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Como incentivar seus consumidores a fazer reviews

Como incentivar seus consumidores a fazer reviews

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Talvez você tenha acompanhado o desenvolvimento do comércio eletrônico nos últimos anos, com a pandemia, esse mercado avançou rapidamente alcançando patamares aos quais levariam ainda alguns anos, e isso aconteceu em um curtíssimo período de tempo.

Mas, esse rápido crescimento também desencadeou um novo comportamento por parte dos consumidores. Hoje, para fazer com que sua loja se destaque e tenha uma boa aceitação do público no mercado, é preciso investir em diversos recursos que tornem seu e-commerce referência em confiança, qualidade e segurança.

E uma das principais formas de se conseguir tudo isso, é através dos reviews, pois eles geram prova social. Já foi comprovado que 92% dos consumidores buscam experiências de outras pessoas em sua jornada de compra. Acima de tudo, 90% dos consumidores afirmam que as avaliações positivas de outras pessoas influenciam positivamente na decisão de compra.

Contudo, engajar o consumidor a deixar seu comentário, é uma tarefa dura, árdua e nada fácil. Por isso, preparamos esta matéria com algumas dicas para animar os clientes de sua loja a contarem como foi sua experiência de compra. Quer saber como? Continue lendo!

Por que investir em reviews no e-commerce?

Conseguir que seus clientes avaliem os seus produtos irá:

  • Influenciar outros a seguirem o exemplo.
  • Passar confiança aos novos consumidores sobre o seu negócio.
  • Aumentar o ranqueamento da sua loja no Google.
  • Aumentar o tráfego do seu site.

Confira outros benefícios que a estratégia de reviews traz ao seu negócio abaixo:

Impulsiona o SEO

Quanto mais gente fala bem da sua marca e gerando links para os seus conteúdos, mais ela se consolida como autoridade na web. Aos olhos do Google, isso é sinal de que a marca é confiável, tem boa reputação e merece uma boa posição nos resultados das buscas.

E com as novas atualizações do Google agora em 2022, isso se reforçou, pois o buscador passou a recompensar sites que têm avaliações de alta qualidade, com as melhores posições de ranqueamento.

Aumento de credibilidade

As avaliações no e-commerce, não só comprovam a qualidade dos produtos, como também geram prova social, ou seja, os relatos de clientes tornam-se a voz da marca, e essa estratégia além de ajudar a solucionar possíveis dúvidas, aumentam as vendas no e-commerce e a satisfação do cliente.

Responder e solucionar dúvidas

Por mais completa que seja a descrição do produto e características, há algumas dúvidas muito específicas para alguns consumidores. Sendo assim, sempre haverá pessoas que buscam mais informações por meio dos reviews, como:

  • se um sapato calça um número maior ou menor que o normal;
  • a elasticidade de um tecido e como se ele molda no corpo;
  • em quanto tempo determinado produto gera resultados;
  • o sabor de um alimento.

Gera Insights para novos conteúdos

Captar o que as pessoas estão falando sobre a sua marca também gera Insights para novos conteúdos. Um elogio, uma crítica ou uma dúvida que aparecem no conteúdo podem trazer ideias de posts que se comuniquem com a audiência, já que o Insight partiu de lá.

Leia também: Saiba como aparecer em primeiro lugar na busca orgânica do Google

 Como estimular o consumidor a fazer avaliações de produtos?

Forneça ao cliente uma experiência de compra além das expectativas

Encantar ao cliente, superando suas expectativas é uma das primeiras e mais profundas formas de fazer com que o cliente forneça sua avaliação. Aliás, esse deve ser o dever de casa do seu negócio e de toda a sua equipe.

Quando você ultrapassa as expectativas do consumidor, suas chances de receber um feedback positivo são grandes.

Incentive o review no envio do produto

Uma excelente forma de incentivar o cliente, é na hora de mandar o produto colocar um lembrete ou cartinha pedindo que o cliente dê a sua opinião não apenas sobre o produto e sim sobre a experiência num todo.

  • Atendimento: o atendimento foi rápido, solicito e foi possível solucionar suas dúvidas no primeiro contato;
  • Portal do e-commerce: o site é fácil, agradável e intuitivo para navegar, bem como se a descrição do produto foi suficiente ou precisa de mais informações;
  • Interações com a empresa: diz respeito à interação entre o cliente e sua marca, como os conteúdos e e-mails enviados.

Esse é o momento em que você pode identificar falhas em seu processo e nada melhor que o próprio cliente para te fazer ter novos insights.

Peça o review por e-mail

Uma boa forma de conseguir um bom grau de engajamento nas respostas é disparando sua pesquisa via e-mail. Segundo estudos da DMA, 99% dos consumidores têm por hábito checar seus e-mais diariamente. Sendo assim, a chance de resposta ao seu e-mail é muito alta.

O ideal é sempre que o e-mail seja enviado, poucos dias após o cliente receber o produto em sua casa.

Conforme leu acima, os reviews são fundamentais para potencializar sua loja, aumentar a reputação online e garantir a confiança de futuros clientes. Ainda não tem uma plataforma para te ajudar com isso?

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