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Entenda sobre o RA

Moderação: o que acontece quando a empresa não viola o direito do consumidor?

Na categoria de “A empresa não violou o direito do consumidor”, as empresas podem solicitar uma moderação para anular a nota da reclamação. Entenda no post.

No Reclame AQUI, alguns consumidores podem reclamar de situações que não foram necessariamente culpa da empresa, fazendo com que elas, nesse caso, não tenham violado o direito do consumidor.

Desse modo, é possível fazer um pedido de moderação para o Reclame AQUI analisar o conteúdo de acordo com os termos do site.

Acompanhe, portanto, como funciona a categoria de moderação “A empresa não violou o direito do consumidor”! 

Em quais situações posso pedir essa moderação?

Vale ressaltar que essa categoria deve ser tratada como exceção, pois ela é válida somente se a empresa, em nenhum momento, mesmo que solidariamente, tenha violado os direitos do consumidor.

Veja, sendo assim, alguns exemplos de conteúdos que as empresas podem solicitar uma moderação por “A empresa não violou o direito do consumidor”, caso recebam:

  • Entrega dentro do prazo;
  • Mau uso que foi relatado pelo próprio consumidor;
  • Reclamação de produto fora do prazo de garantia (de acordo com o CDC);
  • Troca de produto sem defeito;
  • Cliente que recusa atendimento.

Vale ressaltar que se estiver claro que houve mudança de informações, vício oculto, baixa qualidade do produto e/ou falhas anteriores de atendimento ou qualquer situação prejudicial que não tenha sido causada pelo cliente, as reclamações não serão passíveis de moderação.

Leia também: Reclamação de outra empresa: como solicitar moderação?

Boas práticas para esta categoria de moderação

É importante sempre que a empresa, ao pedir a moderação de conteúdo, tenha respondido para o consumidor de maneira condizente com o pedido de análise para o Reclame AQUI.

Se a resposta não estiver condizente, a análise não será feita e o pedido de moderação será negado. Desse modo, responda condizente também para o cliente.

Vale lembrar ainda que a ação realizada pelos moderadores é a anulação da nota dada pelo consumidor. Ou seja, para encaminhar o pedido, é importante que a reclamação esteja avaliada.

Isso ocorre porque, se você realmente não violou o direito do consumidor, a possível nota negativa dele não vai influenciar na reputação da sua empresa.

Mais informações importantes

Para esta categoria de moderação, o Reclame AQUI faz uma análise de até 15 dias úteis após a data da solicitação.

Dessa maneira, se dentro desse prazo a moderação for aprovada, a nota do consumidor para a empresa será automaticamente anulada. Caso contrário, a empresa receberá a justificativa da negativa por e-mail.

Importante destacar que se o reclamante destacar qualquer falha no processo de atendimento da empresa ou problemas por ter recebido informações erradas ou ter enfrentado um grande índice de esforço, a moderação será negada.

Vale a leitura: Conteúdo impróprio: o que é editado pelo Reclame AQUI?

Gostou do conteúdo? Então não deixe de curtir e compartilhar o post para que mais empresas possam entender essa categoria de moderação. 🙂

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