Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Para o consumidor

Compras em atacado por aplicativo nem sempre são vantajosas! Fique de olho

Serviço de compras em grupo cresceu nos últimos meses, mas é preciso estar atento aos aplicativos que prometem oferecer o benefício.

Você provavelmente já ouviu falar de “social e-commerce”, mais conhecido como aplicativos de compras realizadas em grupos de pessoas, onde os valores das mercadorias saem por preços de atacado e acaba se tornando muitas vezes mais vantajosos do que comprar em mercados físicos. 

Esses aplicativos são completamente diferentes daqueles sites de compras coletivas realizadas através de cupons. Estes foram os fenômenos de vendas no início de 2010 (lembra deles?), mas tiveram uma regressão considerável nos últimos anos (muitos sites inclusive já nem existem mais).

“Reduflação”: ela já impacta seu consumo no dia a dia?

Apesar dos aplicativos de compras em grupos serem ainda um serviço considerado novo no território nacional – isso porque o mesmo só está disponível em algumas capitais brasileiras -, eles têm se tornado cada vez mais utilizados e conhecidos entre o público.

compras em atacado
Vantagens podem ser encontradas, mas é sempre bom ficar atento às fragilidades dos aplicativos.

Como funciona o aplicativo: 

Na teoria, os apps que oferecem esse serviço possui uma funcionalidade bem prática: 

O usuário baixa o app e realiza o cadastro. Lá, terão diversos fornecedores que o consumidor poderá escolher para realizar a compra dos produtos desejados. Após selecionar os itens, é necessário criar um grupo, cadastrar um endereço válido, definir o local de retirada mais próximo e finalizar com a forma de pagamento. 

O link do grupo criado com os itens selecionados pode ser compartilhado com os seus contatos e caso não consiga juntar o número mínimo de participantes nos prazos estabelecidos pelo aplicativo, a compra é cancelada.

Afinal, quais são as vantagens das compras por atacado em grupos?

O serviço possui benefícios tanto para o consumidor, que acaba pagando custos bem menores do que os praticados em lojas físicas, quanto para os vendedores, que podem usar a plataforma para expandir as vendas em seus negócios.

É importante ressaltar que justamente por ser uma plataforma recente, esse serviço ainda passa por constantes melhorias e aprimoramentos e por isso, sempre sugerimos que verifique todos os prazos de entrega informados, bem como as formas de pagamento e pontos de retirada (esses são os itens com maior índice de registro de reclamações no Reclame AQUI). 

Sabe identificar uma empresa comprometida com o consumidor no Reclame AQUI?

Falando em reclamações, não esqueça do mais importante: antes de efetuar qualquer compra, pesquise no Reclame AQUI a reputação e avaliação de uma empresa, loja ou aplicativo. Assim, você fica sabendo como determinado serviço funciona ou como eles resolvem os problemas de seus consumidores, evitando contratempos futuros e garantindo uma compra com maior segurança e qualidade.

Deixe uma resposta