Os golpes não param! Golpistas usam Inteligência Artificial para pedir doações nas redes sociais

Os golpes não param! Golpistas usam Inteligência Artificial para pedir doações nas redes sociais

Os golpes não param! Golpistas usam Inteligência Artificial para pedir doações nas redes sociais

Um vídeo falso do Padre Júlio Lancellotti usa IA para pedir doações via PIX. O Reclame AQUI te mostra como identificar a fraude e se proteger

O Reclame AQUI está sempre acompanhando as novas ameaças aos consumidores, e não dá pra negar, os golpistas estão cada vez mais sofisticados. Está circulando nas redes sociais um vídeo falso em que o Padre Júlio Lancellotti aparece pedindo doações via PIX. 

Fica esperto! O vídeo é manipulado com inteligência artificial. Ou seja, a voz e as falas foram recriadas digitalmente para parecer reais. Vem saber mais sobre esse golpe AQUI:

Vale a leitura: Promessa de dinheiro fácil? O golpe “Resgate Fácil” usa o nome do Reclame AQUI para enganar as vítimas

Como o golpe está acontecendo?

O golpe simula um pedido legítimo de ajuda, mas quem faz a doação cai direto numa armadilha. 

Nos golpes que circulam, o vídeo manipulado do Padre Júlio Lancellotti chama a atenção. Em uma versão, ele oferece uma “oração de proteção” e te convida a clicar em “Saiba Mais”. Em outra versão do vídeo, ele mostra uma criança com um grave problema de saúde e pede ajuda para uma cirurgia urgente. O golpe simula um pedido legítimo de ajuda, mas quem faz a doação cai direto numa armadilha. 

Por mais real que pareça, é aí que mora o perigo. O vídeo parece inofensivo, mas leva o consumidor a uma armadilha, com uma chave PIX que não tem nada de caridade. 

O golpe não passou batido! No Reclame AQUI já começaram a relatar o caso no Reclame AQUI, confira:

Hoje ao ver o face book e estava vendo um vídeo do padre Lancelotti e ele mostrou uma criança um garoto com uma barriga enorme e com o umbigo bem estufado e falando que a criança tinha uma doença rara e que ela precisa fazer uma cirurgia urgente porque a doença poderia agravar ou até mesmo levar a criança a [Editado pelo Reclame Aqui] e ela precisa fazer uma cirurgia que custava 175,000,00 cento e setenta e cinco mil reais e o padre falando isso tudo para ajudar e também colocaram uma moça que se diz mãe do garoto pedindo ajuda para fazer a cirurgia no garoto e aí por ver aquilo de ver o padre falando e a criança doente e mãe pedindo ajuda e fiz um Pix no valor de 30,00 reais e no entanto fiquei sabendo que é [Editado pelo Reclame Aqui] , fiz o Pix de 30,00 reais para Use variedades E Dorapag LTDA CNPJ ***** instituição voluti

devedor ajudando CPF ***** feito na segunda feira,09/06/2025 as 16:16:33 identificação do pagamento 59b0955733492e847507eb5d3671cd. ID de transação E9040088820259609191640708836300 reizei o Pix no intuito de ajudar e sofri o [Editado pelo Reclame Aqui] por essa instituição aí espero que devolva o meu dinheiro pois vou fazer um boletim de ocorrência também na polícia civil de conselheiro Lafaiete mg na cidade onde moro, estão usando a imagem do padre Lancelotti e colocando crianças doentes para dar [Editado pelo Reclame Aqui] nas pessoas .

Consumidor, é deepfake!

Antes de mais nada, você precisa entender a tecnologia por trás disso: o “Deepfake”. Esse tipo de golpe usa Inteligência Artificial para criar vídeo com imagem, voz e expressões muito parecidas com as da pessoa real. É como se fosse ela falando, mas não é! 

O resultado é um conteúdo que parece legítimo, mas foi gerado por IA com o objetivo de enganar. Os golpistas aproveitam da figura pública do Padre para te convencer a clicar no link ou doar sem desconfiar. 

Vale a leitura: Já ouviu falar em deepfake? Saiba como a tecnologia é usada para facilitar golpes financeiros

Vídeos falsos - Padre Júlio Lancellotti

 

Como identificar esses vídeos falsos?

Os golpes com Inteligência Artificial estão cada vez mais realistas, mas ainda dá pra perceber alguns sinais de que o vídeo foi manipulado. Confira esse checklist:

  • Qualidade do vídeo estranha: movimentos duros, expressões que não combinam com o tom da fala, iluminação artificial.
  • Voz travada ou fora de sincronia com os lábios: mesmo com boa edição, a fala costuma parecer forçada ou robótica.
  • Nenhum link para páginas oficiais: organizações sérias divulgam doações por meios confiáveis e reconhecíveis, não por vídeos soltos nas redes. 

Como se proteger e não cair no golpe?

  • Verifique quem vai receber o PIX: 

A reclamação feita no Reclame AQUI revelou uma armadilha: o PIX feito pela vítima foi para a conta de uma empresa chamada “Use variedades E Dorapag LTDA”. Instituições de caridade e figuras públicas recebem doações em contas com o nome e CNPJ da própria instituição. Se o nome do destinatário for uma empresa aleatória ou uma pessoa física que você não conhece, não faça a transferência.

  • Desconfie de histórias urgentes:

Golpistas criam esses roteiros complexos para que a história pareça mais real e, principalmente, para criar um senso de urgência que te impeça de pensar com clareza. 

  • Confie apenas em canais oficiais:

Mesmo que o vídeo pareça verdadeiro, NUNCA confie em chaves PIX ou links de doação que aparecem diretamente nele ou em mensagens compartilhadas. Quer ajudar? Entre no site oficial ou nas redes sociais verificadas, procure pela seção de doações e use os dados fornecidos nos canais oficiais. 

📣 Conta pra gente: você já viu esse vídeo ou conhece alguém que recebeu?
Consumidor, se desconfiar de golpe, vai No Reclame AQUI! a sua voz ajuda milhares de pessoas a se protegerem contra o golpe. Quando você reclama, alerta outras pessoas e ajuda a impedir que esse tipo de fraude continue enganando por aí! 

banner-app

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading