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Como usar a gamificação no e-commerce para encantar clientes

Já pensou em usar a mesma dinâmica de jogos para engajar o consumidor e vender mais? Pois saiba que essa é a essência da gamificação no e-commerce. O objetivo da estratégia é usar recursos lúdicos e recompensas para envolver os clientes e incentivá-los a realizar alguma ação no comércio eletrônico.

E são várias as vantagens de usar a tática plataforma de vendas. Geração de tráfego, elevação do tempo médio de permanência no site ou app, crescimento da taxa de recompra e aumento nas vendas são alguns dos benefícios.

Gostou da ideia e quer saber aplicar a gamificação no e-commerce? Explicamos tudo neste artigo. Confira!

O que é gamificação no e-commerce?

Em primeiro lugar, a gamificação no e-commerce nada mais é que a utilização de técnicas e elementos de jogos para atrair consumidores, aumentar o engajamento e elevar as vendas. 

Mas olha: nem sempre é necessário usar games propriamente ditos, viu? Na verdade, a estratégia é baseada em desafios e recompensas. O consumidor cumpre uma missão e recebe prêmios por isso.

Pensa bem: após fazer uma compra, o consumidor ganha pontos que, mais tarde, podem ser revertidos em descontos, brindes, vantagens e por aí vai. Para aproveitar os benefícios, portanto, o consumidor se engaja e intensifica o uso da plataforma.

Aliás, se você olhar para os programas de fidelidade, por exemplo, vai entender melhor como a estratégia funciona.

Se a gente parar para pensar, faz todo o sentido o aumento do envolvimento com as técnicas. Afinal de contas, os jogos são viciantes e podem nos prender por horas, não é mesmo? Veja só alguns dados interessantes sobre a estratégia:

  • 48% dos consumidores gostam de apps e sites que geram pontos ao fazer compras (Aytm);
  • 38% dos clientes gostam de ganhar pontos fazendo outras atividades na página (Aytm);
  • empresas que usam a gamificação podem se beneficiar com aumento de 30% no tráfego, 40% na audiência e 47% nas vendas (Softengi);
  • programas de gamificação podem melhorar cerca de 92% a taxa de conversão (Econsultancy);
  • as interações online podem aumentar entre 30% e 40% com as técnicas de gamificação;
  • campanhas de gamificação podem dobrar o tempo que os consumidores passam no e-commerce.

Quais são os fundamentos da estratégia?

De antemão, já falamos e vamos repetir: nem sempre a gamificação vem acompanhada de jogos propriamente ditos. O fato é que a essência da estratégia é usar a mesma lógica dos games para engajar a base de consumidores, sabe?

Aliás, esse envolvimento é conquistado com algumas técnicas e recursos. Veja só quais são eles!

Personificação

O objetivo da personificação é proporcionar ao consumidor uma experiência imersiva, como se ele estivesse dentro do jogo. E isso pode ser feito por meio da escolha de avatares e até a inserção de foto pessoal no perfil.

Por falar nisso, o assunto tem tudo a ver com metaverso. Saiba mais sobre no artigo a seguir: Metaverso e e-commerce — tudo o que você precisa saber.

Regras

O regulamento precisa prever, de forma clara, como a gamificação irá funcionar. Por exemplo: como o consumidor pode ganhar pontos? Qual é o prazo de validade das recompensas? Como usar os prêmios?

Desafios

Os jogos são baseados em missões que não podem ser nem muito fáceis de serem cumpridas, nem muito difíceis. Aliás, esse elemento é importante porque traz aquela sensação de vitória, sabe? De toda forma, o nível de complexidade pode aumentar à medida que o consumidor avançar as etapas.

Moeda social

A moeda social é o elemento usado para indicar o progresso do consumidor no jogo. Além do mais, essa é uma ferramenta de troca, pois podem ser revertidas em recompensas lá na frente.

Nesse contexto, entram as moedas, pontos, troféus, estrelas e por aí vai. O importante é ter um componente de incentivo que funciona como uma espécie de prova social para encorajar o consumidor a cumprir as missões, sabe?

Punição

Se cumprir as missões, o consumidor ganha moedas sociais. Por outro lado, se falhar, é necessário perder alguma coisa. Esse é um gatilho mental importante para aumentar o comprometimento e a competitividade.

