Kits em promoção supostamente vendidos pela Faber-Castell não passam de golpe de acordo com consumidores. Marca se pronunciou no Reclame AQUI e em redes sociais
Até os materiais escolares do início de ano letivo não escaparam da mira dos fraudadores!
Dessa vez, kits escolares em promoção estavam sendo vendidos – de acordo com os consumidores – em anúncios nas redes sociais e em sites que imitavam a marca Faber-Castell.
Mas, infelizmente, tudo não passava de um novo truque de golpistas para praticar fraudes em cima daqueles que precisavam dos materiais neste início de ano.
A fraude ainda foi endossada por uma notícia falsa, onde divulgava que por conta de uma ação na justiça, a marca Faber-Castell era obrigada a vender kits escolares com desconto.
Consumidores que foram enganados e vítimas que caíram nas vendas do tal kit escolar registraram suas queixas no Reclame AQUI:
Consumidor de São Paulo (SP)
“Hoje, 25/01/2024, recebi uma informação veiculada no Stories do Instagram, informando que a Faber-Castell foi obrigada a vender kits escolares a valores abaixo de R$160,00. Este tipo de informação vem sendo disponibilizada há mais de 1 mês sem que houvesse indicação de ser fake news na Internet, nem pela própria empresa. O fato da empresa não ter sido rápida e eficiente para retirar esta informação da Internet me faz acreditar em conivência, o que torna a empresa cúmplice do [golpe]. Muito fácil para a Faber-Castell apensa informar que é mentira, e não tomar uma atitude enérgica. Fiz o pagamento através de PIX para a empresa APPMAX Plataforma de Pagamentos Ltda. (aliás, outra cúmplice). Quero saber como essa [situação] será resolvida, e quero o valor que eu gastei devolvido por alguma das empresas envolvidas.”
Consumidor de Laguna (SC)
“Não recebi o kit em meu endereço e nenhum código de rastreio em meu e-mail para eu poder acompanhar. A compra foi realizada com sucesso, pois a parcela já consta no meu cartão de crédito.”
Consumidor de Pacatuba (CE)
“Fiz uma compra de material escolar ,que segundo o site anunciava a Faber Castell era obrigada a vender kits escolares com desconto. Fiz a compra , não recebi mais nenhum retorno referente a compra. não tem código de rastreio, não tem nada[…].
Consumidor do Rio de Janeiro (RJ)
“Fiz uma compra pela internet de um kit da FABER CASTELL no dia 13/01. Diziam que por conta de uma ação judicial estavam vendendo o kit por 159,90 . Quando tentei falar com eles para alterar a forma de pagamento, pois pedi para dividir em 5 vezes e eles a fizeram por 12 vezes, não consegui mais acessar. Então descobri que era [golpe]. Na fatura a compra vem em nome de IUGU WMO. Tento falar com a administradora do cartão e não consigo resolver. Me mandam entrar no app ou ligar para a central de atendimento deles e nada resolvem. Quero cancelar a compra já que foi comprado no site de um anúncio [falso].
Faber-Castell se pronuncia após anúncios falsos em nome da marca
A Faber-Castell, que possui reputação “Ótimo” no Reclame AQUI, retornou a uma das reclamações registradas sobre o possível golpe envolvendo o nome da marca.
Veja a resposta da empresa para um dos consumidores que acabaram pagando pelo kit escolar falso:
“Olá, [nome da consumidora]!
Agradecemos o seu contato!
O link informado não é o oficial de nossa loja online. A Faber-Castell não possui qualquer vínculo com este link/site e estamos tomando as devidas providências para a apuração de [Editado pelo Reclame Aqui] e uso ilegal nossa marca.
Ressaltamos a importância de confiar somente em anúncios disponibilizados em nossas páginas oficiais: @fabercastellbrasil (Facebook), @faber_castell_br (Instagram), @FaberCastell_BR (Twitter), https://www.lojafabercastell.com.br/ (loja online) e https://www.faber-castell.com.br/ (site oficial). Para ter mais informações, acesse: https://www.faber-castell.com.br/service/fake-shops-competition
Caso tenha realizado qualquer pagamento, orientamos que contate seu banco imediatamente.
Atenciosamente,
Centro de Atendimento ao Consumidor Faber-Castell
0800 701 7068
Além disso, a marca se pronunciou também pelas redes sociais através de um comunicado e de dicas para os usuários identificarem anúncios falsos:

Cuidado com anúncios em redes sociais
O Reclame AQUI sempre faz alerta: muitos anúncios em redes sociais podem ser golpes!
Por isso, antes de realizar qualquer pagamento, é fundamental pesquisar mais sobre o produto oferecido e quem está vendendo.
Invista alguns minutos no Reclame AQUI: você pode pesquisar se o anúncio de fato é oficial da loja correspondente, ou se o mesmo se trata de golpe, através do Detector de Site Confiável.
Copie o link do site da compra e cole na barra de pesquisa do Detector. A ferramenta informará se o site tem sinais e indícios fraudulentos, te ajudando a se livrar de links duvidosos e falsos.
Para acessar o Detector de Site Confiável, clique AQUI.
E lembre-se: nunca faça um pagamento antes de consultar mais informações sobre o anúncio.
O Blog Reclame AQUI já preparou um vídeo sobre anúncios falsos, dá um play e saiba como se livrar de golpes online:
Leia também: Alerta, é golpe! O Reclame AQUI não entra em contato com consumidores
