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Tendências para E-commerce em 2022

Veja quais as principais tendências para e-commerce no ano de 2022, e saiba como isso pode transformar e levar o sucesso da sua marca.

O crescimento do mercado eletrônico não é apenas uma realidade no Brasil, mas sim no mundo inteiro. Além disso, a transformação digital e as tendências para e-commerce não é mais um assunto para o futuro, mas sim para o presente. 

Os anos de 2020 e 2021 são os de maiores impactos no mundo digital, principalmente de crescimento no e-commerce. Só no primeiro semestre de 2021, o setor do comércio eletrônico movimentou mais de R$53 bilhões. Em resumo, um aumento de 31% ao mesmo período em 2020. Com isso, estima-se que mais de 13 milhões de pessoas passaram a fazer compras pela internet no ano de 2020.

A pandemia, infelizmente fez com que as pessoas passassem mais tempo dentro de casa, isso fez com que o comportamento do consumidor mudasse drasticamente. Por isso, é muito importante você como dono de e-commerce, acompanhar as tendências para o e-commerce.

As 6 principais tendências que podem impactar o seu E-commerce

Existem algumas ferramentas e estratégias que estão ganhando mais força no e-commerce. Já é muito comum afirmar que a pandemia acelerou a transformação digital. Com isso, algumas tendências no e-commerce foram surgindo para se adequar às novas demandas de consumo. 

Por isso, separamos as principais tendências, ferramentas e estratégias que podem ajudar a alavancar sua marca neste ano.

Consumidor mais consciente

O impacto econômico que a pandemia trouxe, criou um novo comportamento no mercado, do consumidor consciente. Ou seja, os consumidores estão cada vez mais abertos a realizarem compras online ou de novos segmentos. Porém, esse público passou a pesquisar mais sobre a qualidade do produto, a marca, atendimento, para decidir a compra ou não.

Em resumo, já foi comprovado que 92% dos consumidores buscam experiências de outras pessoas. Acima de tudo, 90% dos consumidores afirmam que as avaliações positivas de outras pessoas influenciaram positivamente na decisão de compra.

Para aproveitar essa oportunidade, é importante que as marcas passem a oferecer a comodidade de encontrar esse tipo de experiência já dentro do e-commerce.

Conheça a RA Trustvox, ferramenta especialista em coleta e divulgação de reviews em e-commerce.

Compras em Multicanal

As possibilidades de ter variados canais de compra ofertados ao consumidor criou uma verdadeira necessidade: Não ter apenas um lugar para comprar. Ser multicanal é garantir a presença da marca em diversos espaços, dando opção para o consumidor escolher onde ele vai efetuar a compra.

No entanto, ter multicanais ainda não é o suficiente. É preciso ter um lugar para retirada, redes sociais para se comunicar facilmente com o seu cliente. A escolha dos canais vai depender exclusivamente do comportamento do seu nicho. Por isso,  é necessário estruturar uma pesquisa de persona para causar sinergia nos canais.

Entrega cada vez mais rápida

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Consumer Insights, conduzida pela Outbrain, hoje mais de 50% dos consumidores deixam de comprar em algum lugar pela velocidade da entrega. Logo, isso se tornou um grande influenciador na decisão de compra.

Esses movimentos se deram por grandes players do mercado, como Mercado Livre, Amazon e Magalu. Por isso, é necessário entender como investir em centros de distribuição em pontos estratégicos, para que você tenha volatilidade de entregar rápido.

Lembre-se que otimizar o seu processo de entrega, não é apenas para a comodidade do seu cliente, mas te ajuda na melhora da reputação, posicionamento da sua loja e principalmente, para fidelizar seus clientes.

Marketing de influência 

Já não é de agora que as redes sociais têm um papel fundamental na jornada de compra do seu consumidor. Aliás, as redes sociais sempre estão presentes nas tendências de e-commerce e como transformação digital.

Só que dessa vez quem tomou de conta e surfou na tendência do consumidor consciente, são os influenciadores. As marcas estão fechando parceria com influenciadores como um canal de aquisição, que ajuda na geração de confiança e credibilidade. 

Lembra que o novo comportamento do consumidor, gerou a tendência a optar por comprar por base da experiência de outras pessoas?  É por isso que hoje grandes marcas já utilizam essa estratégia de marketing massivamente para atrair mais clientes.

WhatsApp E-commerce 

O uso do WhatsApp para E-commerce cresceu em mais de 250% segundo o Panorama Mobile Time. Os multicanais são o foco do canal de comunicação e atendimento, e claro que o WhatsApp não ficaria de fora dessa tendência no e-commerce. 

Uma das grandes apostas para o ano de 2022, são os pagamentos realizados dentro da própria plataforma, o WhatsApp Pay. Em suma, a jornada do cliente poderá ser iniciada e finalizada dentro de só um canal. Isso facilitará a decisão de compra, combinando pagamento, catálogo de produtos, horário de atendimento e ainda mensagens informativas e automáticas.  

Agora me conta, o que achou dessas novas tendências para o e-commerce em 2022? Já colocou algumas delas em prática?

Não esqueça de ver nossa página de produtos e como cada um deles podem te ajudar no dia a dia.

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