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Entenda sobre o RA

O caminho da reclamação do consumidor até a resposta da empresa

Entenda todo o caminho da sua reclamação do momento em que ela é publicada até o instante em que a empresa responde

Quem está conhecendo agora o Reclame AQUI pode não saber exatamente como funciona o processo de atendimento de uma reclamação. Mas até mesmo aqueles que já usam o site há mais com certeza também têm as suas dúvidas. Para que todo mundo fique por dentro, é hora de esclarecer o que acontece com a reclamação do momento em que ela é publicada até a empresa responder o consumidor.

1. Busque a empresa

Se você passou por algum problema com uma marca, certamente acessou o Reclame AQUI para tentar resolver sua situação. Então, primeiro é preciso pesquisar no site, através da barra de busca, a empresa sobre a qual você quer reclamar. Assim que encontrar, você vai entrar na página dessa marca e clicar no botão “Reclamar” para começar a contar a história pela qual passou com aquela empresa.

2. Escreva a reclamação

Nesse momento, dê um título pra sua reclamação que resuma o que aconteceu. Na sequência, comece a descrever com detalhes a sua experiência com a empresa e que tipo de problemas ela pode ter te causado. Busque explicar os acontecimentos na ordem em que ocorreram para que o seu texto tenha uma ordem lógica que ajude a empresa a entender o seu caso. 

É importante ter também muita atenção para não expor seus dados pessoais ou de terceiros: não precisa colocar endereço, CPF, número de cartão de crédito, nada disso. Afinal, sua reclamação vai ficar pública para todo mundo ver. Também não use palavrões ou faça acusações que não possa provar. Lembre-se: há uma pessoa do outro lado que pode estar tentando resolver o seu problema. 

Em seguida, você ainda pode anexar fotos e documentos que comprovem a sua história. A próxima etapa é a de classificar a reclamação: vão ser dadas algumas opções de tipos de problema ou categorias de produtos e serviços que estão relacionados àquela empresa. Ao fim, para encerrar, basta clicar no botão “Enviar reclamação”. 

3. Espere a resposta

Assim que sua reclamação é publicada, a empresa vai ser notificada por e-mail, sendo avisada de que ela precisa solucionar o seu problema. Sua parte está feita e agora é preciso aguardar a resposta da empresa. Na página dela, no menu “Sobre”, existe uma estimativa do tempo que a marca leva para atender as reclamações.

Quando receber a resposta, não esqueça algo muito importante: deixar sua avaliação para o atendimento da empresa. É aqui que será possível dizer se a solução oferecida te ajudou. Além disso, você pode dar uma nota para a tratativa, dizer se o problema foi resolvido ou não e se voltaria a fazer negócio com a marca. A sua avaliação conta para a construção da reputação da marca e também ajuda outros consumidores que pesquisam no Reclame AQUI.

Leia também: Empresas divulgam FAQs no fluxo de reclamação de consumidores no Reclame AQUI

Confira o caminho da reclamação do momento em que é publicada até ser respondida pela empresa
O caminho da reclamação até a resposta da empresa

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