A Inteligência Artificial tem impactado positivamente o mundo corporativo, mas também tem gerado preocupações sobre como pode afetar as demandas dos funcionários
Com o avanço da tecnologia, uma ferramenta tem ganhado seu espaço no ambiente de trabalho, mas também tem sido alvo de muitos questionamentos: a Inteligência Artificial (IA).
Ela promete nos próximos anos impactar consideravelmente todos os aspectos do nosso trabalho, desde como usamos nosso tempo até quais projetos realmente precisam de nossa atenção e maior produtividade.
À medida que nossos “novos colegas artificiais” se tornam mais comuns, como nossos colegas humanos estão se ajustando a esse novo mundo de negócios?
O assunto foi tema de palestra no SWSX, e Christina Janzer, vice-presidente sênior de Pesquisa e Análise na Slack, liderou uma discussão em conjunto com Julie Bedard e Donald Knight sobre o papel que novas tecnologias como inteligência artificial e automação podem desempenhar na construção de uma melhor experiência do funcionário.
E não para por aí: eles bateram um super papo de como a IA também é capaz de promover um ambiente de trabalho mais produtivo e empresas mais bem-sucedidas, tudo isso com base em novos dados da pesquisa da empresa Slack sobre a experiência global do trabalhador de escritório.
Intitulada “How AI is Shaping the Employee Experience”, os palestrantes convidados passaram percepções mistas sobre o quanto a Inteligência Artificial impacta para os funcionários de empresas, além de apontarem para a importância da educação e o envolvimento dos funcionários no processo de incorporar o IA no trabalho, buscando a adaptação e aproveitamento das oportunidades.
Oportunidades são enxergadas na Inteligência Artificial, que traz ganhos para o mundo corporativo:
No que diz respeito aos aprendizados, foi pontuada a importância de definir diretrizes e limites para o uso do IA dentro da organização, além da promoção de treinamento dos funcionários.
É fundamental o incentivo à experimentação para entender como a Inteligência Artificial pode ser aplicada de forma benéfica, não se esquecendo de assegurar a diversidade e a inclusão para evitar qualquer uso da ferramenta de forma enviesada.
Realizar pesquisas com colaboradores para entender como o IA pode melhorar sua experiência e quais tarefas poderiam ser automatizadas e, posteriormente, capacitá-los a usar ferramentas de IA é a melhor alternativa para implementação da tecnologia na organização, criando diretrizes claras sobre como os funcionários podem experimentar e aplicar o IA em seu trabalho de forma segura.
O South by Southwest (SXSW) é um dos maiores eventos de inovação, tecnologia, música, cinema e cultura do mundo e aconteceu em Austin, Estado do Texas (EUA). O mega evento trouxe uma variedade de palestras, painéis e apresentações de diversos temas, incluindo negócios, claro, e contou com a participação de grandes empresas, startups, artistas e líderes, proporcionando uma plataforma única para networking, aprendizado e inspiração.
Nos próximos dias, o Blog RA vai trazer os assuntos mais comentados e importantes que aconteceram no SXSW 2024 e que vão te deixar atualizados sobre o mundo da tecnologia e inovação. Fique por AQUI e acompanhe nossos conteúdos!
Vale a pena ler! Reclame AQUI no SXSW 2024: Alimentando a viralidade; revelando o potencial de criadores em ascensão
Assista à aula gratuita "Desvendando o Mundo do Atendimento: Uma Carreira para Você?" e conheça…
O Retail Media pode fortalecer sua marca e influenciar as decisões de compra. Saiba como…
Proporcionar uma excelente experiência do cliente na indústria da moda traz uma série de benefícios…
Quer evitar ciladas e realizar compras seguras? O Reclame AQUI tem ferramentas exclusivas para ajudar…
Está buscando comprar com confiança? A lista de empresas que alcançaram o selo RA1000 em…
O Reclame AQUI se destaca entre consumidores como um dos principais canais para buscar informações…