Sem fazer suspenses, as ações de Mobile marketing são: SMS Marketing, Bluetooth Marketing, Criação de páginas responsivas e QR Code Marketing. Você deve analisar quais possuem maior afinidade para seu negócio.
SMS Marketing
O SMS é uma estratégia muito usada e aproveitada pelas empresas, pois traz bons resultados com uma taxa de abertura de mensagens muito grande, chegando próxima dos 98%. Enquanto que para e-mail marketing é uma taxa boa é de 20%.
Através de SMS marketing você informa seu cliente sobre envio de pedidos, entregas realizadas, promoções e assim sucessivamente. De uma forma objetiva seu cliente fica sabendo do necessário através de notificações curtas, por isso a taxa de abertura e efetividade desse tipo de campanha é tão alta.
Bluetooth Marketing
O Bluetooth é uma funcionalidade que todo celular (smartphone) possui. É utilizado para compartilhar arquivos de multimídia e as empresas usam esta estratégia para informar seus clientes sobre seus produtos e serviços.
Você pode usar uma lista de produtos, catálogo de compras ou vídeos para campanhas de divulgação. Como o Bluetooth não tem longo alcance e é limitado pelos próprios usuários ao deixar desabilitado é muito utilizado para estratégias com clientes próximos à empresa e, apesar de limitado, o fato de ser gratuito pode ser empregado com bastante frequência.
Páginas responsivas
As páginas responsivas são aquelas possíveis de serem visualizadas e utilizadas pelos clientes através do celular. Se o seu cliente precisa consultar uma informação, produto ou serviço no site da sua empresa, certamente irá acessar primeiramente por seu telefone móvel, nesse momento o seu site deve ser capaz de atender a procura do cliente.
Além de tornar acessível para os clientes, sua empresa deve trabalhar o posicionamento do site nas buscas do Google para aumentar as chances de divulgação orgânica e com ela a conversão. Portanto, as melhorias deverão ser constantes.
Leia também sobre as estratégias de SEO que deverão estar aliadas às ações do mobile marketing.
QR Code Marketing
O QR Code marketing gera bons resultados e é usado em campanhas, por exemplo, de panfletos para levar o consumidor para seu site. As campanhas podem ser de promoções e seu cliente precisará ter o aplicativo para identificar o QR code.
Esta é uma estratégia bastante utilizada em produtos, onde as empresas inserem o código QR code na embalagem e assim divulga as promoções específicas. Mas, qualquer empresa pode criar uma campanha usando este recurso.
Leia nossas dicas de melhores práticas para estratégias no Mobile Marketing
Fonte: Marketing de Conteúdo