Um dos principais motivos de quem cria uma loja virtual, é ganhar dinheiro. Claro que aliado a isso, pode existir outros propósitos como ajudar alguma causa por meio dos produtos aos quais a loja vende. Contudo, uma loja só se mantém e perdura ao longo do tempo se for rentável.
Um estudo realizado pela Neotrust apontou que somente no primeiro trimestre de 2022 as vendas no e-commerce cresceram 12,59%, dados esses que ressaltam o quanto as compras online estão em alta no Brasil.
Portanto, os dados apontam que é promissor investir nesse mercado, mas vale ressaltar que é necessário muito planejamento, resiliência e paciência.
Sendo assim, preparamos essa matéria com seis dicas para te ajudar por onde começar para obter sucesso com a sua loja virtual. Pronto, vamos lá?
O que é necessário para iniciar uma loja virtual?
Primeira coisa, você precisa definir que tipo de solução o produto de seu interesse em vender traz para os clientes.
Exemplo, uma construtora resolve a dor da casa própria, pois o cliente deixa de pagar aluguel e vai morar no seu imóvel próprio.
Logo, entenda o tipo de dor que o seu negócio solucionará para o público alvo, ou seja quais os benefícios do seu produto traz, é isso que vai nortear toda a comunicação e abordagem da loja. Já de posse dessas informações, fica muito mais fácil estruturar os pontos de contato da marca com os clientes.
Nessa lógica, o site é também como o coração do e-commerce, por isso deve ser pensado para fácil navegação e intuitivo para o usuário, as informações necessárias para efetivar uma compra devem ser de fácil acesso e visualização.
Contudo, uma loja virtual é uma empresa e vai muito além apenas do seu site. Por isso é fundamental planejar todos os pontos importantes antes de começar a rodar a operação. Confira:
Planejamento
Para sua melhor organização, coloque todas as suas ideias no papel. Desta maneira fica mais fácil de visualizar o que você precisará correr atrás:
- Nome da loja
- Identidade visual
- CNPJ
- Plataforma de e-commerce
- Fornecedores dos produtos
- Logística
- Marketing
- Consultoria de e-commerce
- Custos fixos
- Capital de giro
Conhecimento
Hoje no mercado, não existe nenhuma graduação onde você possa cursar e se tornar um gestor de e-commerce. Contudo, o ponto principal para a atuação na área é o interesse e conhecimento sobre vendas. Veja aqui:
- Entenda sobre o setor que está entrando
- Estudar a concorrência
- Dominar o produto
- Acompanhar o mercado
- Analisar o perfil do público-alvo
- Conhecer técnicas de marketing digital
A esse respeito, é possível buscar conhecimento através de cursos gratuitos e pagos, livros, revistas, sites e blogs também. Se tiver orçamento sobrando, contratar uma equipe de consultoria é uma excelente opção, e deve ser visto como investimento e não custo.
Mas como ganhar dinheiro com uma loja virtual?
Como tudo na internet, não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo para ganhar dinheiro com loja virtual. Todavia, com bastante empenho e dedicação, as chances do seu negócio decolar são gigantes. E para te ajudar nessa empreitada, trouxemos abaixo seis dicas essenciais para ter sucesso. Confira:
1. Plataforma de e-commerce
Pesquise bastante e escolha uma boa plataforma de e-commerce. Essa é uma escolha bem importante, pois é ela que será responsável por trazer maior facilidade para o seu dia a dia.
Veja com atenção as funcionalidades oferecidas, as integrações e tudo mais que for relevante ao seu negócio.
2. Nicho de mercado
Definir o nicho de mercado ao qual você quer atuar, é também um passo super importante. Pois é a partir dessa escolha que você vai definir a área de atuação do negócio, e ter isso bem definido e certo é uma ótima estratégia, pois seu negócio se posiciona para atender a demanda de um público específico, assim amenizando possíveis erros.
Agora com seu nicho já definido, é possível tomar decisões mais assertivas e monitorar concorrentes. Atualmente, alguns nichos vem se destacando, são eles:
- Produtos artesanais, como sabonetes e velas aromáticas;
- Pet shop com opções de biscoitos e acessórios;
- Alimentos alternativos, como bolo fitness e suplementos;
- Roupas, especialmente brechós e moda feminina.
3. Análise a concorrência
Estar atento à concorrência e ao que eles estão fazendo deve fazer parte de sua rotina, pois vocês estão competindo pela mesma parcela de público. Sua análise deve ser cuidadosa e profunda, pois a partir dela você será capaz de tirar vários insights para suas estratégias e para se destacar.
Nesta análise, alguns passos são indispensáveis:
- Definida sua concorrência: mapeie as empresas do seu nicho de mercado;
- Decida seus pontos de análise, ou seja, estabeleça o que será observado;
- Determine seu método de pesquisa: como vai coletar, organizar e analisar os dados.
4. Meios de pagamento e envio
Os meios de pagamento e envio são outro ponto de extrema importância, visto que muitas vezes são esses os motivos que levam os clientes a abandonarem o carrinho antes de concluir a compra.
Na parte de fretes e envios, é recomendável oferecer opções de transportadoras e correios, tornando o valor mais em conta e dando a opção de escolha ao consumidor.
De encontro a isso, os meios de pagamento devem ser diversificados, oferecendo opções como cartão de crédito, boleto, pix, assim novamente dando ao consumidor a chance de escolher qual melhor forma fica melhor.
5. Ofereça um bom atendimento ao cliente
Um bom atendimento ao cliente, é um fator que influencia não só a decisão de compra do consumidor como determina a sua fidelização. Sendo assim, oferecer uma boa experiência de compra com um atendimento efetivo deve ser a sua filosofia diária.
Construir um relacionamento de confiança com seus clientes e potenciais clientes é a base para cada vez mais atrair clientes e reter os antigos. Atente-se ao pós venda, sempre sendo solícito e resolvendo os problemas.
Por meio de uma pesquisa de satisfação, por exemplo, ficará mais fácil visualizar seus pontos de acerto e também os de melhoria.
6. Invista em marketing digital
As redes sociais, os blogs e os influenciadores digitais passaram a fazer parte do dia a dia das empresas pela capacidade de fidelizar e atrair clientes, gerar relacionamento, compras, entre outros. Logo, agora que já está tudo certo é hora de pensar na estratégia de divulgação da sua loja para que as pessoas comecem a conhecer e fazer comprar.
Para começar, você pode criar uma conta no Instagram Business e divulgar os seus produtos e o link da loja virtual. Junto disso, busque criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo que mostram o seu produto como solução para as necessidades dos usuários.
Use e abuse dos criativos, vídeos e trends do momento, você deve falar a língua do seu público algo para gerar identificação.
Dica extra: Invista em reviews
A importância dos reviews está ligada diretamente à confiança e à decisão de compra do consumidor. Segundo dados da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais nas avaliações feitas por outros consumidores, se comparado a propagandas e anúncios patrocinados. E mais, 95% deles têm o costume de analisar comentários antes de tomar uma decisão de compra.
As avaliações no e-commerce, não só comprovam a qualidade dos produtos, como também geram prova social, e essa estratégia além de aumentar as vendas e a satisfação do cliente, também ajuda a solucionar possíveis dúvidas no momento da compra.
Aumente sua taxa de conversão e promova sua reputação online com a mais completa solução de coleta e exibição de reviews verdadeiros, a RA Trustvox.
A RA Trustvox é uma solução do Reclame AQUI, o maior portal de reputação, confiança e pesquisa de compras da América Latina.
Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com loja virtual, ficou mais fácil tirar as suas ideias do papel com segurança. E aí, gostou desse conteúdo?