Pesquisa Reclame AQUI: 22% dos consumidores já caíram em golpes durante as compras de Dia dos Pais, entenda como se prevenir e fazer compras seguras na data

Pesquisa Reclame AQUI: 22% dos consumidores já caíram em golpes durante as compras de Dia dos Pais, entenda como se prevenir e fazer compras seguras na data

Pesquisa Reclame AQUI: 22% dos consumidores já caíram em golpes durante as compras de Dia dos Pais, entenda como se prevenir e fazer compras seguras na data

Em 2025 cresce a intenção de compra no Dia dos Pais, consumidor eleva ticket médio e não abre mão de checar reputação e reviews antes de comprar

Uma das datas mais tradicionais do varejo está chegando, e o varejo pode esperar um movimento mais aquecido em 2025, afinal, a intenção de compra cresceu. Em 2025, 42% dos consumidores consultados em pesquisa realizada pelo Reclame AQUI pretendem presentear no Dia dos Pais. Entretanto, um ponto de atenção é revelado pela pesquisa, 22% dos consumidores já caíram em golpes durante compras nessa data.

Golpes e perrengues com compras em datas de alto movimento são mais comuns do que se imagina, por isso, à medida em que cresce a intenção de compra e o ticket médio, cresce também a venda e o cuidado que as lojas devem ter para conquistar a confiança dos consumidores. E claro, os consumidores precisam ficar de olhos bem abertos aos detalhes na hora da compra.

Golpes e perrengues na compra do Dia dos Pais

Na pesquisa do Reclame AQUI, realizada entre os dias 20 de junho e 7 de julho no site, com cerca de 1,3 mil consumidores, os principais perrengues enfrentados apontados pelos consumidores são a compra online do presente que só chegou após o Dia dos Pais (27%), a compra feita em uma loja desconhecida e o presente nunca chegou (16%) e, claro, que deixou a compra para a última hora e o pai ficou sem presente (13%)

“A dica de ouro sempre é: pesquise muito sobre a marca, preço, produto e loja antes de comprar e faça isso com antecedência. Assim, você evita o risco de ficar sem a mercadoria em uma data especial ou até de cair em golpes e sair no prejuízo, o que ninguém quer. Essas datas especiais, como o Dia dos Pais, com destaque e relevância no varejo sempre despertam iniciativas de pessoas mal intencionadas no ambiente online, então todo cuidado é pouco. Apostar em compras de alto valor em lojas das quais você consegue poucas informações é arriscado sempre; desconfie do produto barato demais e não faça pagamentos quando você desconfiar minimamente”, orienta Edu Neves, CEO do Reclame AQUI


Para evitar dores de cabeça e ir às compras com confiança, siga essas dicas básicas do Reclame AQUI:

Pesquise antes de comprar

Antes de qualquer compra, pesquise a reputação da loja no Reclame AQUI. Veja o que outros consumidores dizem, a nota da empresa, o índice de solução e mais indicadores que podem ajudar na sua pesquisa. Fique esperto, a falta de respostas da empresa e a nota baixa na reputação são sinais de alerta!

Compre com antecedência

Deixar a compra para a última hora aumenta os riscos de imprevistos na entrega e pode te levar para ofertas duvidosas. Sempre compre com antecedência!

Confira os detalhes da oferta

Preços muito baixos são sinais de golpe. Leia com atenção a descrição do produto, o prazo de entrega, avaliações de outros consumidores e não clique em links suspeitos com “ofertas imperdíveis”. 

Conheça seus direitos

O presente não agradou? Nas compras online, você tem o direito de arrependimento em até 7 dias após o recebimento do produto, sem precisar justificar o motivo. Guarde todos os comprovantes e e-mails, e solicite a devolução do produto no prazo!

Vale a leitura: Quando realizar a devolução ou troca de um produto? Conheça seus direitos!

Cenário de consumo:

Como está o cenário de compra para o Dia dos Pais deste ano?

Ano passado, os consumidores estavam mais cautelosos com a compra de presente no Dia dos Pais, 50% dos consumidores afirmaram que não comprariam presente. Já o cenário para 2025 a porcentagem dos que não vão comprar caiu para 35%.

Dos consumidores consultados, 42% afirmam que vão presentear, enquanto 23% ainda estão indecisos, o que abre espaço para as marcas que buscam conquistar esses consumidores nas próximas semanas. Entre aqueles que decidiram não presentear, 16%  têm a percepção de que “está tudo muito caro e não está em condições de gastar muito”. 


Do grupo que vai às compras, 46% irão manter o presente no mesmo valor de 2024 e 33% irão gastar um pouco mais este ano, em relação a 2024. E mais da metade dos consumidores (51%) estão dispostos a desembolsar entre R$101 e R$300 no presente. 

Mas antes de pagar, a tendência é de muita pesquisa: 68% dos consumidores afirmam que sempre pesquisam antes de comprar. E na hora da escolha de fato pelo presente, os critérios considerados mais importantes são qualidade do produto (88%), claro, o preço (63%) e a reputação da marca (26%).

Insights exclusivos:

Confira outros insights da pesquisa

  • 67% dos consumidores vão comprar o presente de lojas que já conhecem. Essa preferência pela “zona de conforto” é um reflexo da busca por segurança e confiança, principalmente, em um momento onde os golpes e perrengues são uma pra todos preocupação. 
  • 58% vão em busca do presente em lojas online (sites oficiais, marketplaces, redes sociais…) e 42% preferem buscar em lojas físicas, seja no comércio do bairro ou em grandes redes . 
  • Cartão de crédito x PIX: 44% devem apostar no parcelamento das compras no cartão, enquanto 31% estão dispostos a pagar no PIX.  
  • A tradição de presentear com roupas e calçados se mantém forte, 70% dos entrevistados afirmam que pretendem presentear com itens dessa categoria. Perfumes e cosméticos (21%), ferramentas e utensílios domésticos (12%)  acessórios como colares e carteiras (11%) e itens esportivos (10%) também estão no radar. 
  • As reuniões familiares são a principal forma de celebrar o Dia dos Pais, com 56% dos consumidores planejando comemorar em casa. Já 24% se organizam para um almoço ou jantar em restaurantes. Em qualquer uma das situações, para o setor de alimentos e bebidas, supermercados e serviços de delivery, isso representa mais demanda por produtos e soluções que facilitem essas comemorações. Como essa será uma data de alta procura por lugares e produtos, programe-se e se organize nas compras antecipadas e pedidos, evitando atrasos nas entregas e demais problemas comuns no domingo especial.

banner-app

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading