No Reclame AQUI, responder de forma pública e transparente é essencial, e já virou uma boa prática das empresas que compreendem o site como um portal de informações, visto que 95% dos consumidores o utilizam para pesquisar e coletar informações confiáveis, afim de realizar uma compra. Por isso, responder de forma clara para um cliente, pode servir de aviso para qualquer outro usuário que consome este conteúdo trocado entre marca e reclamante dentro do site.

Entretanto, há formas mais assertivas de avisar o consumidor no Reclame AQUI sobre informações importantes. A função Alerta de Crise da RA Brand Page, solução desenvolvida que oferece a personalização da página de reputação das empresas, permite a publicação de avisos em vários pontos de impacto do site.

Confira neste post como ela funciona e como ela pode auxiliar seu time de atendimento ⬇

Confira: Guie o consumidor no Reclame AQUI para os fluxos oficiais da sua marca

Crie relações transparentes com avisos no Reclame AQUI

A principio, inúmeros fatores são necessários para satisfazer e fidelizar consumidores, e a transparência no atendimento é um deles, afinal, já é de conhecimento de todos que há um novo comportamento de compra, de clientes cada vez mais informados e exigentes. Por isso, assim como é necessário criar avisos sobre o modo de uso do seu produto ou regras de contratação do seu serviço, também é necessário avisar o consumidor – com antecedência – quando algo estiver errado em sua relação de consumo.

Sob o mesmo ponto de vista, e como foi dito anteriormente, este é o intuito da função Alerta de crise: informar o seu consumidor quando há algo de errado. Seja no atendimento ou em algum produto/serviço oferecido, por meio de avisos no Reclame AQUI disponíveis em pontos estratégicos do site, como:

  • No fluxo de reclamação (quando um usuário está escrevendo uma reclamação)
  • Na página de reputação
  • Nas páginas de reclamações

E além de poder escolher onde o alerta deve ser exibido, é possível definir o período de exibição por meio de uma programação, e quando estiver próximo de expirar nós ainda te avisamos por e-mail.

Veja um exemplo real utilizado na nossa página de reputação durante a pandemia do Covid-19:

Alerta de crise da RA Brand Page: Saiba como publicar avisos no Reclame AQUI para o consumidor

Veja mais: Saiba como atualizar conteúdos da sua marca no Reclame AQUI

Informe sobre problemas com antecedência

Primeiramente, não há problema em notificar por meio de avisos que a sua empresa possui alguma complicação pontual, como instabilidade no site da loja, sistema inoperante ou atendimento sobrecarregado. Na verdade, informar com antecedência é uma forma de manter seu cliente atualizado ao mesmo tempo em que evita gerar expectativas, sejam elas positivas ou negativas.

Alerta de crise da RA Brand Page: Saiba como publicar avisos no Reclame AQUI para o consumidor

Esta foi a estratégia da empresa XP Investimentos, que aproveitou a função para tranquilizar seus clientes sobre a lentidão da operação em determinadas épocas do ano. E por conta disso, pôde evitar reclamações na página sobre este motivo.

“[…] o número de reclamações em certas épocas do mês diminui por conta do alerta de crise. [… ] foi uma boa ajuda para a marca, pois em determinado período do mês nossos servidores sobrecarregam e com o alerta, nossos clientes então ficam mais tranquilos que as operações irão ficar mais lentas.”

Coordenador de Atendimento ao Cliente na XP Investimentos

Solucione dúvidas de consumidores

Alerta de crise da RA Brand Page: Saiba como publicar avisos no Reclame AQUI para o consumidor

Todas as empresas possuem um ranking dos principais temas de reclamações, e contatos recorrentes. Com o Alerta de crise, as marcas tem a possibilidade de publicar avisos com os passo a passos de soluções de problemas, ou informar sobre como proceder com determinados produtos ou serviços, e claro, procedimentos oficiais necessários ou até obrigatórios.

Ou seja, também é uma maneira de solucionar dúvidas de consumidores que estão na jornada de pesquisa dentro do site, buscando a solução para seu problema.

Leia também: Empresas divulgam FAQs no fluxo de reclamação de consumidores no Reclame AQUI

Quer incluir avisos no Reclame AQUI?

Para saber mais como aproveitar essa funcionalidade da RA Brand Page, e incluir avisos nas páginas da sua marca no Reclame AQUI, é só clicar abaixo! ⬇⬇⬇

2 comentários »

    • Oi, Caio! Espero que esteja bem 🙂 Separei um link para você acessar: https://bit.ly/3qqUhHe. Copie e cole no seu navegador, e na página, complete os campos do formulário, assim um dos nossos especialistas pode entrar em contato com você!

Deixe uma resposta