Quem está conhecendo agora o Reclame AQUI pode não saber exatamente como funciona o processo de atendimento de uma reclamação. Mas até mesmo aqueles que já usam o site há mais com certeza também têm as suas dúvidas. Para que todo mundo fique por dentro, é hora de esclarecer o que acontece com a reclamação do momento em que ela é publicada até a empresa responder o consumidor.
1. Busque a empresa
Se você passou por algum problema com uma marca, certamente acessou o Reclame AQUI para tentar resolver sua situação. Então, primeiro é preciso pesquisar no site, através da barra de busca, a empresa sobre a qual você quer reclamar. Assim que encontrar, você vai entrar na página dessa marca e clicar no botão “Reclamar” para começar a contar a história pela qual passou com aquela empresa.
2. Escreva a reclamação
Nesse momento, dê um título pra sua reclamação que resuma o que aconteceu. Na sequência, comece a descrever com detalhes a sua experiência com a empresa e que tipo de problemas ela pode ter te causado. Busque explicar os acontecimentos na ordem em que ocorreram para que o seu texto tenha uma ordem lógica que ajude a empresa a entender o seu caso.
É importante ter também muita atenção para não expor seus dados pessoais ou de terceiros: não precisa colocar endereço, CPF, número de cartão de crédito, nada disso. Afinal, sua reclamação vai ficar pública para todo mundo ver. Também não use palavrões ou faça acusações que não possa provar. Lembre-se: há uma pessoa do outro lado que pode estar tentando resolver o seu problema.
Em seguida, você ainda pode anexar fotos e documentos que comprovem a sua história. A próxima etapa é a de classificar a reclamação: vão ser dadas algumas opções de tipos de problema ou categorias de produtos e serviços que estão relacionados àquela empresa. Ao fim, para encerrar, basta clicar no botão “Enviar reclamação”.
3. Espere a resposta
Assim que sua reclamação é publicada, a empresa vai ser notificada por e-mail, sendo avisada de que ela precisa solucionar o seu problema. Sua parte está feita e agora é preciso aguardar a resposta da empresa. Na página dela, no menu “Sobre”, existe uma estimativa do tempo que a marca leva para atender as reclamações.
Quando receber a resposta, não esqueça algo muito importante: deixar sua avaliação para o atendimento da empresa. É aqui que será possível dizer se a solução oferecida te ajudou. Além disso, você pode dar uma nota para a tratativa, dizer se o problema foi resolvido ou não e se voltaria a fazer negócio com a marca. A sua avaliação conta para a construção da reputação da marca e também ajuda outros consumidores que pesquisam no Reclame AQUI.
Leia também: Empresas divulgam FAQs no fluxo de reclamação de consumidores no Reclame AQUI

6 comentários »
Até agora a Jonny não resolveu meu problema estou na espera.
Bom dia. Ate agora nao recebi os tenis da Nike que comprei na Facily. A Facily simplesmente me enviou o pedido feito e um codigo de rastreio dos Correios que quando acesso, os Correios dizem que o codigo nao existe.
Oi Eduardo recebi a mensagem que meu crédito está disponível mas não sei usá-lo.
Estou feliz com o funcionamento do reclame aqui eles resolveram meu problema pq eu fui imatura comprei no impulso e quase levei um prejuízo agora vou ficar mais atenta..tem muita gente de má fé
Já fiz uma Reclamação contra a empresa Targa a respeito da compra de uma mini moto serra elétrica, mas não recebi nenhuma resposta até hoje.
Fiz uma reclamação sobre a empresa “Querocomprar”, não me mandaram nem uma resposta muito menos meu pedido que já fiz o pagamento e nada de enviar