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Entenda sobre o RA

Reclamou, a empresa respondeu, mas ainda tem algo a dizer? Faça uma réplica!

Entenda como fazer uma réplica na sua reclamação após a resposta da empresa. Tire suas dúvidas e garanta que seu problema vai ser resolvido!

Você sabe quando deve fazer uma réplica para uma empresa no Reclame AQUI? Se estava com dúvidas sobre esse recurso, esse post vai te ajudar. Primeiro, é preciso entender que a réplica só fica disponível para o consumidor após a primeira resposta da empresa. Mas para entender melhor como isso funciona, vamos por partes.

Faça a reclamação

Todo processo de atendimento pelo Reclame AQUI começa com o consumidor escrevendo sua reclamação para uma empresa. Aqui no Blog já mostramos o passo a passo para fazer uma reclamação

De qualquer forma, é importante relembrar que sua história precisa ser contada de forma clara com detalhes da ordem dos acontecimentos. Assim o atendente que pegar o seu caso vai poder entender melhor a situação e oferecer uma solução adequada. 

Lembre-se também de não incluir dados pessoais, como CPF, nome completo, endereço ou número de cartão de crédito, pois a reclamação fica pública.

Resposta da empresa

Logo que publicar sua reclamação, a empresa responsável vai ser notificada por e-mail para realizar seu atendimento. Então, agora é só esperar pela resposta com as orientações para o seu caso.

Para ter uma ideia de quanto tempo isso pode levar, acesse a página da marca no Reclame AQUI. Clique no menu superior em “Sobre” para ver o tempo médio de resposta daquela empresa.

Mas digamos que a resposta que você recebeu não sanou todas suas dúvidas. É para casos como esse que pode ser feita a réplica.

Quando usar a réplica

Após a empresa enviar a resposta ao consumidor, ele tem duas opções. Uma alternativa é avaliar o atendimento, encerrando, assim, a reclamação. Outra possibilidade é fazer a réplica.

Ela serve justamente para manter a conversa com a empresa ativa, de forma pública. Se há pendências a serem resolvidas ou caso o consumidor precise de mais orientações, o ideal é enviar uma réplica e aguardar uma nova resposta da empresa.

É possível fazer quantas réplicas forem necessárias para entender tudo com a marca. E da mesma maneira que na reclamação, é importante escrever a réplica da forma mais clara possível.

Se após as trocas de réplicas o consumidor achar que a empresa respondeu todos os seus problemas, ele pode também fazer a avaliação. Assim é possível dizer se a marca resolveu ou não seu problema e atribuir uma nota ao atendimento.

Confira os momentos ideais para escrever uma réplica
Quando fazer uma réplica?

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