Marketing

O que é e como funciona o Marketing de Influência?

Funciona? Vale a pena? O que faz um influenciador? Aprenda como funciona o marketing de influência de verdade!

Mesmo que todos nós sigamos pelo menos um influenciador nas redes sociais, essa forma de fazer marketing ainda é novidade. Para muitas empresas, o assunto ainda é quase um tabu, justamente por não saberem como funciona. Assim, acompanhe abaixo a explicação de alguns pontos sobre o assunto:

O que é Marketing de Influência?

É um tipo de estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo. Também conhecidos como “influencers” ou influenciadores, eles são profissionais que possuem influência sobre um grande público engajado no tipo de conteúdo que produz.

Leia: Transformação digital deve ter como foco o consumidor

Quem é e o que faz um “Influencer”?

Os influenciadores são pessoas muito presente nas redes sociais ou em outros canais digitais de troca de informação. Eles produzem diversos tipos de conteúdos: humor, educação, comportamento, moda, empreendedorismo, beleza, economia, entre outros.

Um produtor de conteúdo pode ter de milhares ou milhões de pessoas que o acompanham. O grande diferencial é que seus seguidores são participativos e engajados como uma grande comunidade online.

O papel do influenciador na construção de confiança da sua marca

Um influenciador ganha esse título porque tem a confiança de muitas pessoas. Ele não é da família, nem amigo de infância, mas através do seu comportamento, conquista o mesmo nível de intimidade e confiança com seus seguidores.

Já falamos várias vezes que ao pesquisar por um produto, o consumidor vai atrás de opiniões de quem ele confia. Por isso, o influenciador pode ser utilizado dentro da estratégia de marketing de algumas empresas, ajudando a construir um relacionamento de confiança entre os consumidores e a marca.

Leia: Conquiste a confiança dos consumidores pelas redes sociais

É possível garantir resultados de verdade?

Sim. É possível. Basta a estratégia da empresa estar alinhada com o tipo de influenciador escolhido. Existem profissionais especializados em tipos diferentes de conteúdo. De youtuber de beleza a canal que faz review de máquina de lavar.

Muito mais do que resultados em curtidas, compartilhamentos e comentários, é importante saber medir o impacto de uma campanha com influenciador. Engajamento é a chave do sucesso. Alinhe o discurso da sua empresa ao discurso do criador de conteúdo. Afinal, ele é quem melhor conhece seu próprio público.

Gostou de saber mais sobre a estratégia de Marketing de Influência? Fique de olho que em breve já estará dominando o assunto!

Este post foi modificado pela última vez em 02/03/2021 17:26

Larissa Ramos

Formada em Letras que fugiu das salas de aula para trabalhar com conteúdo digital. Vive de música, ama comédia romântica, k-pop e um bom podcast. Atualmente, é analista de conteúdo na holding Óbvio Brasil.

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