações o mais rápido possível. Assim, os bancos sempre estiveram no topo dos setores mais reclamados. Em 2020, eles estiveram em 2º lugar, concentrando 10,6% das reclamações. Em 2021, continuaram na mesma posição, com 11,6% do total de reclamações.

É interessante notar, no entanto, que entre as 5 empresas mais reclamadas do setor, a maioria é de bancos tradicionais. Apenas um deles é um banco virtual. Em primeiro lugar temos o Banco PAN, com 73,6 mil reclamações. Na sequência estão: Santander, com 70,9 mil; C6 Bank, com 63,9 mil; Bradesco, com 48,9 mil; e o Banco do Brasil, com 44,9 mil reclamações.

Segundo setor de empresas mais reclamadas: Bancos
Segundo setor de empresas mais reclamadas: Bancos

1º setor com empresas mais reclamadas: Lojas Online

Para finalizar nosso ranking, temos o setor líder de reclamações no ano passado: as lojas online. Isso mostra como o e-commerce já está consolidado entre os consumidores brasileiros. E pela variedade de estabelecimentos virtuais e possibilidades de compras que eles proporcionam, é natural que esta seja a categoria mais reclamada.

Em 2020, as lojas online estiveram em 1º lugar, com 26,8% do total de reclamações. Já em 2021, mantiveram a colocação e reuniram 22,6% das reclamações. Mesmo concentrando menos queixas no ano passado, essas empresas continuaram muito à frente do setor que está na 2ª posição, os bancos.

É relevante ainda recordar que a pandemia trouxe um volume muito maior de compras virtuais. Isso certamente ajudou a manter também o alto número de reclamações para este setor. Não é à toa também que as empresas mais reclamadas aqui são os grandes varejistas da internet.

Quem tem mais reclamações é a Americanas Marketplace, com 145,7 mil. Depois, temos a loja online da Magazine Luiza, com 127,5 mil, seguida do Mercado Livre, com 115,2 mil, da Amazon, com 73,3 mil, e as lojas online das Casas Bahia, com 60,1 mil.

Primeiro setor de empresas mais reclamadas: Lojas Online
Primeiro setor de empresas mais reclamadas: Lojas Online

De olho na reputação

Mais uma vez, esse é o momento de lembrar: a quantidade de reclamações não quer dizer que a empresa faz um mau atendimento. Por isso é importante conferir a reputação da marca no site do Reclame AQUI.

É esse índice que mostra se os consumidores confiam na empresa. Mesmo que ela tenha causado problemas, muitas pessoas a avaliam positivamente se seu caso tiver sido resolvido. Portanto, lembre-se do 5º mandamento do Reclame AQUI: “Toda empresa tem um problema, boa é aquela que consegue resolver”.

 

1 comentário »

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading