logo-blog-ra

Modelo de atribuição e jornada de compra do cliente

Modelo de atribuição e jornada de compra do cliente

Será que sua empresa está preparada para mensurar os resultados em todos os canais digitais da marca? A jornada de compra do novo consumidor é muito mais complexa e com mais pontos de contato do que você imagina. 

Olhar apenas para o último clique da jornada de conversão não é justo com todo o seu plano de mídia, e pode não ser o jeito mais decisivo para direcionar seu orçamento. O principal objetivo é atribuir valores para cada canal que influenciou a tomada de decisão do cliente. 

Conversão, fidelização do cliente e objetivo de negócio

O sucesso de uma marca não está em apenas adicionar pontos de contato. Existem muitos desafios em cada negócio, e uma vez em que seu modelo de atribuição é bem ajustado, será mais fácil identificar seus clientes e cada jornada de conversão. 

Lembrando que uma conversão não é apenas a finalização de uma compra, e sim qualquer ação realizada pelo usuário dentro dos canais da sua empresa que correspondem a algum objetivo de negócio, como por exemplo, um cadastro em uma newsletter, um clique em um vídeo, um compartilhamento nas redes sociais, um contato através dos canais de atendimento, etc. 

Leia também: Reclame AQUI fala sobre a morte do funil de vendas no Expo Fórum Digitalks 2019

O mesmo modelo de atribuição não funciona em todos os negócios

Na maior parte das vezes, as empresas usam modelos de atribuição livres, como o last-click, ou seja, que é levado em consideração o último canal que o cliente interagiu antes de finalizar a compra, em vez de analisar minuciosamente os pontos de contato com seus clientes ao longo de suas jornadas de compras e os seus processos de decisão. 

Mas não pense que um mesmo modelo funcione para todos os negócios, é preciso levar em consideração o tempo em que o consumidor é seu cliente (CLV – Customer Lifetime Value, que vai variar de empresa para empresa devido a natureza de cada negócio, pois muitas coisas impactam no ciclo de vida do cliente).

Trust Building Moments (TBM)

É possível conquistar ou destruir a confiança do cliente em absolutamente qualquer momento da relação de compra. E o Trust Building Moments (TBM) é a forma como o Reclame AQUI chama estes momentos de confiança. Desde a propaganda, passando pelo atendimento, até a assistência técnica, existe uma forma de você consolidar uma boa reputação.

Reconheça os momentos que podem impactar na reputação da sua marca!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading