A Black Friday trouxe um protagonismo para a sofisticação dos golpes, que estão mais convincentes e usando tecnologia para enganar até os consumidores experientes.
Um levantamento exclusivo feito pelo Reclame AQUI identificou 431 reclamações sobre sites falsos registradas durante o mês de novembro, até o dia 26/11. A partir desses relatos, o Reclame AQUI preparou uma lista exclusiva com os principais sites suspeitos mencionados pelos consumidores durante a Black Friday 2025. Confira: 👉
Listão do Reclame AQUI com 34 sites suspeitos na Black Friday 2025
As URLs listadas foram citadas por consumidores que registraram reclamações no Reclame AQUI durante o mês de novembro de 2025. Esses relatos mencionam sites que saíram do ar após o pagamento, páginas com anúncios nas redes sociais que não entregaram o produto, lojas que não oferecem suporte após a venda e domínios que se passam por empresas legítimas. Todos os domínios mencionados são relatados dentro das reclamações feitas pelos os usuários.
cetaphilloficial.com
feiraocasaperini.com.br
la-roche-possays.shop
lojacerave.store
escolanutricaoaplicada.shop
switchdoshop.site (Imitando TikTok Shop)
comprasseguraolx.shop (Imitando OLX)
sunoinvestimentos.site
checkout.payhotmartcursos.site
checkout.gemeosinvestemblackfriday.site
compraebrasil.com
pay.lojascomprae.online
ludosentido.com.br
isdindermatologybrl.store
kazzanatal.com
ofertamagazines.com.br
lojafontini.com / Fontini
vistelista.com
mapaspersonalizados.oportalsagrado.com
modazzy.com
Impulso Fitness (Volume alto de reclamações: não entrega e não tem suporte).
Zams Oficial / use.zams (Volume alto: site sai do ar após venda).
Armazém Mineiro.
Lojas La Bellis.
Carvalle.
Vallentine / Valenttine.
Fortazzo.
Belle Serena.
Malala Skincare.
Versa Shop.
Nattmodas.
Marquinhos Shop.
Vt Artigos.
Cozinha da Vó / Sabor e Grelha / Sabor do Assado (Golpes de delivery/marmita).
Atenção, consumidor! Alguns golpes podem se passar por lojas legítimas. Antes de comprar, sempre pesquise a reputação da empresa e confira o link no Detector de Site Confiável do Reclame AQUI.
Vale a leitura:Black Friday 2025: setores de beleza e varejo concentram o interesse do consumidor nas ofertas no pré-evento
Como acontece o golpe do site falso?
Esses sites são construídos para parecer legítimos e, em muitos casos, usam Inteligência Artificial para gerar uma aparência profissional e convincente. Muitos apresentam layouts idênticos aos de marcas famosas, textos sem erros de gramática produzidos por IA, logotipos e certificados falsificados e até páginas completas de check-out que simulam perfeitamente o funcionamento de um e-commerce oficial.
Mas o golpe começa muito antes do clique no carrinho. A maior parte dos sites falsos é impulsionada por anúncios pagos em redes sociais, principalmente Instagram, Facebook, TikTok e YouTube, onde os criminosos patrocinam promoções-relâmpago com descontos altos e produtos muito desejados, o chamariz perfeito para roubar a confiança do consumidor. Na pressa de aproveitar as ofertas Black Friday, o consumidor clica no link, paga via PIX e, em segundos, a loja simplesmente desaparece.
Vale a leitura: Detector de Site Confiável do Reclame AQUI registra alerta em 64,58% dos sites analisados em 2025
Dicas para não comprar em sites falsos na Black Friday 2025
1. Consulte a reputação da empresa no Reclame AQUI
Não se esqueça que nenhuma compra deve ser feita sem verificar o link, pesquisar a reputação da empresa e confirmar quem está por trás da oferta.
Por isso, pesquisar a loja no Reclame AQUI continua sendo um dos jeitos mais seguros de evitar ciladas. Se outros consumidores já denunciaram aquela loja, isso aparece rápido no Reclame AQUI. Compare histórias e veja se o padrão se repete: sumiço após pagamento, inexistência de atendimento, entrega que nunca chega.
-
Use o Detector de Site Confiável
O Detector de Site Confiável do Reclame AQUI analisa URLs suspeitas e mostra se o site é seguro ou não em segundos.
Basta colar o link da oferta para receber, em segundos, uma análise indicando se o site é seguro ou se apresenta algum tipo de alerta que o consumidor deve ficar esperto.
Toda a análise é feita considerando o tempo e origem de registro da URL e histórico do site no Reclame AQUI.
-
Desconfie SEMPRE!
Muitos sites falsos são criados poucos dias antes da Black Friday, têm nomes parecidos com o de marcas oficiais, usam domínios incomuns e oferecem pagamento somente via PIX.
Esses sites desaparecem rapidamente após o período de promoções ou mudam de domínio para continuar aplicando novos golpes.
Vale lembrar que as lojas legítimas possuem histórico digital, múltiplos métodos de pagamento e canais de atendimento claros.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
