Tenho certeza que ao comprar online, antes de fechar sua compra você vai ler os comentários e/ou avaliação do produto / serviço feita por outros consumidores que já tenham adquirido este. Essa é uma prática muito mais recorrente do que você imagina.
Por se tratar de uma estratégia que tem ganhado grande força e relevância no universo do e-commerce pelo retorno que apresenta, por isso vamos abordar o tema avaliação de produto.
Quando se vende online, deve-se investir em tudo que impulsiona o visitante a realizar sua compra. Logo, é aí que se enquadram as avaliações de produto.
Sendo assim, se você já tem seu e-commerce ou está analisando a possibilidade de abrir a sua loja e quer saber mais como essa estratégia pode ajudar no sucesso do seu negócio, vem comigo nessa leitura.
Avaliação de produto, o que é?
A avaliação de produto, é um comentário de cliente, sobre determinado produto ou serviço por ele adquirido.
Essas avaliações podem ser publicadas em vários canais, no caso dos e-commerces normalmente a uma seção na página dos produtos destinada especificamente para isso. E incluem informações como:
- nome do cliente que adquiriu o produto – também pode oferecer a opção de comentário anônimo;
- forma de avaliação por estrelas (de 0 a 5 estrelas);
- texto contendo a opinião do comprador sobre o produto;
- data da publicação da avaliação.
De que forma a avaliação de produtos ajuda o e-commerce?
Por se tratar de relatos de pessoas que já tiveram experiência com a marca e o produto ou serviço oferecido, essas avaliações tornam-se uma prova social. Ou seja, ela demonstra para outras pessoas que estão afim de comprar também se realmente aquele produto vale a pena e por se tratar de opiniões legítimas, isso tem um peso gigante para a pessoa que está ali em seu momento de compra.
De modo geral, é como se agora os próprios compradores se tornassem a voz da marca, os embaixadores. Assim, essas avaliações ganham um valor imensurável e funcionam como gatilho mental e atestado de confiança para os visitantes.
Alguns dados muito relevantes que comprovam a eficiência da avaliação de produtos:
- 90% dos consumidores leem até 10 avaliações antes de fechar uma compra (Reclame AQUI)
- Ao adicionar apenas uma avaliação a um dos seus produtos online que não tenha nenhum, esse produto consegue alcançar um aumento médio de tráfego de 108% e um aumento da taxa de conversão até 65%. (BuzzAgent)
- A probabilidade de compra de um produto com avaliações é 270% maior do que do mesmo item sem nenhuma avaliação (Spiegel Research Center);
Por serem uma forma espontânea de conteúdo gerado pelo usuário, as avaliações têm elevada consideração pelos buscadores como Google. Com o auxílio delas, seu site não só melhora o posicionamento nos buscadores, como ganha mais credibilidade e aumento das vendas.
Já deu para ver o quanto as avaliações de produto são essenciais para o e-commerce, e você sabia que com a RA Trustvox é possível espelhar as avaliações entre e-commerces da mesma marca?
Potencialize suas avaliações com o espelhando delas em diferentes e-commerces da sua marca
Dentre as muitas funcionalidades da Trustvox, está o espelhamento de avaliações. O espelhamento permite que você aproveite todas as suas avaliações e inclusive o conteúdo visual (fotos) para o mesmo produto em diferentes lojas virtuais da sua marca.
Se você vender o mesmo produto em mais de uma loja, poderá maximizar o potencial de cada avaliação compartilhando essa em todos os seus sites. Isso aumenta seu volume de avaliações e traz maior credibilidade para todas as suas marcas.
Principais benefícios do espelhamento de avaliações
- Aumento significativo do ROI sobre investimentos em geração de avaliações
- Tenha suas avaliações coletadas e exibidas em diferentes idiomas
- Conte com as avaliações em seus canais afiliados
Por que é valioso para as lojas online?
Imagine que uma mesma avaliação foi deixada inicialmente na Renner, mas agora está aparecendo na Youcom e Ashua, além do seu próprio site de e-commerce.
O resultado é um crescimento mais rápido, mais vendas e a capacidade de promover a fidelidade à marca.
Leia também: ChatGPT: O que é e como usar no e-commerce?
Fortalece sua estratégia de SEO
Não sei se você sabe, mas com as novas atualizações do Google, o buscador passou a recompensar sites que têm avaliações de alta qualidade, com as melhores posições de ranqueamento.
Ou seja, você passa a usar suas avaliações para maximizar a presença online de sua marca e deixar seu site nas primeiras posições da busca orgânica.
Outra vantagem: Fale o idioma dos seus clientes em qualquer lugar do mundo
Por exemplo, se sua marca tem e-commerce no Brasil, Uruguai e nos EUA. Dificilmente um possível cliente compra se ele não conseguir ler as avaliações por estarem em um idioma diferente do seu, mas aqui isso não é um problema. A Trustvox conta com a tradução das avaliações de produto em mais de 38 idiomas, sendo assim você sempre estará falando a língua do seu cliente. Ou seja, mesmo que a avaliação tenha sido coletada aqui no Brasil, ao ser espelhada no seu e-commerce do Uruguai por exemplo, ela será exibida lá já traduzida.
Você pode espelhar os seguintes tipos de conteúdo gerado pelo usuário:
- Avaliação de produtos
- Avaliação com fotos
Assim que o espelhamento entrar em vigor, o conteúdo aparecerá nos seguintes recursos:
- Widget de comentários
- Nota por produto
E aí, você que é cliente Trustvox e tem mais de uma marca já usa essa estratégia? Se ainda não, não perca mais tempo. E para você que ainda não é cliente, mas que também busca o crescimento e fortalecimento para o seu e-commerce, conheça agora a RA Trustvox e todos os benefícios que essa ferramenta que tem revolucionado a vida dos empreendedores digitais tem a oferecer para você.