Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Destaque

Redes sociais x ambiente de trabalho: veja os principais cuidados e evite vazamentos

Com cuidados simples você pode evitar vazamento de informações ao usar as redes sociais no ambiente de trabalho

Pode parecer que não, mas é preciso muita atenção quando o assunto é redes sociais no ambiente de trabalho. Sabe por que? Qualquer informação que seja publicada – mesmo que em segundo plano – em uma imagem, pode servir de insumo para um golpista. 

O Blog do Reclame AQUI já tratou por aqui neste Mês do Consumidor dos cuidados básicos sobre privacidade nas redes sociais para evitar que “entrões” tenham acesso a seus perfis. Neste post, vamos dar dicas preciosas de como se cuidar ao fazer qualquer postagem que envolva o ambiente corporativo, evitando o vazamento de dados e informações gerais da empresa que não devem exceder o ambiente corporativo.

Veja também: Privacidade nas redes sociais: práticas simples podem evitar golpes!

Cuidados mínimos no ambiente de trabalho evitam grandes dores de cabeça

A gente sabe que celebrar as conquistas com os colegas de trabalho é muito importante. Afinal, mesmo que em pandemia, muitas empresas já voltaram ao modelo presencial. E os profissionais ficam rodeados de informações em seus espaços de trabalho. E, ainda assim, mesmo quem está em home office pode acabar expondo anotações de trabalho e outras informações sensíveis sem querer. 

Então vamos lá. Para começar, procure fazer seus registros de fotos para redes sociais em ambientes neutros. Evite salas com números, balanços, informações confidenciais ou corriqueiras por todos os lados. Se alguém mal intencionado ver sua foto, vai prestar atenção nesses detalhes que passam despercebidos e pode servir de insumos para golpes.

Outro ponto importante é o crachá. Se estiver fora da empresa, evite exibi-lo, fotografá-lo e divulgá-lo. Dessa forma, qualquer pessoa pode descobrir onde você trabalha e se aproveitar dessa informação. O mesmo vale para registros que mostrem sua mesa de trabalho: é um local cheio de potenciais dados importantes, como senhas, endereços de e-mail e outros detalhes pessoais.

Já leu essa? Guia Covid-19: reunimos dados, direitos do consumidor e comportamento na pandemia

redes-sociais-trabalho-2
Com dicas simples ao usar as redes sociais no trabalho você evita grandes dores de cabeça

Quanto mais dados corporativos, mais golpes são possíveis nas redes sociais

Com muitos dados corporativos em mãos, os golpistas podem enviar e-mails de phishing e whaling (semelhante ao phishing) para você e seus colegas, se passando por pessoas de confiança da empresa, como diretores. Os criminosos podem pedir informações confidenciais ou enviar links maliciosos para você ou colegas seus clicarem, instalando softwares (malwares) que roubam dados.

Isso ainda abre precedentes para ligações falsas para sua empresa com pedidos de informações confidenciais, de transferências financeiras, confirmação de dados… e por aí vai. Portanto, é preciso ficar atento, pois se algum dado da sua companhia vazar ou houver algum dado à segurança da empresa, você pode ser responsabilizado.

Confira: O golpe online tá aí, mas você não precisa cair nele! Aprenda a identificar

Além disso, vale lembrar que se todo passo que você dá no ambiente de trabalho você registra nas redes sociais, sua rotina e sua segurança pessoal ficam expostas. Qualquer pessoa fica por dentro de seus horários e trajetos, por exemplo.

Lembre que nem tudo precisa estar nas suas redes sociais. E que quando você publica algo sobre a empresa onde trabalha, acaba expondo uma organização. Você a representa!

Deixe uma resposta