Para consumidores e empresas publicarem no Reclame AQUI, é necessário que o conteúdo esteja de acordo com os termos de uso do site.

Assim sendo, se o conteúdo publicado infringir tais termos, o Reclame AQUI poderá fazer a edição da publicação, substituindo o conteúdo por “Editado pelo Reclame AQUI”.

De toda forma, as empresas também podem solicitar moderação pela categoria de “Conteúdo impróprio”. Veja então as regras desta categoria de moderação. 🙂

Entenda também: Reclamação de terceiros: como solicitar moderação nesses casos?

Em quais situações devo encaminhar uma moderação de conteúdo impróprio?

Segundo o manual de moderação do Reclame AQUI, você deve encaminhar um conteúdo para análise quando: “[…] a reclamação apresentar palavras de baixo calão, termos pejorativos ou publicação de dados pessoais como CPF, RG, nome completo, telefones, entre outros”.

Portanto, qualquer conteúdo que exiba essas informações, esteja ele na reclamação do consumidor ou até mesmo na resposta da empresa, será editado pelo Reclame AQUI.

Em último caso, se o texto conter somente conteúdo impróprio e comprometer o entendimento da reclamação, o Reclame AQUI poderá efetuar, com base na análise do moderador, a desativação da publicação.

Ponto importante: dados de empresas, como CNPJ, são informações públicas, logo, não são editados pelo Reclame AQUI.

Boas práticas para esta categoria de moderação

Ao identificar qualquer conteúdo como o que citamos acima, você pode encaminhar para o Reclame AQUI analisar.

Porém, é importante, como uma boa prática e também para que haja agilidade nas análises, que você indique, no formulário de moderação, os termos que devem ser editados.

Vale ressaltar que a solicitação passa pelos critérios da equipe de moderação do Reclame AQUI. Nesse caso, somente com a aprovação dos moderadores a edição do conteúdo é realizada.

Entenda também: Reclamação de outra empresa: como solicitar moderação?

Escrevi errado ou mandei um conteúdo errado. Posso editar?

Em situações como essas, não há a possibilidade do Reclame AQUI editar o conteúdo, pois eles não estão infringindo os termos de uso do site.

Recomendamos, sendo assim, que as empresas publiquem uma errata logo em seguida com o conteúdo corrigido.

Prazos para esta categoria de moderação

Assim que a empresa identifica o conteúdo impróprio que precisa ser editado e encaminha o pedido de moderação, o Reclame AQUI tem até 2 dias para fazer a análise e a edição do conteúdo.

Por fim, para solicitar a moderação por “Conteúdo impróprio”, basta entrar na conta da sua empresa via Área da Empresa no Reclame AQUI com login e senha. 

Em seguida, clique em “Todas” no menu “Tickets”, selecione a reclamação e clique no botão de exclamação “!” para solicitar a moderação de conteúdo. 

Gostou do post? Então compartilhe e divulgue para mais empresas ficarem por dentro do funcionamento desta categoria de moderação. 🙂

Deixe uma resposta