Você já deve estar acostumado a ouvir e ler sobre a importância da Black Friday no setor B2C, e sobre seu impacto no comércio nacional de varejo. Mas e no setor B2B, tem espaço para vender na Black Friday?

A resposta é SIM!

O índice Business to Business (B2BOL), medido pela E-consulting, indica que as categorias mais vendidas neste setor são: Produtos agrícolas, indústria de capitais, governo, bens de consumo e telecomunicações.

Portanto, não espere ver gerentes se acotovelando numa loja para garantir produtos e descontos. MAS, com diferentes estratégias e muito planejamento entre os times de Marketing e Comercial, é possível sim impulsionar suas vendas durante a Black Friday, independente do ciclo de compra.

Saiba mais: Black Friday | Veja 4 pontos para não deixar de fora do seu planejamento!

Por que e como realizar a Black Friday no setor B2B?

Assim como na Black do setor B2C, as empresas estão preparadas para o aumento das vendas, e consequentemente, isso gera espaço para fornecedores e serviços venderem também.

Os benefícios em realizar uma campanha de promoções e descontos na sua empresa, é o elemento surpresa e a baixa concorrência. E mesmo que o ciclo de vendas neste setor seja mais lento, ainda é possível utilizar os argumentos mais frequentes na Black do varejo, como:

  • Descontos
  • Desconto progressivo
  • Prazos limitados
  • Quantidade limitada de serviços/vagas

Porém, caso a sua empresa não consiga atuar com estas possibilidades, há várias outras oportunidades de estimular clientes em potencial, como:

  • Maior prazo de pagamento
  • Maior número de parcelas
  • Consultoria gratuita
  • Teste grátis no serviço oferecido
  • Treinamentos com baixo custo

Além disso, é importante entender que, diferente do segmento B2C em que há um consumidor final impactado, no setor B2B não é possível gerar vendas por impulso. TUDO precisa ser devidamente planejado, afinal, a venda não envolverá apenas uma pessoa, pois várias equipes fazem parte da decisão de compra.

Para isso, sua empresa pode e deve quebrar o padrão de comunicação com os clientes, e se jogar em novas estratégias de vendas e relacionamento, bem diferentes das citadas acima. Confira algumas dessas ideias:

  • Negociar vendas perdidas
  • Estender contratos
  • Divulgar descontos no momento de renovação
  • Oferecer Up-grades na ferramenta/serviço
  • Brindes e materiais de comunicação
  • Redução do valor mínimo de compra
  • Vantagens para clientes recorrentes
  • Resgatar leads desengajados
  • Promover um novo produto/serviço

Outro ponto importante a ser considerado, é que a Black Friday também serve como um “esquenta” para o Natal e as festas de fim de ano. Aproveite esse gancho para atrair empresários consumidores.

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