Quando um consumidor faz qualquer publicação que não envolva uma relação de consumo ou até mesmo uma tentativa de relação de consumo, ela é considerada uma reclamação infundada no Reclame AQUI.

Sendo assim, entenda neste post como funciona essa categoria de moderação e qual é o prazo para você enviar para nosso time. Veja. 🙂

Que tipo de reclamação é considerada infundada?

Qualquer reclamação que de fato não tenha um conteúdo que envolva relação de consumo. Ou seja, se a reclamação não tiver essa relação, ela poderá ser moderada pelo Reclame AQUI.

Mas é importante prestar atenção a um detalhe: a tentativa de relação de consumo é considerada válida pelo Reclame AQUI.

Dessa forma, se o consumidor relatar que não conseguiu finalizar a compra por alguma falha da empresa ao tentar comprar um produto ou contratar um serviço, a reclamação será válida e permanecerá no ar, até porque o problema não foi originado pelo consumidor.

De qualquer modo, se na reclamação não houver nem ao menos algo que cite uma tentativa de relação de consumo, ela será considerada uma reclamação infundada.

Entenda também: Conteúdo impróprio: o que é editado pelo Reclame AQUI?

Boas práticas para a categoria de reclamação infundada

Como boas práticas, sugerimos que entre em contato com o consumidor, independente se a reclamação for infundada, para que o conteúdo não passe despercebido.

De todo modo, caso identifique que o conteúdo não seja relacionado a consumo ou tentativa de consumo, você pode encaminhar para análise do Reclame AQUI em até 30 dias da data de publicação.

Qual é o prazo para análise da moderação?

Assim que as empresas encaminham a solicitação de moderação para o Reclame AQUI, é feita uma análise de até 2 dias úteis.

Com isso, caso a moderação seja aceita, a reclamação é desativada do site.

Curtiu o conteúdo? Não deixe de compartilhar para que outras empresas fiquem por dentro dessa categoria de moderação. 🙂

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