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Como aumentar as vendas da sua loja virtual? 10 dicas essenciais

A pandemia não só ajudou a acelerar, como expandir os negócios digitais, foi com certeza um grande marco para o cenário do comércio eletrônico. Pois facilitou os negócios de ambos os lados, quem vende pode vender para qualquer localidade e quem compra, tem a facilidade de fazer suas compras diretamente no conforto do seu sofá.

Contudo, tanta praticidade também tem seus lados negativos, de acordo com estudos, mais de 60% das lojas virtuais abertas no Brasil fecham em seu primeiro ano de existência.

Sendo assim, mesmo com toda a expansão desse mercado, para se ter sucesso e longevidade no negócio é indispensável conhecer as melhores práticas do segmento. 

Quando se pensa em avaliar o crescimento da empresa em um e-commerce, o volume de vendas é um dos principais indicadores a se avaliar. Muitas são as estratégias para aumentar as vendas no e-commerce.

Quer conhecer as melhores práticas para aumentar suas vendas? Continue essa leitura e confira nossas dicas!

1. Layout e funcionalidade do site

A primeira impressão é um sentimento psicológico que a gente deixa na mente das pessoas. É a imagem formada neste primeiro momento que irá determinar como vamos formar nossa opinião sobre determinada loja, logo no e-commerce essa primeira impressão será sobre o aspecto visual do negócio. Sendo assim, se o site não for atraente e intuitivo, o cliente perde o interesse na compra. Logo, o layout de sua loja deve ser associado a uma navegabilidade fácil e agradável.

2. Adaptação para Mobile

Grande parte das compras e acessos a e-commerce hoje é feita por dispositivos móveis. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, cerca de 80% dos brasileiros fazem compras por smartphones. Logo, é indispensável que o site de sua loja seja responsivo, assim se adaptando a todos os tipos de tela. Desta forma, independente do dispositivo de acesso da pessoa, você garante a ela qualidade de navegação e usabilidade.

3. Conheça seu público

Conhecer seu público e os visitantes, lhe permitirá uma maior compreensão dos fatos que podem estar afetando suas conversões. Use ferramentas como Google Analytics para compreender os movimentos e caminhos dos clientes. 

Acompanhe a fundo as taxas de abandono de carrinho. Tal análise, vai lhe ajudar a identificar melhor os motivos que podem estar causando a desistência de compra. Logo, ficará mais fácil criar um plano de ação para reverter isso.

4. Otimize a página para mecanismos de busca

Hoje o principal meio de busca das pessoas é através do Google. A expressão dar um google é cada vez mais forte e real. Com isso, estar com sua loja bem ranqueada é um fator determinante para o sucesso de um negócio e aumentar das vendas.

Otimize sua loja para os mecanismos de busca, com as últimas atualizações do Google, sites que têm reviews passaram a ter um melhor ranqueamento no buscador então invista em ferramentas de reviews.

5. Invista em promoções e parcerias

Promoções quando bem pensadas e executadas tem um grande poder de trazer não só o aumento das vendas, como a aquisição de novos clientes e a fidelização daqueles que já conhecem a sua marca. Já as parcerias, podem deixar suas promoções ainda mais completas e uma marca ajuda a outra com sua influência. Já no caso dos influenciadores, escolha pessoas que têm afinidade com seu público alvo e valores que vão de encontro aos da sua marca.

6. Esteja aonde o seu cliente está – omnichannel

O cliente hoje quer um excelente atendimento independente do canal ao qual ele entrar em contato, chat, e-mail, telefone, aplicativos móveis, redes sociais ou até mesmo pessoalmente. Tenha sistemas integrados, onde seja possível acessar de qualquer lugar a tudo para que o cliente sempre tenha um atendimento alinhado, assim garantindo uma excelente experiência.

7.  Sites para comparação de preços

Todo mundo quer ter certeza que está fazendo o melhor negócio, e para muitos clientes o melhor negócio é conseguir o menor preço pelo produto que está atrás. Por isso é importante estar em sites como:

  • Zoom;
  • Google Shopping;
  • Buscapé;
  • Preço Mania;
  • Shopbot.

8. Soluções de pagamento

Na etapa de pagamento, o cliente precisa sentir que é fácil e simples. Nos primeiros empecilhos é provável que o cliente desista da compra. Por isso, a loja precisa passar segurança, confiança e comodidades ao cliente. Nesse sentido, vale ressaltar, a compra com um clique tem se tornado cada vez mais comum — justamente porque elimina a necessidade do preenchimento das informações para a efetuação do pedido.

9. Concentre-se nos seus principais produtos

De acordo com estudos, cerca de 80% dos lucros de um negócio costumam vir de 20% dos produtos. Sendo assim, é indispensável que a sua equipe tenha bem mapeado quais são esses itens para concentrarem no que realmente contribui para o crescimento do empreendimento.

10. Pós-venda

O relacionamento com o cliente é algo fundamental para o sucesso dos negócios, pois custa muito mais conquistar um novo cliente que manter um antigo. É após essa relação já estabelecida, que você deve cultivá-la entre outros fatores, oferecer descontos e promoções exclusivos, enviar e-mail marketing com novidades, e assim por diante.

De encontro a isso, é legal aplicar uma pesquisa de satisfação para avaliar o serviço, a entrega, o produto e pedir feedbacks. Com base na pesquisa, é possível agir para melhorar os seus processos — e, assim, mostrar aos consumidores que você se importa com a opinião e a satisfação deles.

Enfim, agora que você já sabe todas essas estratégias para aumentar suas vendas, basta aplicá-las e acompanhar a evolução dos seus resultados. Uma boa dica para ter um norte inicial, é fazer um planejamento das ações a serem executadas. E aí, gostou do post? Quer saber mais ainda sobre esse tema? Então, leia também Alta performance em vendas: como alcançar no e-commerce.

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