blog reclame aqui

O quê o ranking das empresas mais reclamadas na Black Friday diz sobre a relação delas com os consumidores

Confira o histórico do ranking das empresas mais reclamadas nas edições anteriores. Será que só tem empresa com reputação ruim?

Todos os anos, um dos rankings que mais chama a atenção dos consumidores na cobertura do Reclame AQUI é o de empresas mais reclamadas na Black Friday. Mas o quê ele mostra? Que toda empresa tem problemas, boa é aquela que consegue resolvê-los. 

Por mais que uma empresa planeje sua operação para a Black Friday, algo pode dar errado no caminho. E se o consumidor confia naquela marca, ele sabe que vai ter o problema resolvido e será bem atendido pela marca.

Ranking das empresas mais reclamadas evoluiu ao longo dos anos com predomínio de empresas com boas reputações

Ao longo das edições – desde 2013 – o Reclame AQUI acompanha as empresas e seus desempenhos na maior data do varejo brasileiro. E o que se confirmou com o passar das edições foi uma evolução nas operações das marcas e na relação delas com os consumidores, algo que se vê retratado nos rankings das empresas mais reclamadas. 

Abaixo, o Blog do RA traz nas imagens de galeria, desde 2013, os rankings das empresas mais reclamadas de cada edição da Black Friday. E é nítida a transformação da formação do ranking, ano a ano, cada vez mais com empresas de boas reputações como “Bom”, “Ótimo” e selo RA1000. 

Toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolvê-los

Numa data como a Black Friday, o volume de vendas sai total da curva da normalidade das operações das empresas. E quanto mais ela vende, mais ela organiza promoções, maior é a chance de enfrentar imprevistos no caminho. 

Daí, a melhor maneira de solucionar é estar preparado para os contratempos e oferecer o melhor atendimento que puder pros consumidores. Na edição de 2021, por exemplo, nenhuma empresa tinha reputação “Regular”, e todas eram gigantes em seus segmentos.

Não tem problema uma empresa ter milhares de reclamações porque a reputação dela não depende só desse volume. Outras variáveis compõem a reputação:

Índice de Resposta – Quantidade total de reclamações respondidas pela empresa.

Média das Notas dos Consumidores – Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes após o atendimento da empresa.

Índice de Solução – É a quantidade de reclamações consideradas resolvidas pelos consumidores.

Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) – Diz respeito à quantidade de reclamações que os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.

Quanto melhor forem avaliados os atendimentos às reclamações, melhores são os indicadores no cálculo da reputação. Entendeu agora porque tem muita empresa com boa reputação entre as mais reclamadas?


O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.

Radar da Black Friday 2022: Use o Reclame AQUI para comparar!
Radar da Black Friday 2022: Cuidados com o preço do frete
Black Friday 2022: intenção de compra é o dobro de quem comprou ano passado

1 comentário »

  1. Aproveito para agradecer ao Reclame Aqui, por todas as vezes que a ele recorri e fui imediatamente atendida. A maioria dos processos, tiveram uma evolução muito positiva (Só comerciante “com ZERO visão empre$arial” se auto elimina).
    Obrigada à toda “Equipe Reclame Aqui”!
    Um beiji!!! 😉

Deixe uma resposta

%d