No Reclame AQUI, alguns consumidores podem reclamar de situações que não foram necessariamente culpa da empresa, fazendo com que elas, nesse caso, não tenham violado o direito do consumidor.

Desse modo, é possível fazer um pedido de moderação para o Reclame AQUI analisar o conteúdo de acordo com os termos do site.

Acompanhe, portanto, como funciona a categoria de moderação “A empresa não violou o direito do consumidor”! 

Em quais situações posso pedir essa moderação?

Vale ressaltar que essa categoria deve ser tratada como exceção, pois ela é válida somente se a empresa, em nenhum momento, mesmo que solidariamente, tenha violado os direitos do consumidor.

Veja, sendo assim, alguns exemplos de conteúdos que as empresas podem solicitar uma moderação por “A empresa não violou o direito do consumidor”, caso recebam:

  • Entrega dentro do prazo;
  • Mau uso que foi relatado pelo próprio consumidor;
  • Reclamação de produto fora do prazo de garantia (de acordo com o CDC);
  • Troca de produto sem defeito;
  • Cliente que recusa atendimento.

Vale ressaltar que se estiver claro que houve mudança de informações, vício oculto, baixa qualidade do produto e/ou falhas anteriores de atendimento ou qualquer situação prejudicial que não tenha sido causada pelo cliente, as reclamações não serão passíveis de moderação.

Leia também: Reclamação de outra empresa: como solicitar moderação?

Boas práticas para esta categoria de moderação

É importante sempre que a empresa, ao pedir a moderação de conteúdo, tenha respondido para o consumidor de maneira condizente com o pedido de análise para o Reclame AQUI.

Se a resposta não estiver condizente, a análise não será feita e o pedido de moderação será negado. Desse modo, responda condizente também para o cliente.

Vale lembrar ainda que a ação realizada pelos moderadores é a anulação da nota dada pelo consumidor. Ou seja, para encaminhar o pedido, é importante que a reclamação esteja avaliada.

Isso ocorre porque, se você realmente não violou o direito do consumidor, a possível nota negativa dele não vai influenciar na reputação da sua empresa.

Mais informações importantes

Para esta categoria de moderação, o Reclame AQUI faz uma análise de até 15 dias úteis após a data da solicitação.

Dessa maneira, se dentro desse prazo a moderação for aprovada, a nota do consumidor para a empresa será automaticamente anulada. Caso contrário, a empresa receberá a justificativa da negativa por e-mail.

Importante destacar que se o reclamante destacar qualquer falha no processo de atendimento da empresa ou problemas por ter recebido informações erradas ou ter enfrentado um grande índice de esforço, a moderação será negada.

Vale a leitura: Conteúdo impróprio: o que é editado pelo Reclame AQUI?

Gostou do conteúdo? Então não deixe de curtir e compartilhar o post para que mais empresas possam entender essa categoria de moderação. 🙂

Deixe uma resposta