O Big Brother Brasil, mais conhecido como BBB, é um reality show que já carrega em sua história mais de 22 anos, estando agora em 2023 na sua 23º edição.
Basicamente, o programa consiste em colocar até 22 pessoas em uma casa vigiada com câmeras 24 horas por dia, lá eles ficam sem nenhum acesso ao que está acontecendo aqui fora, imersos em uma realidade quase que paralela. Além disso, semana a semana os participantes disputam o voto popular do público para que no final apenas um deles saia como ganhador do grande prêmio de R$ 1,5 milhão de reais.
Existe uma parcela de público que vê o programa como uma cultura inútil ou fútil, mas hoje, nesse texto, vamos demonstrar o que empresas podem aprender com o BBB que você nem imaginava.
Leia também: Oportunidade de negócio: veja 8 dicas para reconhecer
6 Lições que as empresas podem aprender com o BBB
1- Marketing pessoal
O marketing pessoal em poucas palavras, seria o legítimo “saber vender o seu peixe” ou seja, saber exaltar suas qualidades profissionais a fim de se tornar uma referência dentro do seu nicho de atuação para assim se destacar frente a um mercado cada dia mais concorrido.
No caso do programa, é através das provas, dos desafios que os participantes ganham o carisma, popularidade e admiração do público aqui fora. Afinal, lá dentro é um jogo de relações, são elas com os próprios participantes e também com o público aqui fora, pois é ele que tem o poder de eliminar do jogo e também de eleger o campeão.
Veja também: Estratégia de marca: como potencializar os resultados da sua empresa
2 – Eventos são uma arma poderosa para exposição e ativação de marca
Vamos combinar aqui entre nós, o Brasil é um país que ama festa. Sendo assim, quando se consegue montar uma estratégia de marca bem pensada e executada, os resultados são surpreendentes.
Um bom exemplo, foi uma ação realizada pelo McDonald ‘s Brasil, durante uma festa que a marca patrocinou na edição de 2020. A ação tinha como intuito incentivar os espectadores a fazer o pedido do lanche, como uma forma de “sentir o gostinho dos lanches que estavam sendo oferecidos na festa do programa”. Tal ação foi um sucesso total, alcançando recordes de vendas.
3- Inteligência Emocional
A inteligência emocional pode ser compreendida como a capacidade de uma pessoa de identificar e lidar com suas emoções e sentimentos pessoais e de outros.
No campo profissional, a inteligência emocional é indispensável, sendo aplicada às negociações, convívio, no modo como lidamos com os conflitos e por aí vai.
No caso do BBB, esse é um dos pontos que mais requer dos participantes, assim como nas empresas e em nossa própria vida pessoal. Precisamos o tempo inteiro medir, controlar e lidar com as nossas emoções, nem todos conseguem, e esses acabam sentindo os efeitos negativos disso.
4- Diferentes perfis
Assim como nas empresas, o BBB traz sempre um mix de participantes com diferentes etnias, religiões, orientação sexual e culturas. Tal mistura, é extremamente enriquecedora, pois coloca à tona diferentes percepções e pontos de vista para o programa. O mesmo aconteceria no caso de uma equipe multidisciplinar trabalhando em um projeto conjunto, numa empresa.
Essa miscigenação de pessoas, têm ganhos gigantes para todos os lados, pois cada qual a sua maneira e a partir de suas experiências tem muito a contribuir, assim transformando uma empresa para melhor.
5- Gestão de crise
Brigas e confusões por desencontro de informações, má interpretação ou fofocas, são quase sempre os causadores dos pontos de maior tensão dentro do programa e quando acabam não sendo resolvidos, isso só aumenta a tensão dentro da casa e ainda acaba por gerar mais brigas, assim prejudicando tanto as pessoas que são o centro da discussão como os outros.
Dentro das organizações o mesmo também acontece, é preciso ter um olhar atento à gestão das possíveis crises para que tudo seja de fato resolvido e não apenas “deixado de lado”. Assim evitando falatórios de canto e deixando tudo transparente, para que todos se sintam bem e não fique aquela sensação de exclusão de alguém ou de incômodo.
Leia mais: Impacto das redes sociais no e-commerce
6- Convívio social
Infelizmente nem todo mundo se dá bem em convívio social, e assim como lá no BBB agressões verbais ou psicológicas podem tornar a pessoa um alvo e levar a eliminação da casa. Nas empresas, o mesmo pode acontecer e a pessoa ser demitida por condutas que não condizem com a cultura da empresa.
Logo, além de todas as habilidades profissionais para desempenhar um cargo, no campo pessoal é preciso saber conviver e lidar com outras pessoas, ter paciência e empatia.

Viu só, se olharmos de forma mais profunda o BBB pode ser visto com uma grande empresa com seus gestores, setores, regras, crises e acima de tudo considerado um programa de pessoas para pessoas, assim como as empresas. E ai, gostou desse conteúdo? Deixa teu comentário.
1 comentário »
Sempre olhei o BBB destas formas que vcs abordaram, um aprendizado. Parabéns pela visão da RA.