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Divulgue sua marca

A importância de ter avaliações no seu e-commerce 

Veja a importância de mostrar as experiências de outros consumidores por meio das avaliações dentro do seu e-commerce.

Já não é mais novidade que o mercado de e-commerce está crescendo constantemente no Brasil. Sobretudo, o comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, chegando a atingir R$53,4 bilhões, ou seja, um crescimento de mais de 30% comparado ao mesmo período do ano anterior. Desde já, as avaliações e experiências de outros clientes, tem crescido junto.

Por isso, a cada dia se cria uma necessidade maior do consumidor com o comércio eletrônico. Infelizmente, existe uma grande desvantagem do e-commerce em relação às lojas físicas, que é a de não oferecer a experiência de ter o produto na sua frente para a decisão de compra. Por isso, as avaliações surgiram e têm sido a grande divisora de água para o mercado eletrônico.

Ainda mais que as avaliações de produto ou marca, podem ser muito além do que é deixado na loja. Ali se encontra a experiência de outro consumidor que já recebeu o produto em casa e pode ajudar um próximo cliente no momento de compra. De antemão, as avaliações ainda podem gerar conteúdos relevantes para sua loja, insights de produto, e pontos de melhoria. Tudo pensado estrategicamente para aproximar sua loja cada vez mais da decisão de compra do seu público. 

Como as avaliações impactam diretamente a minha loja?

Em resumo, as avaliações podem promover além do seu produto, a sua marca para outros consumidores que precisam de mais informações. Abaixo separamos como as avaliações podem impactar positivamente o seu e-commerce, sua conversão e muito mais:

Ajuda na conversão 

À primeira vista, já existe uma tendência entre consumidores de mercado eletrônico, que é a pesquisa antes de realizar alguma aquisição. O motivo é claro, o público tende a precisar de informações suficientes que supram todas as suas dúvidas na jornada de compra. Nessas dúvidas, podem ter perguntas desde o tempo de entrega, atendimento, a qualidade do produto. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, para entender quais são os hábitos dos consumidores digitais, foi identificado que 97% buscam informações na internet antes de qualquer compra. 

Por isso, ao se depararem com avaliações positivas, costumam avançar na jornada de compra um pouco mais rápido que o normal. Quanto mais avaliações, sejam elas positivas ou negativas, maior a chance de potencializar sua conversão.  Agora vale ressaltar que os principais buscadores, como o Google por exemplo, valoriza avaliações, pois elas geram conteúdo qualificado e relevante. Pois elas ajudam a construir um boa indexação nos mecanismos de busca.

Melhora o engajamento da marca

Pode não parecer, mas avaliações podem ser uma das maiores e melhores formas de propaganda. Com elas em seu site, fica muito mais fácil atrair o seu público que se identifica com a sua marca. Nesse sentido, é importante encontrar soluções no mercado que possam fazer essa aproximação.

Lembre-se que avaliações não são apenas comentários, mas experiências de outros clientes. Com isso, eles podem publicar imagens de produtos que compraram da sua marca, para compartilhar com outras pessoas e quem sabe, responder futuras dúvidas. Isso pode gerar além de conteúdos para você, cria uma empatia e prova social perante outros clientes. 

Apoio na construção de insights

Atualmente, ouvir a experiência de compra dos seus clientes, e de potenciais clientes, pode se tornar para entender o que agrada e o que pode ser melhorado. Por mais que você destaque seus pontos fortes e características do produto, a melhor forma possível ainda será ouvir seu cliente. 

Nesse sentido, é importante levar a sério não só as avaliações positivas, mas também as negativas, para que se encontre oportunidade para otimização de processos, melhoria de produto, entregas e até mesmo atendimento. Por fim, para que as expectativas dos consumidores estejam alinhadas com o seu propósito. Assim, nunca se esqueça de aproveitar o momento para colher todos os dados do seu consumidor.

Gera confiança e credibilidade com as avaliações

Você sabia que aproximadamente 75% dos consumidores são motivados pela experiência de outros clientes? Em suma, isso acontece porque antes de comprar um produto, o consumidor quer saber a opinião de quem já comprou, para sentir mais confiança na aquisição do seu produto. 

A credibilidade que a loja passa é um dos fatores decisivos na hora da compra. Além de tudo, as avaliações geram prova social, que é um dos grandes gatilhos mentais que impactam diretamente na confiança e na credibilidade do consumidor. 

Então, isso significa que a opinião verdadeira dos seus consumidores tem o poder de influenciar quem pesquisa por você, afinal, quem melhor do que o seu próprio consumidor para falar da sua marca?

Sendo assim, a dica aqui é usar a opinião verdadeira de quem já fez negócio com você para mostrar que sua marca tem credibilidade, e merece a confiança do consumidor.

Você pode fazer isso com a RA Trustvox, uma solução do Reclame AQUI que coleta reviews, audita e disponibiliza no site da sua marca. Além disso, sua indexação nos sites de busca melhora, sua marca cria mais possibilidades de negócio e credibilidade no mercado.

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As avaliações são coletadas por e-mail e após recebimento da entrega. Assim, há garantia de que a avaliação será realmente a respeito do que o consumidor achou do produto. 

Vale ressaltar também que todos os reviews são auditados pelo Reclame AQUI, garantido uma autenticidade ainda maior nas opiniões publicadas.

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