Por isso, vale o alerta para não sair no prejuízo: recebeu um boleto? Fique com o pé atrás! O Reclame AQUI separou dicas para te ajudar a identificar o boleto falso
Evite digitar o código de barras, prefira a leitura automática. Dê preferência para pagamentos de boletos de contas de consumo (água, luz, telefone e internet)
Olhe bem as informações do beneficiário. Ele é aquele que recebe o pagamento. Nesse caso, confira se a empresa é real e o destinatário correto do pagamento
Se durante a leitura do código de barras o banco não consegue processar o pagamento, evite digitar o código. Acontece que o erro de leitura também pode dar indícios de uma ação fraudulenta
Outra dica legal: confira os três primeiros números do código, que representam o banco recebedor. E os últimos dígitos, que representam o valor a ser pago
Verifique se a data de vencimento, o valor e o banco estão corretos. Se houver alguma divergência entre o logotipo do banco e o código do recebedor, não realize o pagamento
Evite o pagamento de boletos enviados por Whatsapp, SMS ou e-mail. Prefira os sites oficiais das lojas online, ou a retirada do boleto direto na loja física
E o que fazer se cair no golpe? O primeiro passo é avisar imediatamente o banco. Em alguns casos, é possível realizar o bloqueio do pagamento já que o boleto tem um prazo para compensação de até 3 dias