Alerta golpe! Boleto Falso: Tem como identificar?

Imagina só, receber a fatura do seu cartão de crédito por e-mail, realizar o pagamento e só depois descobrir que se trata de um boleto falso?

Por isso, vale o alerta para não sair no prejuízo: recebeu um boleto? Fique com o pé atrás! O Reclame AQUI separou dicas para te ajudar a identificar o boleto falso

Erros ortográficos Fique atento se existe algum tipo de erro ortográfico.  Veja se o seu nome, CPF ou endereço estão escritos corretamente

Evite digitar o código de barras, prefira a leitura automática. Dê preferência para pagamentos de boletos de contas de consumo (água, luz, telefone e internet)

Olhe bem as informações do beneficiário. Ele é aquele que recebe o pagamento. Nesse caso, confira se a empresa é real e o destinatário correto do pagamento 

Se durante a leitura do código de barras o banco não consegue processar o pagamento, evite digitar o código. Acontece que o erro de leitura também pode dar indícios de uma ação fraudulenta

Outra dica legal: confira os três primeiros números do código, que representam o banco recebedor. E os últimos dígitos, que representam o valor a ser pago 

Verifique se a data de vencimento, o valor e o banco estão corretos. Se houver alguma divergência entre o logotipo do banco e o código do recebedor, não realize o pagamento

Evite o pagamento de boletos enviados por Whatsapp, SMS ou e-mail. Prefira os sites oficiais das lojas online, ou a retirada do boleto direto na loja física

E o que fazer se cair no golpe? O primeiro passo é avisar imediatamente o banco. Em alguns casos, é possível realizar o bloqueio do pagamento já que o boleto tem um prazo para compensação de até 3 dias

Curtiu nossas dicas? Aproveite e leia mais conteúdos no Blog Reclame AQUI sobre como evitar golpes na internet