Você já deve estar acostumado a ouvir e ler sobre a importância da Black Friday no setor B2C, e sobre seu impacto no comércio nacional de varejo. Mas e no setor B2B, tem espaço para vender na Black Friday?
A resposta é SIM!
O índice Business to Business (B2BOL), medido pela E-consulting, indica que as categorias mais vendidas neste setor são: Produtos agrícolas, indústria de capitais, governo, bens de consumo e telecomunicações.
Portanto, não espere ver gerentes se acotovelando numa loja para garantir produtos e descontos. MAS, com diferentes estratégias e muito planejamento entre os times de Marketing e Comercial, é possível sim impulsionar suas vendas durante a Black Friday, independente do ciclo de compra.
Saiba mais: Black Friday | Veja 4 pontos para não deixar de fora do seu planejamento!
Por que e como realizar a Black Friday no setor B2B?
Assim como na Black do setor B2C, as empresas estão preparadas para o aumento das vendas, e consequentemente, isso gera espaço para fornecedores e serviços venderem também.
Os benefícios em realizar uma campanha de promoções e descontos na sua empresa, é o elemento surpresa e a baixa concorrência. E mesmo que o ciclo de vendas neste setor seja mais lento, ainda é possível utilizar os argumentos mais frequentes na Black do varejo, como:
- Descontos
- Desconto progressivo
- Prazos limitados
- Quantidade limitada de serviços/vagas
Porém, caso a sua empresa não consiga atuar com estas possibilidades, há várias outras oportunidades de estimular clientes em potencial, como:
- Maior prazo de pagamento
- Maior número de parcelas
- Consultoria gratuita
- Teste grátis no serviço oferecido
- Treinamentos com baixo custo
Além disso, é importante entender que, diferente do segmento B2C em que há um consumidor final impactado, no setor B2B não é possível gerar vendas por impulso. TUDO precisa ser devidamente planejado, afinal, a venda não envolverá apenas uma pessoa, pois várias equipes fazem parte da decisão de compra.
Para isso, sua empresa pode e deve quebrar o padrão de comunicação com os clientes, e se jogar em novas estratégias de vendas e relacionamento, bem diferentes das citadas acima. Confira algumas dessas ideias:
- Negociar vendas perdidas
- Estender contratos
- Divulgar descontos no momento de renovação
- Oferecer Up-grades na ferramenta/serviço
- Brindes e materiais de comunicação
- Redução do valor mínimo de compra
- Vantagens para clientes recorrentes
- Resgatar leads desengajados
- Promover um novo produto/serviço
Outro ponto importante a ser considerado, é que a Black Friday também serve como um “esquenta” para o Natal e as festas de fim de ano. Aproveite esse gancho para atrair empresários consumidores.
Baixe aqui: [E-book] Tudo que você precisa saber sobre a Black Friday 2021!
1 comentário »
Porque a maioria das Empresas antes da Black Friday elas colocam o produto com o valor surreal lá em cima para depois quando chegar a black friday colocarem o valor real do produto e dizer que é promoção ; sendo que não é ?
Geralmente fico atenta pra não cair nessas armadilhas 🧐🤔