Pneus: saiba escolher o modelo ideal para seu automóvel

Pneus: saiba escolher o modelo ideal para seu automóvel

Existem muitos modelos de pneus disponíveis no mercado e selecionar o produto mais ideal para seu carro oferecerá mais segurança, durabilidade e conforto na direção.

É essencial manter seus pneus sempre calibrados e em perfeitas condições de uso, ficando de olho no desgaste e respeitando o seu tempo de troca.

Primeiramente, é fundamental entender os tipos de pneus para escolher o mais adequado à situação ou o modelo do seu veículo. 

Os pneus têm escrito em sua lateral códigos que indicam para que tipo de carros eles servem: P: carros de passeio  LT: caminhões leves e alguns tipos de SUVs (carros grandes e esportivos)  ST: reboques e motor-homes; C: caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Além disso, eles são classificados em algumas categorias:

On-road ou convencional: Este é o tipo mais comum. Os pneus on-road, próprios para asfalto, são desenvolvidos para favorecer o desempenho do veículo nessa superfície

Off-road Os pneus off-road, por sua vez, são próprios para estradas de terra e lama, apresentando duas características indispensáveis: alta frenagem e estabilidade.

Pneu misto Ideal para solos asfaltados e estradas de terra, o pneu misto possui alta resistência e um visual arrojado; no entanto, aumenta o consumo de combustível e o nível de ruídos em altas velocidades.

Pneus verdes Com a modalidade mais ecológica, os pneus verdes são mais leves, duram mais tempo e produzem menos ruídos. Foi desenvolvido com o propósito de diminuir o consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

Pneus Radiais Os pneus radiais possuem uma banda de rodagem mais duradoura e são altamente indicados para quem vai percorrer altas velocidades. Eles garantem melhor desempenho nas curvas, além da ótima qualidade em frenagens.

Pneus para carga Há dois tipos de pneus para carga. Se você possui uma caminhonete derivada de carros de passeio, recomenda-se colocar pneus marcados com o “código C” logo após a medida.

Pneus para carga Já os utilitários leves, como caminhonetes maiores, furgões (vans) e utilitários esportivos (as chamadas SUVs) requerem pneus marcados com a sigla LT (Light Truck).

Escolha a banda de rodagem adequada, pois é ela que garante tração, dirigibilidade, boa frenagem, capacidade de dispersão de água e quilometragem ideal para cada tipo de automóvel.

Busque pneu de carro com uma boa durabilidade. O treadwear é um indicador de durabilidade do pneu. Os valores variam de 60 a 620 e quanto mais alto for o valor do treadwear, maior será a duração do pneu.

Procure saber qual o melhor pneu de carro para dias de chuva e escolha aqueles que possibilitem uma condução mais segura. Dessa forma, evita-se as derrapagens e a tão temida aquaplanagem.

Qual marca escolher? No Reclame AQUI, você tem acesso às marcas e lojas de pneus disponíveis no país e as suas avaliações de acordo com a opinião dos consumidores. Acesse o link para saber mais.