No Reclame AQUI, não importa a quantidade de reclamações que a empresa recebe. O que conta é a capacidade de solucionar o problema do consumidor. Esse é o verdadeiro bom atendimento, e é isso que o selo RA1000 reconhece.
No último mês, 30 empresas conquistaram o selo RA1000:
Alpargatas / Americanet / Balaroti Com. Materiais Construção / Candide Brinquedos / Cartola FC / Dream Fitness / Editora Panini / Elizabeth Porcelanato / Essential Nutrition / Estude sem Fronteiras / Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) / Fiber Oficial / Frigol / Grupo Zelo / HughesNet / IBRAMED / Icatu – Seguros e Capitalização / JAC Motors Brasil / Kingston Technology / Liberacred Yamaha / Marco Boni / Ora Telecom / Órigo Energia / Philips Healthcare / Pontonet / Portal Digital Adesivos / Prohall Cosmetic / SAEC – Central Registradores ONR / TB Make / Warren Brasil
Melhores produtos para vender no instagram em 2022
Entenda a importância do selo RA1000
Ter essa conquista no site do Reclame AQUI significa que a empresa alcançou os melhores índices de avaliação dos consumidores, claro, por conta de um atendimento bem prestado. Afinal de contas, como diz o 5º mandamento do Reclame AQUI, “toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolver”. Por conta da importância desse reconhecimento, é que o Blog Reclame AQUI sempre destaca aquelas marcas que se tornaram RA1000 pela primeira vez.
O selo é relevante também para o consumidor. Muitas pessoas acessam o Reclame AQUI diariamente para pesquisar quais marcas são confiáveis antes de fazer uma compra. E o RA1000 mostra quais aquelas que mantêm uma melhor relação com seus clientes.

Selo RA1000 representa satisfação dos consumidores
Para saber se o consumidor está de fato satisfeito com a marca, o Reclame AQUI solicita sempre que seja feita a avaliação do atendimento dado à reclamação. Nesse momento, o cliente responde algumas perguntas e dá sua impressão sobre como se sentiu sobre a tratativa oferecida pela empresa.
É a partir daí que é possível calcular se a marca tem o que é preciso para ser considerada RA1000. Aqui, o que mais conta é a capacidade de solucionar problemas, a quantidade de reclamações respondidas, a quantidade de clientes que voltariam a fazer negócio, entre outros indicadores.
No total, 5 critérios são considerados para conceder à empresa o selo RA1000. Além disso, cada um deles tem um ponto de corte. Veja o que as empresas precisam alcançar para terem o selo:
- Ter pelo menos 50 reclamações avaliadas pelos consumidores
- Ter mais de 90% das reclamações respondidas
- Ter solucionado mais de 90% das reclamações
- Ter uma Média das Avaliações (Nota do Consumidor) igual ou superior a 7
- Ter um Índice de Novos Negócios (clientes que dizem que voltariam a fazer negócio) igual ou superior a 70%
Entre mais de 500 mil empresas cadastradas no Reclame AQUI, não são muitas aquelas que conseguem chegar nesses índices. O desafio para essas empresas que se tornam RA1000 é permanecer com esses índices. Caso alguma daquelas taxas diminua, a marca perde o selo conquistado. A ideia é justamente manter o nível de excelência no atendimento para a reputação permanecer inalterada. As empresas que deixam seus clientes satisfeitos constantemente são aquelas que continuam como RA1000.
Informações que você encontra na página da empresa para comprar com confiança