Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Dados

Caixa surpresa, caixa misteriosa… vale a pena mesmo ou é furada?

Para muitos consumidores, a caixa surpresa tem sido motivo de decepção na hora de abrir e se deparar com um produto abaixo da expectativa

Como o nome sugere, a caixa surpresa, conhecida também como caixa misteriosa, tem sido bastante procurada por muitos consumidores. Comprada online, os consumidores têm curtido a ideia de comprar algo que  não sabem. Porém, não têm gostado dos problemas que estão enfrentando no pós-compra.

O Instituto Reclame AQUI fez um levantamento no site para entender o reflexo da insatisfação dos consumidores no site. De janeiro a maio de 2022, mais de 300 empresas tiveram reclamações relacionadas à caixa surpresa. De janeiro, quando foram registradas 535 reclamações, para maio deste ano, quando o volume chegou a 2.749 queixas, o salto de reclamações aumentou cerca de 5 vezes. 

caixa-misteriosa-arte
Você já teve experiência de compra com a caixa surpresa?

Entre as empresas que têm reclamações sobre o assunto, identificadas no levantamento, estão desde marketplaces, sites de venda das caixas e até empresas de meios de pagamento. Diante do volume de reclamações, identificamos problemas com o prazo ou até não recebimento do produto, sobre a qualidade do que veio dentro da caixa, reclamações sobre cancelamento do pagamento, código de rastreamento, dificuldades de atendimento como entrar em contato com as empresa e conseguir ter uma resposta, por exemplo.

Fez uma reclamação? Saiba quem vai resolver para você

Entenda como funciona a caixa surpresa

Ela é adquirida ou contratada por meio de uma assinatura, e o consumidor recebe produtos surpresa ao comprá-la. As caixas costumam seguir temas específicos e têm preços diferentes, de acordo com o valor equivalente à caixa. 

Na maioria dos casos, o usuário recebe seu pedido sem saber o que será entregue exatamente na encomenda. Mesmo sem saber o que está comprando ou qual o conteúdo da caixa, o comprador aposta na tentativa de conseguir produtos especiais por um preço mais baixo, e a oferta da expectativa do que virá na caixa acaba atraindo ainda mais compradores, das mais variadas idades.

As caixas por assinatura oferecem produtos de acordo com o perfil do assinante, sendo muitos deles lançamentos no mercado, além de possuir vantagens em relação a fretes, programas de pontos e descontos. Já as caixas que ofertam elementos eletrônicos prometem um produto de custos similares aos pagos, podendo ser produtos vindos do exterior. 

Compras em atacado por aplicativo nem sempre são vantajosas! Fique de olho

Consumidores devem pesquisar empresas antes de comprar

Independentemente da modalidade escolhida, sempre verifique a reputação da loja que oferece uma caixa surpresa no Reclame AQUI para garantir uma compra segura, evitando promoções e sites duvidosos. Analise bem se os produtos adquiridos chegarão ao seu destino final, leia bem as entrelinhas de cada loja e verifique se as avaliações postadas no site são verdadeiras.

Entre as principais reclamações, os consumidores pedem o dinheiro de volta, citam a falta de um código de rastreio, dificuldades de entrar em contato com a empresa e também difculdades com o pagamento.

Esse consumidor de São Gonçalo (RJ), comprou uma dessas caixas para o filho e criou expectativas, mas se decepcionou com a qualidade do produto quando abriu. “Prezados, Comprei uma caixa misteriosa com a expectativa de ser surpreendido com presentes legais e gerar uma alegria a mais para o meu filho. Expectativa criada pelos comerciais da Amazon em emissoras de destaque no Brasil. O valor da caixa foi R$ 158,00 e o enunciado com a promessa Todos os itens incluídos são novos! O valor dos itens no seu pacote é o mesmo que o preço que você comprou! Entretanto fiquei decepcionado no momento que a caixa misteriosa chegou, onde a descrição dizia que era um relógio e o valor incompatível com o enunciado, já que na embalagem consta a página da aliexpress e o mesmo produto é vendido no site por R$ 20,00…”

Outro problema é o não recebimento da compra, como relatou esse consumidor de Lagoa Vermelha (RS): “Realizei uma compra no dia 20/05, paguei a caixa supresa Gold, bem como 29 reais para o frete mais rápido.até agora não recebi nenhum e-mail de rastreamento e andamento do pedido …Desejo cancelar a compra ou fazer contato com o site não é possível…”

Deixe uma resposta