Sweatcoin tem mais de 50 milhões de downloads e promete pagar com moedas virtuais quem caminha no dia-a-dia
Que é ótimo fazer exercício físico para manter a nossa saúde em dia, não é mais segredo pra ninguém, mas e se a gente disser que agora o seu esforço diário pode ser recompensado?
É o que promete o Sweatcoin, um aplicativo de contador de passos e monitorador de atividades que converte os passos do usuário em moedas virtuais.
A ideia do app é que o usuário troque suas moedas por alguns serviços disponibilizados no aplicativo, desde cupons de descontos, aulas de modalidades esportivas, até equipamentos e doações para instituições sem fins lucrativos.

O aplicativo destaca três funcionalidades para quem tem a ferramenta instalada em seu smartphone:
- Pedômetro: o Sweatcoin será executado em segundo plano, não gastando bateria, para contar os passos como monitorador de distância.
- Loja: ofertas gratuitas, prêmios e descontos.
- Segurança: o app usa seu próprio algoritmo para contar seus passos. Isso significa que, ao contrário de outros apps, Sweatcoin não rastreia a localização do usuário e nem compartilha informações com terceiros.
Sweatcoin: funciona mesmo ou não dá pra confiar?
A equipe do Blog RA baixou o app, testou e analisou se ele funciona mesmo. Veja só nossas impressões sobre o pedômetro (ou simplificando, contador de passos online):
- O aplicativo não é tão preciso quanto à sua contagem. Isso é, o seu monitorador não consegue diferenciar quando o usuário está andando a pé ou de carro, e isso atrapalha muito a conta fiel dos passos;
- A cada 1.000 passos, o usuário ganha 1 bitcoin. Para compras e doações, o app sugere ter na sua “carteira de moedas” pelo menos 5 bitcoins;
- As recompensas com as moedas virtuais de fato acontecem. No entanto, se tornam apenas um bônus para compras que precisam ser adquiridas com dinheiro ou cartão de crédito. Por exemplo: você pode comprar um item de ginástica com desconto em troca de 5 bitcoins (ou moeda virtual), mas não conseguirá o produto instantaneamente apenas com as moedas virtuais;
- Ainda encontramos raros produtos que solicitavam as moedas para sua troca, no entanto, o custo passava de 100 mil bitcoins (fez a conta básica por aí de quantas dezenas de milhões de passos você precisaria certo?!);
- Até o dia da publicação deste conteúdo e utilização do aplicativo (testado do dia 07 de outubro a 25 de outubro de 2022), a única forma de conseguir usar as moedas virtuais sem precisar envolver algum dinheiro na compra, seria na doação de moedas para instituições e causas sociais sem fins lucrativos (a partir de 5 bitcoins);
- O app também funciona sem internet, o que te ajuda a continuar contando os passos caso não tenha os dados móveis.
Mas, ao que tudo indica, nem tudo funciona como deveria no app. Olha só essa reclamação que recebemos em nossa plataforma de uma compra feita por um consumidor de Lages (SC) através de cupom do app Sweatcoin:
“Em parceria com o aplicativo sweatcoin comprei um cupom de desconto do site Minnen jewllery e não recebi nem código de rastreio e nenhuma atualização. E teve também uma segunda cobrança no cartão. Me senti lesionado da forma como foi conduzido”.
De acordo com esse outro registro, o app “paga” quem consegue trazer mais usuários na plataforma, só que o próprio divulgador também teve problema em receber o dinheiro prometido:
“Sweetcoins é um app que lhe permite coletar sweets por passos dados. Para fazer saques, só é possível após combinar 20 pessoas com seu link. Feito isso, eles liberam a função de INFLUENCIADOR da plataforma. E assim, é possível fazer o primeiro saque. Logo, manda convidar mais 30 pra fazer o primeiro saque após 50 CONVITES, PRIMEIRO SAQUE $10,00 Via PayPal. Fiz minha solicitação dia 29/06 e até hoje eles não pagaram. Hoje (18/07) exclui o aplicativo, e recebo a msg deles que eu não estou em CONFORMIDADES para receber. Queria deixar registrado essa minha frustração aqui!”
O aplicativo ainda é novo por terras brasileiras e não há garantias que os produtos adquiridos pela plataforma cheguem nas mãos dos usuários, por isso, a precaução nunca é demais quando envolver o seu dinheiro.
No entanto, saber que o app é uma ferramenta que ajuda a manter a forma e ainda possibilita a doação das moedas virtuais para causas sociais espalhadas pelo mundo, acaba se tornando um incentivo para o seu uso no dia a dia.
E você consumidor, vai baixar o app pra entrar em forma ou testar a sorte de conseguir algum produto na faixa?