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Tipos de cliente: Conheça os 8 principais e como tratá-los!

Consumidores são ou pelo menos deveriam ser o foco de todo e qualquer negócio, afinal é por causa deles que as empresas existem, prosperam e se mantêm fortes e competitivas no mercado. Sem eles todo o restante se torna sem sentido, pois se não há para quem comercializar, não há continuidade.

Cada cliente é diferente, dentro de suas peculiaridades e especificidades, por isso hoje vamos te ajudar a entender melhor os tipos de cliente. Continue sua leitura e entenda mais sobre o assunto.

Mas porque entender os tipos de cliente?

Ter a capacidade de entender os tipos de cliente é fundamental para o sucesso de um negócio, assim o mesmo consegue não só melhorar seus produtos, como também ter sucesso em seu ramo de atuação.

Uma vez entendido o seu público alvo, fica muito mais fácil o caminho a se trilhar na hora de criar estratégias e campanhas, seja para atrair novos clientes, fidelizar os antigos ou garantir seu relacionamento próximo e duradouro com todos.

As campanhas e ações de marketing mais efetivas hoje em dia, não são aquelas com foco direto no produto ou venda. E sim, as que trazem o cliente como ponto principal.

Cada cliente é único, contudo pode-se classificar os consumidores em perfis e grupos. Ou seja, mesmo com suas particularidades, podemos identificar alguns tipos mais comuns de clientes

De acordo com estudos de marketing, existem cerca de 8 clientes específicos, além das maneiras únicas de conseguir abordar cada um deles. Vamos lá.

Os 8 principais tipos de clientes:

1. Apressado

É aquele que quer para já. Ele é bem ansioso, agitado e a todo momento olha as horas. A melhor abordagem para esse tipo de cliente, é ser o mais objetivo possível e ter paciência.

Logo que o identificar, já organize em seu processo as principais informações a serem passadas, se for fazer demonstração, seja rápido, mas paciente para agilizar um fechamento efetivo .

2. Comunicativo

Esse é aquele cliente que te conta a vida dele, normalmente está procurando mais por um momento de bate papo do que propriamente o produto. Por vezes ele nem sabe se quer mesmo comprar o produto.

Nesse caso, para tentar garantir a venda, seja educado, gentil e tente conduzir a conversa para o produto, destacando os benefícios do mesmo e vá sentindo as intenções do cliente.

3. Atento

Esse é aquele cliente que observa e presta atenção em tudo que está sendo dito e explicado para ele, também faz várias perguntas para ter certeza e tomar sua decisão de forma segura.

Esse é um cliente que normalmente é mais fácil fechar a venda, basta que o vendedor seja bom e domine bem o produto ou serviço. Ouça com atenção e responda a todas as perguntas de forma clara, mostrando que tem conhecimento e propriedade sobre o que está falando, assim será fácil de ir conduzindo a negociação para seu fechamento.

4. Desatento

Esse cliente normalmente está acompanhado por amigos, filhos ou falando ao telefone. Por isso sua atenção está em você e entre as outras coisas que estão ocorrendo.

Para esse tipo de cliente, ser objetivo e ter paciência são as palavras chaves. Tente entender e captar o seu desejo e necessidade, faça perguntas curtas e lhe direcione com poucas opções.

5. Indeciso

Esse cliente ele por vezes ainda não está no momento de compra, está avaliando e buscando ainda referências e informações sobre marca e produto. Por estar nesse processo, normalmente fala sobre os preços do concorrente e compara condições.

Para esse cliente o preço não é tudo, sua conquista virá com um atendimento claro, gentil e se coloque à disposição para responder a todos os seus questionamentos e ouvir suas considerações.

6. Amante da marca

Esse já é aquele cliente promotor da marca, ele conhece, usa e indica para todo mundo de olhos fechados. Por isso mesmo, dedique-se para que ele continue com essa visão e sempre tendo boas experiências.

Um cliente fidelizado, deve ser tratado com toda dedicação, assim reafirmando a ele sua excelente escolha.

7. Cético

Esse cliente tende a ser muito desconfiado e acha que tudo é papo de vendedor. Esse comportamento é decorrente de más experiências, por esse motivo mesmo de bastante atenção a ele.

Para conquistar a venda, é importante mostrar e dar fundamentos embasados e inquestionáveis sobre a qualidade do produto/serviço, o depoimento de outros consumidores é ótimo para esse tipo de cliente, pois gera prova social do que está sendo dito.

8. Negociador

Esse cliente é aquele que para finalizar a compra precisa ter a sensação de que fez um bom negócio e saiu no lucro. Está sempre em busca de alguma vantagem. 

Deve-se levar em conta que a negociação favorece ambos os lados, e isso deve ser destacado no fechamento assim não desvalorizando marca e produto.

A perfis de clientes, assim como a de empresas, logo precisamos achar o fit entre a marca e seu público alvo. No geral, pode-se estabelecer um padrão de atendimento de qualidade para atender todos os tipos de cliente.

Confira as dicas abaixo:

  • A primeira impressão é a que fica: Esse é o momento crucial para início do processo de venda, de o máximo de si para proporcionar a melhor experiência;
  • Estude bastante: saiba literalmente vender o seu peixe, com tenha argumentos e embasamento sobre o que diz, assim contornando as objeções;
  • Crie conexão: seu objetivo é que o cliente a vontade o conduzindo para a venda de forma leve e descontraída, prestando um bom atendimento e garantindo assim que ele volte e indique;
  • Aja positivamente: Principalmente com aqueles clientes mais complicados, quando mais leve for o clima, mais fácil o fechamento.

Agora ficou um pouco mais claro como prestar o melhor atendimento para seus consumidores. Leia também o que são gatilhos mentais e como aplicá-los no e-commerce?.

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