Véspera da Black Friday 2023 já mostra tendência de mais reclamações que ano anterior

Véspera da Black Friday 2023 já mostra tendência de mais reclamações que ano anterior

Ranking de empresas mais reclamadas na véspera da Black Friday 2023 tem concentração de três grupos: métodos de pagamento, grandes varejistas e cosméticos


Ainda não é sexta-feira, mas a Black Friday 2023 já começou, pois dá pra ver que as promoções estão por todos os e-commerces e mesmo em lojas físicas. Até o momento, algumas tendências de outros anos já levantadas pelo Reclame AQUI se confirmaram, ao mesmo tempo que vemos particularidades da edição de 2023 já se desenhando, em relação aos problemas enfrentados pelos consumidores. 

Para começar, já conseguimos identificar um aumento na adesão às compras, e, consequentemente, um crescimento dos problemas. Só para comparar, em 2022, das 12h de quarta-feira até 19h da quinta-feira, o Reclame AQUI havia recebido 4.513 reclamações sobre compras da Black Friday. Este ano, no mesmo período, já são 6.172 reclamações, um aumento de 36,8% no volume.


Entrega de mercadorias é um problema já levantado pelos consumidores

Agora, entre as tendências que se confirmaram, novamente vemos “Serviço de Entrega” como o produto/serviço mais reclamado, assim como “Atraso na Entrega” como principal problema nesta quinta-feira (23/11) pré-Black Friday. Consequentemente, a categoria de empresas com mais reclamações é justamente “Logística e Entrega Rápida”.

Esta é uma realidade detectada pelo Reclame AQUI desde a Black Friday de 2021: a adoção das entregas expressas como estratégia – para serem realizadas no mesmo dia da compra ou em até 24 horas – fizeram com que o consumidor começasse a reclamar dos prazos não cumpridos já antes do dia oficial da BF.

Importante destacar ainda que este cenário também se dá por conta do adiantamento das promoções realizadas pelo varejo online. Muitos e-commerces já entram na fase de descontos no início do mês ou no início da semana de BF, com as campanhas de Black November ou Black Week.

2-Ranking-Principais-problemas-black-friday-2023
Confira os principais problemas apontados pelos consumidores

 

 

O desenho inicial das empresas mais reclamadas

Reforçando isso, vemos já grandes varejistas, que realizam entregas expressas e também oferecem promoções com antecedência, entre as empresas com maior volume de reclamações. Temos marcas como Magazine Luiza, Amazon e Mercado Livre aparecendo nos primeiros lugares do top 10 de empresas mais reclamadas.

Em relação às peculiaridades da Black Friday 2023, vemos a aparição de outros dois grupos de empresas, além das varejistas, no ranking de mais reclamadas: cosméticos e métodos de pagamento.

Consumidor, veja a importância de considerar reviews verdadeiros de outros usuários na Black Friday


Primeiro, parece que as promoções de itens de perfumaria estão causando dor de cabeça para o consumidor. Até o momento, são 3 empresas que vendem estes itens no top 10 das mais reclamadas da BF 2023: Natura, Época Cosméticos e Avon. Corroborando essa informação, vemos ainda “Perfume” como 3º tipo de produto com mais reclamações no site do Reclame AQUI, e “Perfumaria” está em 3º lugar entre as categorias de empresas que concentram mais queixas.

E o grupo de marcas de métodos de pagamento é representado no ranking pela Beehive Pagamentos, Nexus Pay e Abmex, sendo esta, a 1ª colocada no ranking. 

1-Ranking-Empresas- mais-reclamadas-black-friday-2023
Confira as empresas mais reclamadas pelos consumidores
3-Ranking-Produtos-mais-reclamados-black-friday-2023
Confira os produtos que receberam mais reclamações dos consumidores


Pesquisa do RA reforça adesão à data

Para levar mais informação sobre as tendências de consumo da Black Friday 2023, o Reclame AQUI aplicou uma pesquisa com usuários do site entre às 16h e 18h desta quinta-feira (23/11). Foram consultados 1.625 consumidores, questionados sobre seus hábitos nesta data de promoções.

A princípio, as respostas parecem reforçar que o consumidor aderiu mais à edição de 2023 da BF. Perguntamos se consumidores já estão aproveitando a Black Friday na véspera, e a tendência é de maior inclinação para a compra: 61,5% das respostas envolvem pessoas que ainda não compraram, mas pretendem, ou consumidores que já compraram e que ainda querem comprar mais. 

Em relação aos produtos mais visados, quase 53% pretendem comprar eletrodomésticos, eletroeletrônicos e eletroportáteis, o que envolve TVs, smartphones e equipamentos de linha branca. Em seguida, vêm roupas e calçados com 13%. 

É possível se dar bem na Black Friday? Vem ler a opinião do Reclame AQUI

O brasileiro também parece certo de onde vai encontrar mais oportunidades: na internet. Dos entrevistados, 60% afirmaram que pretendem comprar em lojas online nacionais, enquanto 12,4% vão aderir aos sites internacionais. Pode-se imaginar que este menor percentual para e-commerces estrangeiros se deva às recentes mudanças na taxação de compras feitas no exterior.

Por fim, mesmo que muitos já tenham ido às compras, o consumidor ainda tem uma visão negativa das oportunidades de desconto, tanto que 86,5% representa um grupo de entrevistados que esperava descontos maiores, ou que não encontrou boas promoções, ou até que acham que tudo está mais caro que em 2022. Isso prova que a compra do brasileiro é meio resignada e se dá de acordo com oportunidades, como o Reclame AQUI vem identificando. 

Durante todo o mês de novembro, o Blog Reclame AQUI vai acompanhar de perto a maior data do varejo do mundo, trazendo todas as novidades da Black Friday 2023 para os consumidores e empresas. Fique de olho no Blog!

banner-blog-black-friday-2023

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading