E quem não gosta de uma comidinha fresca, bem feitinha e caseira? Sendo um dos principais protagonistas dentro de uma cozinha, o fogão faz toda a diferença dentro de uma casa, principalmente para quem gosta de cozinhar e usa bastante.
Por mais que dure por MUITO tempo, o fogão também acaba sendo alvo de trocas e modernizações. Por isso, se você vai mudar de residência ou quer um eletro novo, fica por aqui que o Blog RA irá dar dicas sobre qual modelo combina mais com seu bolso, perfil e estilo.






Quantidade de bocas do fogão
- Fogões com menos bocas ocupam menos espaço no ambiente e também são mais práticos para limpeza. Além de serem econômicos, são opções ideais para quem mora sozinho ou para duas pessoas.
- Os fogões com quatro bocas atendem bem as casas com até quatro moradores, otimizando o preparo das refeições.
- A família por aí é maior e demanda muito o equipamento? O fogão de cinco ou seis bocas pode ser uma boa.
Espaço e ambiente
Tudo vai depender também do tamanho da sua cozinha. Se for um espaço amplo e os eletrodomésticos maiores fazem um bom conjunto no ambiente, pode ser justificada a escolha de um fogão maior, podendo ser um fogão de piso, bancada ou indução.
Agora, se você mora ou irá mudar para um espaço menor, em uma cozinha super compacta, o fogão menor faz mais sentido. Atenção também para os modelos embutidos: em cozinhas planejadas, são as melhores opções para otimizar seu espaço.
O cooktop também é uma alternativa para bancadas. Eles podem ser elétricos ou a gás, são fáceis de limpar e demandam um forno independente. O consumidor tem a liberdade de escolher o tamanho e as funções que mais combinam aos seus gostos e usos.
Tipos de funcionamento
O fogão de cozinha também varia em relação ao sistema de funcionamento. É possível encontrar versões que são a gás, elétricas ou por indução.
- Fogão a gás: é o tipo mais popular do mercado. Essas opções funcionam tanto com o GLP (o gás de botijão) quanto com o gás natural encanado. São opções mais baratas, mas, menos seguras, já que o gás GLP é inflamável e o gás natural pode ser tóxico. Por isso, muito cuidado e prudência para usar.
- O fogão elétrico é o menos popular entre os tipos de funcionamento. Neste sistema, o que esquenta as panelas são as resistências elétricas (iguais aos dos chuveiros e fornos). Podem ser encontrados em versões de cooktop ou fogão de mesa, ligados à eletricidade, por meio de uma tomada tradicional.
- E claro, as opções mais modernas e mais caras: os cooktops de indução. É um sistema que usa a energia elétrica e está ligado diretamente na fiação da casa. Diferentemente do fogão elétrico, a transmissão de calor é feita por uma corrente eletromagnética.
Suas panelas também fazem a diferença
Sabia que, para cooktops por indução, suas panelas devem ser de ferro ou aço inox e ter fundo plano? Isso porque são próprias para conduzirem o calor necessário para o funcionamento do fogão. Não somente elas, mas até a forma com que você prefere os seus alimentos e usa o forno podem pesar na escolha.
Se por aí rolar muitos assados, prefira fornos maiores e com mais capacidade de litros. Afinal, quanto maior o fogão, maior o forno. Tem também modelos com fornos duplos, permitindo o preparo dos alimentos com temperaturas independentes.
Limpeza, durabilidade e segurança
Fogões com mesas de vidro são mais fáceis de limpar do que os aparelhos de inox. É recomendado também modelos com trempes – aquelas grades que suportam as panelas – mais fortes, e que possuem ferro fundido.
Os modelos autolimpantes, que contam com uma camada interna de cerâmica que impede o acúmulo de gordura são boas alternativas para uma limpeza mais prática.
O inox também é um aliado no combate à oxidação, então, se você mora em uma cidade litorânea, vale pesquisar este tipo de material.
Agora, se você acredita que seu fogão ainda aguenta mais algum tempinho, mas precisa passar por manutenção, o Reparô é a escolha certa pra você. Com o app by Reclame AQUI, você tem em mãos a praticidade e qualidade que precisa pra deixar seu equipamento zerado. São centenas de profissionais capacitados e habilitados que vão até a sua casa para reparo do seu eletrodoméstico, com preço justo, rapidez e eficiência.
Quer saber mais? Conheça o Reparô clicando aqui.
Leia também: Escolha inteligente: o que saber na hora de comprar uma geladeira