Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Destaque

Quando fizer sua reclamação, se certifique que ela está indo para a empresa certa

Veja como garantir que vai reclamar para a marca certa e ainda como cadastrar uma empresa no site do Reclame AQUI

Enfrentar um problema com uma empresa após uma compra ou contratação de serviço pode ser bem estressante. E claro que, nessas horas, a vontade de qualquer consumidor é resolver a situação o mais rápido possível. Só que essa ansiedade pode levar a algumas confusões, como a publicação da reclamação para a marca errada no Reclame AQUI.

Esses casos são mais comuns do que você imagina. Por isso, é preciso ficar de olho ao pesquisar a empresa no site, de modo a escolher a certa. Para que você entenda por que isso é tão importante, vamos ver um pouco sobre como o Reclame AQUI funciona.

São as empresas que respondem as reclamações

Para iniciar sua reclamação, é preciso pesquisar pela marca que te causou o problema na barra de busca do site. Isso porque vai ser a empresa que você selecionar que vai ficar responsável por responder à reclamação. 

Ou seja, vamos supor que você foi mal atendido ao levar seu carro para consertar na Oficina do João. Para que seu caso seja resolvido por eles, é necessário pesquisar pela Oficina do João no Reclame AQUI e publicar sua reclamação para eles. Depois disso, é a equipe da Oficina do João que vai cuidar do seu caso.

As páginas das empresas têm muitas informações para o consumidor

Dá para descobrir muitas coisas sobre as marcas antes de você fazer sua reclamação. Ao acessar a página da empresa e se certificar de que está no lugar certo, é possível ver a reputação dela baseada na avaliação de outros consumidores que fizeram reclamações. Também dá para visualizar o tempo que a marca leva, em média, para responder.

A página ainda mostra outros índices de interesse para o consumidor, como a quantidade de reclamações recebidas e respondidas. Ou o volume de reclamações solucionadas. Existem empresas que também possuem FAQs em suas páginas, com as perguntas mais frequentes dos clientes. Para completar, a lista com todas as reclamações da marca está disponível para consulta. Assim o consumidor pode encontrar pessoas que tiveram o mesmo problema que o seu.

Diversas informações para o consumidor estão disponíveis na página da empresa
Veja onde encontrar as informações na página da empresa

Pesquisou por uma empresa e não achou?

Pode acontecer de você buscar uma marca no Reclame AQUI e ela não estar cadastrada. Se isso ocorrer, vai aparecer a mensagem abaixo:

Caso não encontre uma empresa, você mesmo pode fazer o cadastro
É possível cadastrar uma empresa, caso ela não esteja no site do Reclame AQUI

Para incluir a marca em nosso site, basta clicar em “Cadastre agora” no aviso que vai surgir na tela. Mas para completar a inclusão na plataforma, é preciso ter algumas informações da empresa: CNPJ, e-mail, telefone e site ou rede social.

Você pode achar esses dados facilmente no comprovante de compra, pesquisando na internet ou até no próprio site da empresa. Depois disso, a equipe do Reclame AQUI pode notificar a marca de que ela agora está no site e pode atender seus clientes.

Todo o processo de confirmação do cadastro pode levar até 2 dias úteis. Mas pode relaxar que o Reclame AQUI vai te avisar por e-mail assim que a empresa já estiver disponível para receber sua reclamação!

Deixe uma resposta