Blog RA

Como funciona a garantia de um produto no brasil?

Arraste para o lado 

Ao comprarmos um novo produto durável, podemos nos perguntar qual o tempo de garantia daquele item. Seja a garantia legal ou contratual, é nosso direito o resguardo oferecido para o produto.

Separamos dicas fundamentais sobre os tipos de garantia do produto que existem no Brasil e pontos importantes que não podem passar batido na sua próxima compra.

Garantia legal: são 30 dias de garantia em produtos não duráveis (ex: alimento), ou 90 dias se for durável (ex: eletrodomésticos). O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto.

Garantia contratual: o fornecedor acrescenta um prazo a mais ao produto comercializado sem obrigatoriedade e nem todo item contará com esse tipo de garantia. Podem variar de 9 meses a 1 ano.

Garantia estendida: oferecida pelas lojas, é contratada a parte e diretamente por outra empresa sem ligação com o fabricante. Trata-se basicamente de um seguro contra defeitos do produto.

Comprou e se arrependeu? Tem uma saída! É possível reaver o dinheiro investido em algum produto ou serviço, mas o consumidor terá no máximo até 7 (sete) dias para esse cancelamento.

Foi para a garantia, consertou e voltou com o mesmo defeito? O reparo tem garantia legal de três meses e o cliente tem direito de exigir a reexecução dos serviços sem custo adicional.

Produtos importados possuem garantia? Se a empresa tiver representantes no Brasil, ela tem que seguir as normas do país, ou seja, 30 dias para produto não durável e 90 dias para produto durável.

Fique sempre atento aos prazos de garantia determinados pelo fabricante e verifique a reputação de cada empresa no Reclame AQUI para saber como o consumidor é atendido caso precise de assistência para seu produto.