Antes de mais nada, as datas de final, desde Black Friday e Natal, são as mais aguardadas para o e-commerce. Tanto pelos consumidores, quanto pelos varejistas. Aliás, muitas pessoas tendem a fazer as compras de natal antes do desconto de Black Friday. Por isso, é tão importante preparar o seu e-commerce o quanto antes para essas datas. 

No entanto, é importante deixar claro que para fazer sucesso nessas épocas, não é só sair dando desconto e esperar grandes vendas. Logo, você deverá planejar e traçar estratégias que são cabíveis para a sua marca.

A importância de preparar seu e-commerce com antecedência

A pandemia criou uma base de novos comportamentos dos consumidores, a aceleração digital. Ao mesmo tempo que gerou uma demanda reprimida, o desejo de uma normalidade e vontade de comemorar, virou motivo de compra. Como consequência, isso levou o mercado de e-commerce a atingir mais de 50% de aumento comparado aos anos anteriores.

Estamos na reta final do ano, e o cenário de incerteza ainda existe no nosso mercado. Outro dado muito importante, é que já foi mapeado que o tráfego em lojas físicas pode ser reduzido por conta do distanciamento social. Dados preveem que mais de 68% das pessoas pretendem fazer suas compras de final de ano, totalmente online e no conforto da sua casa.

Logo, para quem ainda não tem um e-commerce é importante começar o quanto antes para não perder essa oportunidade. E para quem já tem sua loja virtual, chegou o momento de planejar e estruturar uma estratégia para potencializar suas vendas. 

Para te ajudar, separamos algumas dicas e ferramentas necessárias que podem mudar suas vendas nesse final de ano.

Faça um planejamento

Antes de qualquer coisa você precisa entender o que vai oferecer de diferentes ao seu consumidor nessa data. É necessário comprometimento e buscar lançamentos e soluções que sejam necessários para o seu público. Contudo, isso só pode acontecer, quando metas forem traçadas por meio de um planejamento estratégico.

Um planejamento estratégico vai te possibilitar entender quais são os caminhos mais assertivos para alcançar o sucesso. Em resumo, é importante pontuar diversos detalhes da sua marca. Como custos fixos e variáveis, entender o que seus concorrentes estão fazendo e o por fim, quais são as estratégias de marketing. Afinal, é na internet que as pessoas mais procuram pela sua marca.

Gerencie seus canais de comunicação 

Acima de tudo, um bom atendimento ao seu consumidor pode ser um dos grandes fatores atrativos para a conversão. Ao preparar a sua marca para as datas de final de ano, é importante entender a jornada completa que o seu cliente faz. Ou seja, pensar em todas as etapas: Pré venda, venda e pós venda. Assim, você cria ações que encantem seus clientes e o atenda de forma efetiva e rápida.

A comunicação entre os canais de vendas deve estar aberta e sempre disponível. Deixe sempre claro onde ele poderá tirar as dúvidas, como acompanhará o status do pedido e muito mais.

E não se esqueça das redes sociais! Ofereça conteúdos informativos sobre as suas campanhas e gere mais engajamento. Em datas tão importantes, você pode criar posts ou vídeos que direcionam para o seu principal canal de comunicação. Porém, fique sempre alerta para atendê-lo em todos os canais.

Se atente a sua reputação digital

Você sabia que o Reclame AQUI tem cerca de 30 milhões de consumidores e 360 mil empresas cadastradas? Isso significa que o seu consumidor está no Reclame AQUI buscando sobre a sua marca. Desse total, 55% são de consumidores que estão pesquisando sobre uma marca antes de comprar.

Ou seja, buscar informações antes de fechar negócio é um comportamento que ganha cada vez mais espaço no mercado, e conta com a facilidade da internet. Por isso, melhorar sua reputação digital faz parte da estratégia para preparar seu e-commerce. Portanto, se atente às reclamações realizadas na sua página do Reclame AQUI, lembrando que isso pode ser extremamente positivo para a imagem da sua marca. 

Além disso, você sabia que 92% dos consumidores confiam mais nas opiniões de outros consumidores do que em qualquer tipo de propaganda? Desse modo, quanto mais pessoas virem experiências positivas de outros consumidores, mas chances de realizar vendas, você terá.

Conheça RA Trustvox, uma plataforma que coleta reviews verdadeiras dos seus clientes.

Cuide do estoque e da logística

Dois pontos muito importantes para essa época do ano, é o estoque e as formas de logística. É importante que você crie um plano de logística, envolvendo todas as suas etapas, como políticas de frete, controle e armazenamento de estoque. Já pensou ter mais pedidos que o normal e não ter produto para entrega?  Uma boa estratégia é focar na quantidade ao invés de variedades de produtos. Não se esqueça também de atualizar os produtos no seu e-commerce.

Se atente também também às políticas de envio, devolução e trocas. Até porque quem compra on-line sempre quer saber se será possível devolver o produto, caso não esteja de acordo com o que solicitou. Crie opções que minimizem os obstáculos na jornada de compra. Deixe todas as suas diretrizes bem claras em todos os seus canais de comunicação.

Faça pré campanhas

Ao invés de esperar as datas comemorativas de final de ano para apresentar suas ofertas, é estratégico antecipá-las. Dessa forma, você consegue estudar e entender o comportamento do seu público.

Afinal, a antecipação é um dos melhores gatilhos mentais. Apresentar algumas ofertas de maneira antecipada aos concorrentes é uma boa forma de aumentar sua base de clientes.

Esse tipo de ação estratégica pode render mais visibilidade para sua marca e potencializar as suas compras de final de ano. Não esqueça de preparar o seu e-commerce e seus canais de comunicação para sua pré-campanha, é importante para alcançar o maior número de pessoas.

Existem diversas estratégias de pré-campanhas que você pode utilizar, como, descontos na primeira compra, frete grátis, brindes acima de um determinado valor e muito mais.

Deixe uma resposta