Mas não é nada de outro mundo não, viu? Por exemplo: ao perder um check-in diário, o consumidor precisa voltar ao início e começar tudo de novo.

Recompensas

Pensa bem: juntar pontos eternamente não faz o menor sentido, concorda? Até mesmo nos jogos as pontuações podem ser trocadas por outros elementos da plataforma como vidas, novos personagens, poderes e por aí vai.

No caso do e-commerce, a lógica é a mesma: o cliente espera alguma recompensa por atingir o objetivo proposto. Em outras palavras, a moeda social precisa ser revertida em brindes, desconto nas próximas compras, vantagens exclusivas, entre outros.

Viu só como a gamificação pode aumentar as vendas no e-commerce? Mas veja bem: não basta criar um jogo e deixar os consumidores para lá se entretendo, viu? Para conseguir resultados positivos, é necessário estruturar os programas de maneira estratégica. É sobre isso que vamos falar a seguir.

Como usar a gamificação no e-commerce para encantar e fidelizar mais clientes?

Como você pôde perceber, investir em gamificação é uma ótima oportunidade para melhorar os resultados do e-commerce.

No entanto, é necessário deixar a criatividade aflorar para pensar em soluções divertidas e ações de incentivo para os consumidores entrarem na brincadeira.

A seguir, vamos dar algumas dicas para encantar e fidelizar clientes com a gamificação. Veja só!

Defina objetivos

Assim como qualquer estratégia de negócios, é necessário planejar muito bem a gamificação para conseguir resultados positivos. Sendo assim, comece pela definição de objetivos.

Nesse momento, é importante pensar nos retornos que você pretende obter com a tática. Por exemplo: aumentar a taxa de recompra, aumentar o ticket médio, gerar engajamento e por aí vai. Lembre-se ainda de definir metas e prazos para a execução.

Ao definir esse objetivo, fica mais fácil pensar nas ações mais apropriadas para alcançar os resultados esperados.

Estruture o programa

Essa é a hora de delinear a gamificação propriamente dita. Aliás, vale lembrar que os clubes de fidelidade entram nesse pacote, viu?

De toda forma, é importante pensar em todas as nuances que citamos ali em cima: personificação, regras, desafios, moedas sociais e recompensas.

E para aumentar o potencial da estratégia, nossa recomendação é buscar ajuda especializada para estruturar o programa. Além de evitar furos, esse cuidado é importante para garantir que o jogo seja envolvente de verdade para prender o consumidor, sabe?

Estimule a competição

Uma boa dica para aumentar o engajamento é criar disputas entre os consumidores. Essa competição pode ser de confrontos diretos no jogo ou apenas ranking de pontos.

Veja o que a Nike fez, por exemplo. O Nike Run Club é um aplicativo para monitoramento de atividades físicas. Por meio do app, os usuários podem registrar as corridas, acompanhar o progresso e até comparar com o desempenho de amigos. Isso estimula uma competição saudável que aumenta o engajamento no jogo e incentiva o usuário a praticar atividades físicas. Legal, né?

Vale a leitura: O que é e como montar um case de sucesso?

Disponibilize uma versão beta para seus melhores clientes

Sabe aquele consumidor que faz compras frequentes na sua empresa? Agora pensa naquele cliente modelo que indica para amigos e familiares, sempre responde às pesquisas de satisfação, faz reviews, dá feedbacks de melhorias etc.

Pois bem, que tal premiar esse cliente? Dar o direito de testar uma ferramenta em primeira mão dá aquela sensação de valorização e exclusividade que todo mundo adora.

Sendo assim, selecione os consumidores mais fiéis para usar os recursos de forma experimental. De modo geral, esses clientes estão mais propensos a dar feedbacks de melhorias, o que contribui para o aperfeiçoamento da plataforma.

Divulgue a novidade nas redes sociais

E aí, o programa está pronto? Se a resposta for sim, é hora de divulgá-lo para o público geral e conquistar novos usuários, não é mesmo?

Nesse contexto, vale usar as redes sociais — como Facebook, Instagram e TikTok — para apresentar a novidade por causa do potencial de engajamento.

Tem mais uma dica legal de divulgação: faça parcerias com influenciadores digitais do seu nicho. Como eles têm uma audiência engajada, é possível atrair mais consumidores e, por consequência, aumentar o potencial de vendas.

