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Preparando o e-commerce para o Dia das Mães

Maio vem chegando, e com ele também se aproxima uma das datas mais importantes para o comércio. Isso mesmo, é do dia das mães que estamos falando, essa data cheia de amor e muito significativa para a grande maioria da população.

O dia das mães é uma data de tanto peso comercialmente falando, que perde em faturamento apenas para o Natal e Black Friday.

Mas como aproveitar as oportunidades que essa data oferece, e o que fazer para vender no dia das mães? Vem com a gente ver algumas dicas valiosas de como preparar sua loja virtual para o Dia das Mães 2023. Boa leitura!

Nos últimos anos

Impulsionado também pela pandemia da covid, nos últimos anos o dia das mães tem sido muito benéfico para o e-commerce.

Segundo a Neotrust, no ano de 2021, no período de 26 de abril a 09 de maio, o comércio eletrônico faturou R$6,4 bilhões.  De acordo com o estudo, os resultados apontaram um aumento de 14% em relação a 2020.

Outro dado interessante revelado, foi que os setores que mais despontaram foi o de beleza e saúde, com 27,10% de média das vendas, seguido pelos eletrodomésticos e eletroportáteis com 26,83% e moda ficou com 15,28%.

Para 2023, as estimativas seguem altamente favoráveis para o Dia das Mães. Assim como já ocorreu em outras datas comemorativas, como no natal, o que se espera é que o movimento migratório dos consumidores para o digital siga forte.

Confira também: 14 Tendências do e-commerce para 2023

Comportamento do consumidor no Dia das Mães

Percebe-se que houve um grande crescimento das vendas pelo mobile (smartphones,  tablets e afins). A grande maioria das transações continuam a ocorrer por desktop, 65,2%, já a categoria de moda e acessórios se destacou no mobile, alcançando 51,27% dos pedidos totais.

Logo, os dados indicam o quão é importante ter um site responsivo e seguro. É necessário pleno funcionamento em todas as plataformas, e claro passar confiança na hora do cliente colocar seus dados sensíveis de pagamento, essa credibilidade contribui para o aumento significativo das conversões.

Crie boas campanhas

Crie campanhas que vão além da concorrência, que se destacam por aproximar o sentimento de mãe e filho independente do produto vendido, mas que ligam o contexto da data com a sua marca. 

Veja também: Saiba como destacar um produto ou serviço no Google

kits especiais Dia das Mães

Kits são sempre um sucesso, ainda mais em datas comemorativas. Outra vantagem dessa prática, é que além de aumentar o ticket médio de suas vendas você também dá ao cliente formas de ele montar seu próprio kit personalizado. Aposte também em embalagens personalizadas com a temática de dia das mães.

Crie layouts personalizados

Na época de Dia das mães, se você der uma volta seja pela rua ou pelo shopping, verá que grande parte das lojas físicas entram no clima seja através das vitrines ou decoração. No e-commerce, é possível fazer o mesmo, através de imagens, banners, reorganizando as categorias de produto.

Uma boa dica, é criar uma tag por exemplo “dia das mães”, colocar determinados produtos como sugestão. Lembre-se que você deve oferecer facilidade ao cliente, quanto mais fácil for, maiores são as chances da venda acontecer.

Faça promoções para o Dia das Mães

Todo mundo gosta de uma promoção, não é mesmo? Por isso use e abuse das promoções para o dia das mães, frete grátis, cupom de desconto, leve dois pelo preço de um, entre outros. Mas lembre-se de fazer promoções com data tanto de início, quanto de fim. 

Ter datas definidas ajuda com que as pessoas tenham senso de urgência. Outra ideia muito bacana, é criar campanhas de interação, por exemplo criar uma campanha onde os clientes mandem fotos com sua mães, e quem tiver a imagem mais curtida ganha um presente especial. Além de ser uma ideia muito bacana, isso aumenta o relacionamento dos clientes com a marca, assim estreitando o relacionamento e aumentando o senso de pertencimento.

Leia também: Cashback: como usar no meu e-commerce?

Divulgação

Construa um bom planejamento das suas ações e estratégias de marketing para a data. Lance mão de todos os canais digitais para fazer sua divulgação e se possível utilize também campanhas de tráfego pago. Influenciadores digitais podem ajudar bastante no alcance de suas campanhas, se possível monte um pequeno time para assim potencializar o alcance da sua promoção e visibilidade da marca.

Dica extra

Invista em avaliações de produto no seu e-commerce

Os reviews democratizaram a opinião dos clientes, dando a eles voz para influenciar outros consumidores e estão em alta no mercado de e-commerce e até mesmo o Google já começou a os considerar para o SEO e ranqueamento de sites.

Veja alguns dados:

  • a probabilidade de compra de um produto com avaliações é 270% maior do que de itens sem nenhum review (Spiegel Research Center);
  • 92% dos consumidores confiam mais nas avaliações de amigos e familiares que em qualquer outra forma de publicidade (Nielsen);

Reviews e avaliações são instrumentos de transparência, credibilidade e garantem maior satisfação do consumidor. Pontos que são chave para destacar sua loja não só no Dia das Mães como no ano todo. O consumidor satisfeito compra mais vezes, gasta mais e ainda indica a loja para amigos e familiares.

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