blog reclame aqui

O vilão da vez: como fugir dos juros?

No fim do mês tá difícil fechar as contas? Vamos deixando uma dívida aqui e atrasando um pagamento ali. É aqui que o valor da dívida cresce e a gente não consegue segurar as pontas. E aí já viu, né? De repente, precisamos encarar de frente os juros. 

É comum a gente contar com o limite do banco, financiamentos, empréstimos e até cartões de crédito como soluções emergenciais. E claro, tudo envolve juros. Mas, e você, tem ideia dos juros cobrados nos seus contratos? Até mesmo as pequenas porcentagens podem ser uma furada. Afinal, eles crescem e a gente nem vê.

E por aqui, tem muita gente que é prisioneira dos juros e ainda não sabe. Por isso, convidamos Ricardo Miragaia, o CFO do Reclame AQUI, para compartilhar dicas de como reconhecer como os juros impactam no seu orçamento e fugir deles. 

dicas de como fugir dos juros
Entenda dicas de como fugir dos juros

Eu ouvi juros?

Os juros são uma “cobrança” sob o empréstimo concedido pela instituição financeira. No Brasil, o cartão de crédito, que ainda é uma das formas mais acessíveis de empréstimo, é também uma das mais caras. 

De acordo com Ricardo Miragaia, o cartão de crédito chega a 339% de juros ao ano.  Dá uma dor no coração só de ver né? Ele ainda complementa que o limite dado pelo banco para saque imediato, através do crédito especial possuem juros altíssimos, em torno de 173,77% ao ano. 

Tem como fugir?

Para Ricardo Miragaia, um bom planejamento financeiro é a saída:

“Os juros de cartão de crédito são um problema para boa parte da população brasileira que faz uso dessa modalidade. Isso porque muitos encaram o cartão como uma facilidade para gastar até o limite, e o perigo mora justamente na falta de controle. Ter em mente que o limite do seu cartão de crédito não deve ser o que a instituição financeira oferece, mas sim o que você pode pagar de acordo com o seu orçamento, no máximo 30% do seu orçamento mensal seria o ideal. Por isso, se o valor disponível for superior ao que você pode pagar, para evitar cair em uma bola de neve, entre em contato com o banco e peça a redução do limite. A tentação do consumo é muito grande tendo crédito fácil”, analisa. 

Miragaia ainda reforça que com os juros altos, é importante evitar o endividamento. E se mesmo assim, você caiu nas armadilhas do mercado, procure as melhores taxas através de consignados. Isso porque os juros hoje oscilam entre 3,5% a 4,5% ao ano.

Uma super aula de planejamento financeiro, né? E com certeza uma das dicas mais importantes é estabelecer limites financeiros para não cair em furadas no final do mês. Então, já sabe, nada de gastar mais do que se ganha! Fica a dica!

Leia também: Especial Férias: remédio vs bagagem – o que é liberado na sua mala?

precisa reclamar?

Deixe uma resposta

%d