Conte histórias para engajar o consumidor

Você já ouviu falar em storytelling? Só para esclarecer, essa é uma técnica de comunicação baseada na contação de histórias com mensagem, ambiente, personagem e conflito.

A prática é usada desde sempre em filmes, novelas e produções audiovisuais. No entanto, a estratégia ganhou novos mercados e, agora, também é aplicada na produção de conteúdos, treinamentos e vendas. O objetivo é criar essa narrativa envolvente para emocionar e persuadir.

Sendo assim, vale a pena usar o recurso para engajar o consumidor e conquistar mais usuários aos programas gamificados no e-commerce.

Veja também: Case Boca Rosa — estratégias de marketing que funcionam. A influenciadora usa muito o storytelling para vender seus produtos. Vale a pena conferir!

Gamifique o processo de checkout

Lembra que falamos que não é necessário criar jogos propriamente ditos para aproveitar a gamificação no e-commerce? Pois bem, você pode usar alguns fundamentos dos games para melhorar a experiência do cliente e evitar abandonos de carrinho.

Pense em uma barra de progresso na página de checkout, por exemplo. Por meio de representações visuais, é possível mostrar ao consumidor os passos que ele precisa cumprir para completar a compra, entende? Isso também é gamificação.

Saiba mais: Como recuperar a venda de carrinho abandonado.

Aposte em games temáticos em datas comemorativas

Que tal fazer quizzes sobre a história do e-commerce no aniversário da marca? Já pensou em promover uma caça aos ovos de ouro durante a Páscoa? Esses jogos interativos são simples e legais para gerar engajamento.

No entanto, lembre-se das recompensas, viu? Um cupom de frete grátis, um desconto simbólico ou até um brinde personalizado podem fazer a alegria dos consumidores que participaram da ação.

Por falar em sazonalidades, conheça as principais datas comerciais de 2022.

Ofereça recompensas pelos reviews

Os reviews você já conhece, né? Só para reforçar, as avaliações são opiniões de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com determinado produto, serviço ou marca.

E são vários os benefícios de usar a ferramenta. Por exemplo: ela funciona como prova social, incentiva novas compras, melhora o SEO da página e auxilia nas conversões.

O problema é que, de modo geral, os consumidores insatisfeitos são mais propensos a deixar avaliações, sabe? Então, para equilibrar a balança, é legal incentivar o consumidor a fazer reviews — independentemente se a experiência foi boa ou ruim. A gamificação é uma excelente ferramenta para engajar os clientes nesse sentido.

Funciona mais ou menos assim: o consumidor deixa uma avaliação e, em contrapartida, ganha pontos ou moedas que podem ser revertidos em benefícios para as próximas compras. Vale até estabelecer um número mínimo de palavras para receber recompensas para incentivar a publicação de reviews mais informativos e completos.

Mas olha: se prometer tem que cumprir, combinado? Basta fazer uma pesquisa rápida no Reclame AQUI para identificar inúmeras queixas de empresas que ofereceram cupons de desconto para deixar avaliações, mas os clientes nunca recebem o prêmio prometido. Isso prejudica a experiência de compra e a reputação da marca.

Mensure os resultados

Por aqui, mostramos diversos benefícios da gamificação no e-commerce, não é mesmo? Pois bem, apesar de vantajoso, entendemos que a estratégia pode não ser ideal para todos os perfis de público. Então, é interessante ficar de olho nos resultados para avaliar o sucesso da estratégia.

Se os consumidores não estão se engajando com a ferramenta, por exemplo, vale intensificar o trabalho de divulgação. Afinal de contas, a baixa adesão pode ser por desconhecimento. Já pensou nisso? A dificuldade de usar os recursos e recompensas pouco atrativas são outros problemas que podem prejudicar o engajamento.

De toda forma, é importante coletar feedbacks constantemente e acompanhar os KPIs de e-commerce. Essa é a forma mais eficiente para avaliar se os resultados apresentados são satisfatórios.

Em resumo: a gamificação no e-commerce é baseada no uso de elementos de jogos para engajar o consumidor. No entanto, lembre-se de definir um objetivo claro e contar com ajuda especializada para desenvolver o programa, combinado? Dessa forma, é possível encantar consumidores, aumentar as vendas e fidelizar.E aí, gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para alavancar o seu e-commerce? Então, saiba como o marketing boca a boca pode te ajudar a vender mais!

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