Telegram: ministro do STF determina suspensão do app no Brasil
Aplicativo de mensagens não teria atendido decisões para bloquear perfis apontados como disseminadores de informações falsas
Aplicativo de mensagens não teria atendido decisões para bloquear perfis apontados como disseminadores de informações falsas
O Telegram, aplicativo de mensagens, está bloqueado no Brasil. Nesta sexta-feira (18/03/2022), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a suspensão da ferramenta.
O motivo é um pedido da Polícia Federal (PF) pelo fato de o Telegram “não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas”, conforme noticia o site G1. Além de o aplicativo ter uma posição não colaborativa com as autoridades, informa a reportagem.
Viu essa? Usar Reclame AQUI na Alexa é forma prática de consultar reputação das empresas
A partir de agora, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve notificar as plataformas digitais e provedores de internet. Eles devem executar medidas a fim de inviabilizar o funcionamento do aplicativo de mensagens, usado por milhões de pessoas. No caso de descumprimento da decisão, o ministro Alexandre de Moraes estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil para as empresas que não cumprirem a ordem de suspensão da plataforma. A ordem está em andamento.
De acordo com o ministro, “o bloqueio total “permanecerá até o efetivo cumprimento das decisões judiciais anteriormente emanadas, inclusive com o pagamento das multas”, informou o site Infomoney.
Leia também: 6 passos para comprar com segurança na Semana do Consumidor
Fonte: Infomoney/ G1/ CNN