O e-commerce foi o que salvou muitas empresas da falência durante o período da pandemia do covid-19. Contudo os consumidores se tornaram muito mais exigentes e ter um e-commerce confiável aos olhos do cliente é um dos segredos para o sucesso.
Segundo uma pesquisa da Neotrust (empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro), o e-commerce no Brasil registrou um faturamento recorde no ano de 2021, totalizando mais de R$161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.
Inclusive, não apenas a quantidade de e-commerces que foram criados, que aumentou, mas o número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas.
Apesar de todo esse crescimento, muitas pessoas ainda sentem-se inseguras no que diz respeito à compra de produtos e serviços on-line.
Sendo assim, para ter bons resultados no comércio eletrônico, é preciso se destacar perante a concorrência e acima de tudo passar boa reputação e credibilidade para tornar seu e-commerce confiável, só assim os futuros clientes se sentirão seguros para realizarem suas compras na loja.
Como mostrar ao consumidor que seu e-commerce é confiável?
Pensando nisso, reunimos algumas dicas e soluções para realizar essa tarefa. A seguir você vai conhecer dicas para fazer com que o seu e-commerce seja realmente considerado seguro.
Contatos reais
Coloque telefones e e-mails aos quais o cliente possa entrar em contato e receber retorno o mais rápido possível, isso já passa a confiança que caso ele tenha algum problema será fácil conseguir contato para a resolução.
Redes sociais
Use e abuse das redes sociais, além de gerar aproximação com o público, as mesmas humanizam a marca e geram maior confiança e credibilidade. Pois o cliente consegue ver quem está por trás da operação.
Segurança
Investir em plataformas para segurança de dados dos clientes é de extrema importância.
Além disso, o usuário deve ser totalmente informado a respeito das políticas de segurança, assim ficando mais seguro de que pode adquirir o produto sem medo de ter seus dados confidenciais divulgados.
Plataforma e layout
Preste atenção a taxas como a de rejeição por exemplo, quando alta pode ser sinal de que o seu site está com pouca usabilidade ou que layout e design precisam sofrer alterações. É sempre importante pensar que se você fosse um possível cliente que nunca acessou e não conhece o site, seria fácil para você achar determinadas informações.
Depoimentos ou Reviews
As avaliações no e-commerce, não só comprovam a qualidade dos produtos, como também geram prova social, ou seja, os relatos dos clientes tornam-se a voz da marca, e essa estratégia além de ajudar a solucionar possíveis dúvidas, aumentam as vendas e a satisfação do cliente. Segundo a Brightlocal, 83% dos clientes confiam mais em empresas com conteúdo gerado pelos próprios consumidores — o que inclui os reviews.
Selos de confiabilidade
Na internet, existe uma série de selos que mostram aos consumidores que a empresa é confiável. Mais de 25% dos reviews encontrados nas plataformas de busca são falsos, mas com o selo de reviews verdadeiros da RA Trustvox sua loja assegura para o consumidor que as avaliações são reais, e comprova a qualidade dos seus produtos e/ou serviços.
O selo de certificação da RA Trustvox é ponto fundamental para diferenciar a sua marca de outros concorrentes e conquistar a atenção do consumidor. Ele comprova para o cliente, que todos os reviews do seu site foram conferidos e auditados pelo Reclame AQUI, assim atestando que são confiáveis, verdadeiros, e feitos por um cliente real que passou pela experiência de compra com a sua empresa.
Reclame AQUI
Dos 30 milhões de acessos únicos por mês recebidos no Reclame AQUI, 55% são de consumidores pesquisando sobre uma marca antes de comprar.
É importantíssimo responder a todas as suas reclamações, de forma clara e objetiva a fim de solucionar os problemas dos seus clientes. Não existe empresa perfeita, mas a forma como você cuida e encara a satisfação dos seus clientes diz muito para o potencial cliente que está tomando a sua decisão de compra.
Mostre aos clientes que seu e-commerce é confiável com o RA Verificada
O RA Verificada disponibiliza um selo que aparece no seu site e no Reclame AQUI. Com o Selo RA Verificada, você prova que sua marca existe de verdade e que os seus canais de atendimento estão funcionando.
Isso gera mais confiabilidade, veracidade e transparência para as empresas que possuem o selo RAV.
Exiba o Selo no seu site e em todos os seus canais de divulgação. Passe segurança, transparência e torne seu e-commerce ainda confiável e como consequência aumente suas vendas!