Já fez a sua declaração de Imposto de Renda 2022? Se ainda não, pode ficar um pouco mais tranquilo: o prazo foi prorrogado para 31 de maio. Mas mesmo com mais tempo para declarar, saiba que é possível fazer o download do programa e completar direto do seu computador pessoal, também baixar o aplicativo no seu celular ou tablet – está disponível na App Store ou Google Play e também é viável a declaração ser feita online, na página ‘Meu Imposto de Renda’, da Receita Federal. Neste caso, basta acessar o portal e-Cac (acesse aqui).
Como preencher a sua declaração do Imposto de Renda
Você pode preencher a sua declaração de três formas. No site da Receita Federal, você encontra detalhes, mas separamos o que diferencia cada uma para melhor se organizar.
Pré-preenchida : Caso tenha uma conta gov.br, nível prata ou ouro, pode optar por este modelo. Ele traz a sua declaração com vários campos já preenchidos com informações de fontes pagadoras, médicos, imobiliárias entre outros dados que já estejam cadastrados no sistema do governo. Depois, é só conferir se está tudo atualizado e completar com o que falta.
Com base na anterior: Você pode fazer o preenchimento com base na sua própria declaração feita no ano anterior. Informações como fontes pagadoras, bens e deduções serão importadas. Mas elas precisarão ser atualizadas, portanto, cuidado para não declarar um dado defasado!
Declaração em branco: Inicie do zero, sem informação alguma. Se desejar, durante o preenchimento você pode importar informações sobre rendimentos e deduções médicas pelo menu Importar do programa do imposto de renda.
Ao terminar de preencher seu formulário, verifique se nenhuma informação ficou para trás. Se a digitação dos dados está correta. E quando for enviar sua declaração, fique atento ao horário. O serviço de recepção não funciona entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília).
